quarta-feira, 26 de março de 2014

O êxito de Jardim e a confiança a nascer na nação leonina !...

Confiança...


O êxito de Jardim

"... Nunca temos apenas o homem, temos sempre o homem e a sua circunstância, como um dia escreveu o filósofo espanhol Ortega y Gasset, numa frase que o tempo preservou. O êxito de Leonardo Jardim no Sporting – porque é disso que se trata – é fruto das suas excepcionais qualidades e das circunstâncias envolventes que se alteraram de forma radical. O Sporting, por opção ou empurrado pelas circunstâncias, fez uma aposta consistente na sua formação, reduziu custos, despediu jogadores, criou um núcleo duro e foi com essa base que atacou a nova época.

O treinador fez, inevitavelmente, parte deste processo, mesmo que não o tenha liderado. Escolheu os jogadores em quem acreditava, terá feito uma ou outra cedência, como no caso do espanhol Jeffren, e criou a dinâmica de grupo que pode levar o Sporting a entrar diretamente na Liga dos Campeões. Sem nunca levantar o tom de voz, Jardim é o comandante que o Sporting precisava e, sem dúvida, um dos melhores, senão mesmo o melhor treinador da sua geração."
(Nuno Santos, Ângulo Inverso, in Record)


Mais uma acha para a fogueira, cujas labaredas já vão sendo avistadas ao longe. E isso é bom e agradável para qualquer sportinguista que se preze. Mas para além dessa providencial massagem no nosso ego, outra coisa já quase esquecida, depois do doloroso "inverno do nosso descontentamento", estará a nascer neste admirável mundo novo sportinguista: a confiança!

Porque confiança não será apenas aquela réstia de certeza que nos vai começando a preencher esta "alma leonina", tão afectada por um passado recente que todos queremos esquecer. Será talvez, e perdoem-me se vejo mais impacto naquilo que vou dizer a seguir, a desconfiança que vejo começar a lavrar naqueles que se vêem obrigados a olhar para cima, para nos fixarem.

Dizia-me há pouco um "leão da Maia", num comentário que por aqui deixou, que o Estoril já estará a sentir na pele os efeitos da acção dos "corruptos"! Eu sorri ao ler esse comentário. Porque nunca vi um vencedor, e como me recordo do nosso grande Carlos Lopes, olhar para trás. Para trás apenas olham os derrotados. A vitória e o êxito, apenas premeiam aqueles que olham com determinação e... CONFIANÇA, para o horizonte que têm pela frente!...

Leoninamente,
Até á próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário