domingo, 10 de junho de 2018

Alegremente!...


Está tudo maluco?

«Já ninguém se está rir com a novela do Sporting. Nem os seus adversários. Há só uma profunda tristeza e uma lição para todos: quando damos a um homem o poder absoluto para salvar uma instituição o mais provável é que, a dada altura, ele a comece a destruir. Os últimos quatro meses do Sporting são de uma enorme pedagogia democrática, até para quem não gosta de futebol. Mostram como, através da subversão cirúrgica das leis, é possível bloquear todos os mecanismos de controlo, criando uma espécie de legalidade paralela onde só o poder instituído subsiste. O formalismo, mesmo o que parece irrelevante, é condição indispensável à democracia. Porque é a partir da pequena informalidade que se instala a absoluta arbitrariedade. Mostram como um determinado tipo de liderança precisa, em nome de um projecto de poder pessoal, de destruir qualquer ideia de comunidade, substituindo o sentimento de pertença que unia as partes por o que artificialmente as fractura. E assim justificando a concentração de poder contra os inimigos internos e externos que são, na retórica do ódio, os mesmos. E, por fim, mostram como um megalómano se substitui, primeiro na sua cabeça e depois na dos outros, à estrutura que dirige, passando a ser o seu fim último.»

Ainda não estará tudo maluco, mas podemos estar a caminhar para lá...

Alegremente!...

Leoninamente, 
Até à próxima

7 comentários:

  1. Fechem os olhos e imaginem, este sujeito que tanto opina no ocupar o lugar de presidente do nosso SCP?,

    Seria o palhaço feliz?
    Ou um palhaço triste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim parece me mais um bombeiro a acudir JMSoares..

      SL

      Eliminar
    2. O Daniel Oliveira também já é sportingado?

      Eliminar
    3. José, claro que é um sportingado. Ou um sportinguense?
      Ou será, apenas, um indivíduo que pensa pela sua cabeça?
      Ou será, também, pelo e só pelo Sporting?

      Eliminar
  2. De paleio anda o mundo cheio.
    Que encoste a barriga ao balcão.

    ResponderEliminar
  3. "Mostram como, através da subversão cirúrgica das leis, é possível bloquear todos os mecanismos de controlo, criando uma espécie de legalidade paralela onde só o poder instituído subsiste. O formalismo, mesmo o que parece irrelevante, é condição indispensável à democracia." será isto "aplicável" aos atropelos da vontade da "maioria" dos sócios que J.M.S. tem vindo a demonstrar, em desfavor da minoria de que "alegadamente" ele diz ter assinaturas?? porque a ánsia de fazer cair a Direccao e náo seguir os formalismos eststutários de que ele "seria" o garante??

    náo...é mais fácil seguir a "onda" da cs ao service dos inimigos e "fazer-lhes" a vontade de derrubar quem lhes tem vindo a fazer frente...

    NÁO FACAM ONDAS... DEIXEM O IMPÉRIO VERMELHO CONTINUAR A AVANCAR , NA PAZ DO "SENHOR ORELHAS"...

    (náo acredito que a "casta pura" Leonina seja táo burra que náo veja isto...
    só aceito que entrem nesta "danca" para defesa de interesses próprios, e esses náo quero no "meu"/nosso Clube...

    ResponderEliminar
  4. Olho para o meu cão, que é um cão-guia, e depois lembro-me do que este artista disse sobre os direitos dos animais, que no caso dele, não teriam praticamente direitos! Só por esta sua opinião, percebo a sua falta de sensibilidade! É defensor de um mundo apenas antropocêntrico. Para mim a opinião dele vale zero! Como também valia zero, quando antes adulava o "ditador"! É um contorcionista da escrita! E o mais grave é que ainda é pago para isso! Mas qual autocrata ou ditador?! O medo desta pavonada é que sabem que se o coreano vai a eleições, ganha novamente. Este escriba é mais do que ridículo! Um indivíduo que era apologista das mais desprezíveis e sanguinárias ditaduras de esquerda está agora a imolar-se por um ditador que dirige só e apenas um clube desportivo! Quando já foi prosélito de regimes como o da Albânia de Enver Hoxha! Que desfaçatez! Então um escriba que só via virtudes nos regimes totalitários de esquerda, agora, corta as vestes, por BdC que já foi várias vezes legitimado nas urnas, e ainda há bem pouco!! Outra coisa que confirma que a sua opinião vale zero, é que ele costuma estar sempre do lado errado da história! É só azar, ou é burrice? Em portugal, os escribas que têm acesso aos escaparates, quase sempre, só o têm, por serem familiares deste ou daquele ilustre... E depois na prática só escrevem trampa.

    ResponderEliminar