quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Querer acreditar no milagre de Alvalade!...


O milagre de Ruben Amorim

«Arrisquei na semana passada quando aqui dei por título à minha prosa: "Uma corrida a quatro". Não sabia o que aconteceria na Luz e em Guimarães, mas senti que as sucessivas derrapagens de FC Porto e Benfica podiam convidar à ascensão de Braga e, especialmente, do Sporting por ser neste momento o mais sólido nos seus processos e dinâmicas, funcionando como o mais perfeito harmónio da Liga.

A 24 de Julho, nesta coluna, disse aquando da vinda de Jorge Jesus para o rival que ele "será o treinador, a estrutura, o director de comunicação do Benfica. O escudo de Vieira". No Sporting, Ruben Amorim assumiu o mesmo papel. Tem o domínio completo da produção como os grandes realizadores, com controlo criativo total sobre a direcção e a montagem do filme, o chamado "final cut". E assim lidera o campo, estrutura e contratações e tornou-se o director de comunicação dos leões, sendo a voz que faltava ao clube em dois anos de Varandas, com mensagens sensatas e eficazes.

Quando chegou a Alvalade, ninguém questionava o talento evidenciado no Minho, porém, o preço (ainda não) pago pela SAD assustava qualquer pessoa racional, sobretudo depois dos fracassos de Keizer e Silas. A perda do terceiro lugar e a falha no objectivo Liga Europa às mãos do Lask Linz fizeram soar os alarmes. Contudo, vê-se agora uma equipa feliz que tem na união a sua fortaleza, com o perfume de inúmeros diamantes lapidados em Alcochete de que Nuno Mendes é o chefe-de-fila e que promete alegrias e vendas milionárias.

Não diria euforia, mas que se vive um momento muito bom no Sporting é indesmentível. E a Ruben o que é de Ruben, a ele se deve esta fase optimista, de boa energia e até de condescendência com um conselho directivo que vinha a perder apoios da maioria dos que votaram nele. Mas o treinador sabe que a sua profissão é vertiginosa, tendo picos de júbilo bem como depressivas derrocadas.

Ruben Amorim está a escrever a sua história que para já tem silhueta de lenda e recordo o que lhe dediquei, com o título "O novo feiticeiro", aqui no dia 3 de Julho. "Manter a energia das vitórias, o discurso lúcido, cativante e empático, opções coerentes e criteriosas e deixo um conselho: cuidado com as expectativas. Ser ambicioso, sem soberba. Ser confiante, sem bazófia. Ter presente a história de que quando os generais romanos regressavam com triunfos a Roma, tinham um escravo que lhes segredava ao ouvido "lembra-te que és mortal" enquanto a multidão os aclamava".

A minha vida é dar conselhos, espero que os acolha pois são de boa fé. No entanto, sinto que o técnico ajustou expectativas sem se deslumbrar com a adrenalina do momento. O milagre de Ruben Amorim é sustentado no bom e competente trabalho, na convicção das suas ideias, no acreditar no que está a fazer, sendo honesto e verdadeiro, o que só lhe robustece a força interior. E assim tem pernas para andar e corporizar os anseios e esperanças de uma nação verde e branca que há tanto tempo merece a glória.»

Apenas discordarei de duas únicas palavras nesta extensa mas assertiva crónica de hoje de Rui Calafate: "ainda não"! Com elas terá pretendido, desnecessariamente a meu ver, "(re)lembrar" o facto de a Sporting SAD, até este momento, ainda não ter efectuado o pagamento da cláusula de rescisão de Rúben Amorim, mais os respectivos encargos decorrentes do diferimento acordado com o Sporting Clube de Braga! Ora todos os sportinguistas estarão prenhes de saber que, rigorosa e impreterivelmente, na hora em que a primeira tranche vier a ser paga, desse facto serão de imediato informados, bem como da firme intenção da SAD sportinguista de cumprir, de novo rigorosa e impreterivelmente, em termos de prazos e valores, o acordo estabelecido com a colectividade bracarense. Mal andará qualquer sportinguista - e Rui Calafate nunca poderá nem deverá ser exepção! - que alguma vez ponha em causa a "pessoa de bem que é a Sporting SAD"!... 

Com a excepção que, contrafeito e com algum pesar, acima apontei, subscrevo inteiramente o texto rico e preciso escrito por Rui Calafate...

Acredito muito que Rúben Amorim tenha sido 'o primeiro de todos os milagres que Varandas e Viana' possam ter realizado e, eventualmente, ainda possam vir a multiplicar! E decididamente, ainda que à revelia do agnosticismo de que nunca serei capaz de abdicar, começo a... 

Querer acreditar no milagre de Alvalade!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Caro Álamo:
    Acho muita graça a que Rui Calafate, que tanto e durante tanto tempo deitou abaixo a direcção actual ( ressabiamento de não ter sido escolhido para a comunicação do Clube?) agora venha com falinhas mansas, embora com a bicadinha do “ainda não pago”. Gostava de o ver lá, só para ver o que faria. Ele deveria saber que, do pior que se pode fzer, quando se entra numa estrutura, é revelar tudo o wue por pagar ou mal feito, se encontrou. Porque, no final, ao revelar tudo, só se descrebilitaria o Clube. Mas adiante.
    Só uma palavra final: se quiser armar-se em erudito, cite correctamente: os escravos nos “triunfos”, que assim se chamavam, dos conquistadores romanos, não diziam “ memento mori”, mas sim “sic transit gloria mundi” ( “transitória é toda a glória”).
    Abraço grande, Amigo Álamo. União, é só o que é preciso, Na sua ausência, que se calem os presumidos.
    José Lopes

    ResponderEliminar
  2. Nao esquecer que estamos a falar do Sporting e infelizmente ha muita hiena escondida a aguardar um sinal de fraqueza para sair do covil e mandar de volta o clube para as trevas, por isso nao consigo ainda disfrutar do momento nem estar 100% tranquilo. Optimista sim, mas qb e sempre desconfiado e alerta. Sl

    ResponderEliminar