domingo, 16 de março de 2014

Uma desafiante questão jurídica !!!...




O Sporting resolveu ir com tudo para cima da arbitragem. Pretende avançar para os tribunais “contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, sete pontos no campeonato nacional”.

E explicam: “Serão intentadas, nos termos da Lei, todas as acções admissíveis exigindo as compensações devidas a todos os organismos com responsabilidades nas situações verificadas, seja por intervenção directa em matéria de arbitragem, seja por omissões de tutela, não se excluindo quem quer que seja, incluindo os próprios árbitros, o Conselho de Arbitragem e a Federação Portuguesa de Futebol.” Ora aqui está uma desafiante questão jurídica: a responsabilidade civil dos árbitros enquanto agentes individualmente vinculados ao cumprimento de normas técnicas (“leges artis”), legais e regulamentares no exercício das suas funções. Para ser discutida sem precipitações quanto à “restrição de juízo” das “questões estritamente desportivas” deliberadas pelos órgãos federativos.

A causa última de toda a indignação foi o último penálti assinalado contra o Sporting no jogo com o Vitória de Setúbal. Uma indignação dirigida contra o árbitro Vasco Santos, mas que esquece a aparente simulação do jogador. Um tipo de acções que são punidas sem complacência nos campeonatos europeus, justamente para sancionar as situações em que os árbitros são vítimas da fraude competitiva dos atletas. Claro que, por força de quem nos rege na justiça federativa, até nos esquecemos que esses ilícitos existem e como existem. Mas existe mesmo essa infracção: “O jogador que provoque uma decisão errada da equipa de arbitragem por ter simulado de forma evidente falta inexistente que conduza à marcação de pontapé da marca de grande penalidade a favor da sua equipa e de modo a causar benefício para esta na atribuição final dos pontos em disputa, é punido com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um jogo e o máximo de três jogos (…).” E virá a existir processo disciplinar e contraditório por parte do atleta? E, finalmente, aferição de um critério da justiça desportiva actual para determinar a simulação “evidente”?

PS – O presidente do clube foi condenado a prisão efectiva de três anos e meio por fraude fiscal. Decidiu não recorrer e assumiu o maior erro da sua vida. Acto contínuo, demitiu-se da presidência do clube, uma vez que o quer preservar de todos os danos. Calma: o tribunal é alemão, o clube é na Alemanha e o presidente é, obviamente, germânico.


Afinal, enquanto vão secando as "lágrimas dos kalimeros", começamos a assistir ao desvanecimento do sorriso tão sarcástico quanto idiota, de quantos por aí fora não se coíbem de chorar para que a teta os sustente.

Afinal, estaremos perante "uma desafiante questão jurídica" e, portanto, com pernas para andar. Quem o diz, não é um emplastro qualquer, daqueles que chafurdam no podre pântano do futebol português e muito menos os habituais energúmenos vestidos com as camisolas de sempre. É nada mais nada menos que
Ricardo Costa, antigo presidente do Conselho de Disciplina da LPFP, eminente doutor em direito, professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

E talvez depois deste prestigiado jurista, dizer de sua justiça, POR FORÇA DA LEI, que as "lágrimas de kalimero" poderão dar entrada nos tribunais e provocar as ondas de choque subjacentes à intenção leonina, até poderá acontecer que o mergulho para a piscina do jogador do Vitória de Setúbal não fique sem castigo e o presidente do clube sadino seja obrigado a meter a viola no saco. Assim o entendam os ilustres juristas que constituem a CII, liderados por Cláudia Santos e, em todo o tempo que os regulamentos permitam, cumprirem o que lhes está determinado POR FORÇA DA LEI !... 

Engraçado, como nem no jornal onde Ricardo Costa deixa a sua opinião, "nem uma agulha bulia na quieta melancolia dos pinheiros do caminho"!...

Jornalismo de merda, como Manha a chafurdar !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

 

5 comentários:

  1. Mas se não estou em erro...este Ricardo Costa também "apadrinhava" o "sistema"...

    Eu acredito que nda mais será como dantes...as pessoas podem ter as suas simpatias...
    Mas um, grande maioria do povo português...não suporta corrupções...!!
    Por isso acredito...que o fim "desse" monstro que tem alimentado tanta corrupção...está já a dar os últimos suspiros...!!

    Vamos aguardar com alguma calma...o nosso tempo acabará por chegar...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, com os seus defeitos e virtudes, foi o único homem em Portugal, que teve a coragem de condenar o D. Bufas Pinto da Costa!, na sequência do Apito Dourado, que na justiça desportiva ficou conhecido por Apito Final.

      SL

      Eliminar
  2. Oi...tinha-me "passado" essa...

    "Só por essa coragem"...clap, clap, clap...

    E vamo-nos preparar para ganharmos os 3 pontos...
    Contra tudo e contra todos...!!

    Abraço e

    SL

    ResponderEliminar
  3. Hoje os arautos da desgraça já não falam. Sporting vence com golo irregular. É à Montero...

    Mas não há problema ;)

    Abraço desportivo.

    ResponderEliminar
  4. Há sim Carlos Pereira...
    Nós também vimos que o André Martins está ligeiramente adiantado...foi um erro que beneficiou o Sporting...

    Mas um erro que não apaga por exemplo a pouca vergonha da jornada anterior em Setubal...

    Nós também temos olhos na cara e não necessitamos que nos mostrem...

    Mas já agora...passou-me despercebido ou não li nada referente por exemplo àquele golo mal anulado ao Belenenses...?

    ResponderEliminar