sábado, 7 de novembro de 2020

No charco do futebol português!...


Ruben Amorim e a lição de ser efémero

«Rúben Amorim está na moda. Tem uma boa proposta de jogo. Apresenta um esquema competitivo, bem estruturado e com golo. Porque é competente, porque traz uma nova mentalidade, porque traz uma nova esperança, porque ganha e porque está em primeiro. Não há dúvida que vai fazer uma carreira internacional como Carvalhal, Jesus, Mourinho, Villas Boas, Marco Silva,etc. Porque temos bons treinadores.

Rúben traz-nos, como todos os antecessores de sucesso, um discurso diferente, positivo, e acima de tudo traz vitórias e resultados. O mestre Vítor Oliveira dizia estes dias na tv que jogar bem é agradável mas no final de cada época só se olha para as classificações. Por isso, o jogo do Rúben é prático. Faz-nos lembrar a assertividade de Rui Vitória, Conceição ou Fernando Santos. Todos eles vão tendo os seus momentos áureos quando o contexto dos seus planteis e clubes lhes permitem e assim segue o futebol. Todos eles e outros tem o dom de despertar monstros adormecidos. Não há campeões antecipados mas há campeões esquecidos. Tudo é efémero, e nós também. Rúben é bom, está de parabéns, não somente pelo que tem feito mas também pela sobriedade de assumir que ainda nada foi ganho, numa atitude positivamente humilde. E o seu sucesso pode ser um momento marcante de reflexão à Associação de Treinadores no que respeita aos cursos e aos níveis dos treinadores.

Quando a ANAF pediu uma revisão e uma regulação restrita ao acesso à profissão de agente de jogadores e dirigentes desportivos todos fizeram vista grossa. Em relação aos treinadores tudo é um mar de dificuldades. Porque se algum dia um treinador sem "canudo" for campeão nacional, toda a estrutura de organização e critérios dos cursos de treinadores vão ser postas em causa e terão de ser revistas. Antecipem-se à jogada, evitem que os problemas nasçam, porque depois de surgirem vão ter de resolve-los com cara de pau, humilhados ou corados.»

Rúben Amorim, talvez uma valente pedrada... 

No charco do futebol português!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Boa noite:
    Amigo Álamo, se for necessáro Kompensan para alguma taberna conhecida, é só dizer.
    Abraço grande,
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarei sempre disponível para encaminhar para o meu Amigo, algum 'aziado' que apareça por aqui...
      Mas importante, importante é o abraço que lhe deixo.
      Fortes SL

      Eliminar