segunda-feira, 10 de março de 2014

João Mário, o diamante só pode regressar!...



No meio do descalabro arbitral de ontem no Bonfim e da raiva e indignação que por muito tempo me hão-de acompanhar, apenas um motivo de grande satisfação me foi permitido viver nos 90 minutos de jogo: o Sporting não terá necessidade de ir ao mercado no final da época, para colmatar a dramática ausência na nossa linha média, de um médio centro a sério, no talento, na classe, na entrega, na capacidade de estabelecer a diferença que deve existir entre o Sporting, na sua grandeza e história, e os outros.

Não sei nem quero saber, do futuro de alguns atletas que, oriundos da nossa formação ou adquiridos no mercado, reflectindo boas ou má oportunidades e por números muito ou pouco interessantes, terão andado ao longo de uma época inteira, a pisar os relvados da Academia, sem atingir os patamares de rendimento que exige a grandeza do Sporting. A todos Leonardo Jardim concedeu oportunidades. Com alguns a sua paciência chegou a exasperar os adeptos como eu, cujo grau de exigência jamais estará ao nível de uma qualquer causa de solidariedade social. O que sei é que um grande médio centro, custará no mercado internacional, uma pipa de massa, que o Sporting não tem. Mas tem João Mário, um diamante quase lapidado!...

João Mário Eduardo sempre se distinguiu nos diversos escalões que, sucessivamente foi ultrapassando, até chegar e capitanear a equipa B, onde logo no primeiro ano, terá realizado a sua melhor temporada no Sporting, sem esquecer o seu bom desempenho no mundial de sub-20. E veio, com toda a naturalidade, no Verão passado, a renovação do seu contrato até 2018.

Depois, absurdamente, as semanas foram passando e João Mário parece ter sido positivamente estrangulado. Entristeceu, e... desapareceu. Como muitos outros. Infelizmente. A nossa equipa B, não pode prosseguir este rumo. Não sei, nem quero saber de quem é a culpa. Minha, com certeza absoluta que não será. Será de alguém, mas é caminho que não percorrerei. Tenho a minha opinião, mas o meu Sporting é muito maior e importante. Confio na capacidade de quem dirige, para ultrapassar a situação, no final da época.

Até que por obra de deuses, porque para mim o responsável pela recente saída de João Mário para Setúbal será um deus do saber e da competência, um visionário, a um dos nossos mais promissores diamantes da Academia, foi dada a carta de alforria.

A adaptação foi automática e fulgurante. Pouco depois de ser contratado, já era titular. Revolucionou de imediato a qualidade no sector intermédio dos sadinos. e após dois meses de alto nível, foi considerado, apenas, o melhor futebolista jovem dos meses Janeiro/Fevereiro a actuar em Portugal.

João Mário amadureceu e voltou a sorrir. É o marcador de quase todas as bolas paradas com a qualidade que sempre evidenciou, mostra intensidade de jogo, algo que era acusado de não ter e sabe ler o jogo como poucos, abdicando dos passes longos que muito provavelmente lhe eram impostos, e caminha agora em progressão e com a bola no pé, fazendo uso da sua espectacular visão de jogo, que todos nós conhecíamos, tendo ganho critério e uma qualidade de passe que desbarata o posicionamento adversário.

Contra o Sporting no Bonfim, soube ser profissional e demonstrou uma vontade do tamanho do mundo, em mostrar o quanto estavam errados aqueles que o haviam estrangulado. Foi o melhor de todos os sadinos e provavelmente o maior responsável pelo jogo menos conseguido na presente época, de William Carvalho, que só em falta o conseguiu suster.

Não tenho dúvidas do regresso de João Mário a Alvalade no final da época. Pelo que lhe vimos fazer no domingo no Bonfim, já alcançou um patamar muito superior, a muitos que neste momento fazem parte do plantel do Sporting, seja qual for a vertente em análise.

Eu quero vê-lo em Alvalade na próxima época!...

Leoninamente,
Até á próxima

4 comentários:

  1. Com William Carvalho, Carlos Mane, Joao Mario e Bernardo Silva temos para a Seleccao o futuro assegurado no que ao meio campo diz respeito e tem tambem o Sporting a garantia de grandes encaixes financeiros no futuro.

    ResponderEliminar
  2. Também acho que o seu lugar será já na próxima época em Alvalade...

    De qualquer modo em Setubal é que não...o presidente que vá buscar um ao porto...!!

    Grande jogador...!

    Já estou descansado...se quiserem dar 45 milhões pelo William...!!

    SL

    ResponderEliminar

  3. Amigo Álamo, desculpe-me lá... mais esta entrada num post que nada tem a ver com o assunto...
    Mas não pude deixar de ficar indignado ao ler isto no "roscof online"...:

    "Tornado" do Bonfim não altera critérios
    CA FIEL AO PRINCÍPIO DA EQUIDADE
    Terça-Feira, 11 março de 2014 | 06:19
    Autor: ANTÓNIO MAGALHÃES

    “Foi um tornado” reconhece, em jeito de desabafo, um elemento da estrutura da arbitragem a propósito da atuação de Vasco Santos no V. Setúbal-Sporting. Há a plena consciência da gravidade dos erros e das consequências nefastas que as decisões incorretas tomadas no jogo do Bonfim pela equipa chefiada pelo juiz do Porto, têm na imagem da arbitragem, mas existe também certeza de que as opções assumidas foram feitas de acordo com os critérios que sempre têm orientado o Conselho de Arbitragem da FPF e que respeitam um princípio inalienável, o qual se resume numa palavra: equidade...

    **********
    Eles têm consciência da pouca vergonha que estão a fazer...mas estão preocupados é com as...
    "... consequências nefastas que as decisões incorretas tomadas no jogo do Bonfim pela equipa chefiada pelo juiz do Porto, têm na imagem da arbitragem ..."

    Não interessa absolutamente nada o "roubo" de que o Sporting está ser vítima..."está tudo bem"...
    Tão bem e tão bem feito...que até têm a certeza de que... "... as opções assumidas foram feitas de acordo com os critérios que sempre têm orientado o Conselho de Arbitragem da FPF..."

    Nem vale a pena lembrar quais são esses critérios, porque nós os sportinguistas bem sabemos quais eles são...!!

    E nem é preciso dizer mais nada...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma espécie de "dano colateral", inesperado mas colateral.
      Torna-se, assim, claro, que se por um qualquer acaso o atingido fosse um dos gémeos mandantes no "sistema", a coisa piaria fino.
      Deste modo...olhai, levamos com o Benquerença, este, ao menos, não quer é que o chateiem. E saber como se "cozinham" resultados, sabe ele, é um verdadeiro artista, perdão, chef.

      Eliminar