domingo, 22 de novembro de 2020

Tantos milhões e tão parca produção!...


«O Sporting contabiliza, esta época, um total de nove jogadores emprestados a outros clubes. Todos eles foram nomes riscados por Rúben Amorim e, por essa razão, acabaram arredados do plantel da equipa principal. Assim sendo, a direcção leonina liderada por Frederico Varandas olha para estas cedências como uma verdadeira montra de valorização.

A intenção, em todos os casos, será que os jogadores somem minutos nos respectivos clubes e desta forma aguçar o apetite de outros emblemas que estejam financeiramente mais disponíveis para uma contratação a título definitivo. 

No entanto, há ainda outros casos em que os clubes que receberam os jogadores cedidos pelos leões asseguraram uma cláusula de compra de baixo valor.

Vamos analisar caso a caso. 

Rodrigo Battaglia

Chegou a ser peça incontestável no Sporting, aquando a passagem de Jorge Jesus por Alvalade, mas as lesões acabaram por lhe retirar espaço e ritmo para voltar a impor-se no onze titular. Foi emprestado ao Alavés e chegou a afirmar que precisava de sair para jogar mais, sublinhando também que não foi difícil aceitar o desafio de jogar na La Liga.

Ora, até ao momento, a aventura de Battaglia em Espanha parece estar a correr bem. O médio argentino soma nove jogos em outros tantos possíveis e apenas numa ocasião não completou os 90 minutos. O Alavés, refira-se, tem uma cláusula de compra avaliada em cinco milhões de euros.
Valor de mercado: 4,5 milhões de euros

Valentin Rosier 

O lateral francês havia chegado a Alvalade no Verão de 2019, mas nunca chegou a convencer adeptos e... treinadores. Rosier mudou-se, então, para a Turquia e tem alinhado pelo Besiktas. Chegou lesionado, demorou a adaptar-se, mas nos últimos três jogos já foi titular e até contribuiu com uma assistência. 

O contrato de empréstimo não contempla uma opção de compra, mas os turcos já pensam na contratação definitiva de Rosier e ponderam avançar com uma proposta formal de cinco milhões de euros.
Valor de mercado: 4 milhões de euros

Idrissa Doumbia

Doumbia também não convenceu Rúben Amorim e, tal como Battaglia, mudou-se para Espanha. No Huesca soma apenas um minuto de jogo, algo que se explica por ter estado lesionado numa fase inicial da época. O Huesca assegurou uma opção de compra de 10 milhões de euros, mas dificilmente irá accioná-la se as coisas não começarem a correr melhor. 
Valor de mercado: 4 milhões de euros

Abdoulay Diaby

Ao contrário do que aconteceu na última temporada, na qual brilhou no Besiktas a título de empréstimo, a nova cedência de Diaby não está a correr bem. Com a camisola do Getafe soma apenas 17 minutos contabilizados num só jogo. O emblema espanhol tem opção de compra de cinco milhões de euros.
Valor de mercado: 4 milhões de euros

Jospic Misic 

Misic também não conseguiu um lugar no plantel do Sporting e regressou a Croácia pela porta do Dínamo Zagreb. Até ao momento, o médio de 26 anos está sem qualquer jogo nas pernas por conta de uma lesão na virilha.
Valor de mercado: 3 milhões de euros

Eduardo Henrique

Eduardo perdeu espaço no Sporting após a saída de Silas e foi colocado no mercado. Rumou ao Crotone de Itália, mas ainda não se afirmou no onze. Soma dois jogos na Serie A na condição de suplente utilizado e uma titularidade na Taça de Itália. O Crotone tem opção de compra avaliada em quatro milhões de euros.
Valor de mercado: 2,4 milhões de euros

Matheus Oliveira 

O médio brasileiro não conta, há muito tempo, para o plantel principal do Sporting e no Verão regressou ao Brasil para vestir a camisola do Coritiba. Soma três jogos disputados, sendo que nos dois últimos já alinhou de início.
Valor de mercado: 1 milhão de euros

Pedro Mendes

O jovem ponta de lança formado em Alcochete não convenceu Rúben Amorim e também rumou ao futebol espanhol, mas para jogar no segundo escalão. Assinou pelo Almería, equipa orientada pelo português José Gomes, e tem entrado em alguns jogos, sendo que ainda não marcou qualquer golo ao fim de 177 minutos.
Valor de mercado: 500 mil euros

Carlos Jatobá 

Jatobá está nos quadros do Sporting, mas nunca chegou a vestir a camisola leonina. Depois de ter estado emprestado a Atlético Goianense e Brasil de Pelotas, seguiu-se a vez do Clube Regatas do Brasil. Tem jogado com regularidade na equipa da Serie B e acumula um total de 30 jogos em 2020.
Valor de mercado: 100 mil euros»

Considerei bastante interessante esta actualização feita pelo jornalista Francisco Amaral Santos, do site DesportoAoMinuto. Será uma das poucas vias à disposição dos adeptos sportinguistas, que lhes poderá permitir avaliar da assertividade e da justiça do empréstimo deste nove elementos que, em conjunto, representariam um apreciável custo para o Sporting, sem que dele resultasse o desejável rendimento desportivo. Teria sido excelente que tivessem sido acompanhados pelo grupo que por cá ainda ficou e que se espera possa seguir destino idêntico já em Janeiro próximo...

O Sporting não se pode dar a estes 'luxos', que ultrapassam, só neste caso, os 23 milhões de euros!... 

Tantos milhões e tão parca produção!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário