domingo, 9 de setembro de 2018

"Sou dos que gosta mais de fazer do que falar"!...



«Foram os "velhos" que deram a vitória a Varandas no Sporting? Não.

Os sócios com mais de 10 votos (11 a 21) representam apenas 12% do stoque eleitoral do clube e mesmo essa modesta representação eleitoral terá sido partilhada, com toda a certeza, com o dr. Ricciardi (que obteve uns surpreendentes 15%).

No pólo etário oposto temos aqueles que manifestaram maioritariamente o apoio a Benedito (muitos deles num processo de emigração do "brunismo"). Os sócios com menos de 5 votos (1 a 4) representam cerca de 30% do total. Benedito obteve 39187 votos (36,84% da votação) para 9735 votantes, uma média de 4 votos por eleitor.

Destes dados conclui-se obviamente que o agrupamento determinante no colégio eleitoral é constituído por sócios "intermédios" - os sócios com entre 5 e 10 votos detêm a larga maioria do stoque eleitoral, mais de 55%. Varandas obteve 42,32% dos votos.

Ora, o agrupamento "intermédio" foi invulgarmente mobilizado para as eleições de ontem - aquelas que tiveram o maior número de votantes em toda a já longa história do Sporting. E essa mobilização foi crítica para os resultados globais e, em particular, o de Varandas.

Estou a falar de sócios que, como eu, são menos organizados em tertúlias e outras formas de associação, menos sensíveis aos "sindicatos" de voto, mais independentes das correntes de opinião que atravessam o Sporting.

São os mais influenciáveis pela cobertura mediática, pela exposição pública dos candidatos e pela actividade principal do clube - o futebol.

Aceito e compreendo as críticas segundo as quais a campanha teve entrevistas a mais, debates de sobra, uma quase doentia imersão mediática. Pois foi. Mas, se não tivesse tido, não se teria assistido a tão espectacular mobilização desta imensa "maioria silenciosa".

Imaginam, por isso, no meio da ansiedade de quem apoia Varandas desde mesmo antes de ele ser candidato, a satisfação que tive quando fui votar a meio da manhã e pude testemunhar aquela participação extraordinária.»



Entre todas as explicações que ao longo do dia de hoje consegui encontrar para os resultados eleitorais que ontem acabaram por determinar que fosse Frederico Varandas o 43º Presidente do Sporting Clube de Portugal, destaco, a muita distância de todas as outras, esta que Luís Paixão Martins publicou na sua página do FB.

Terão sido decisivas, por um lado a extraordinária participação dos sportinguistas no acto eleitoral e por outro a força dos votos do "agrupamento intermédio" de sócios do Sporting Clube de Portugal, para que Frederico Varandas seja neste momento, após a tomada de posse surpreendentemente antecipada para pouco depois das 19:00 da tarde de hoje, o tão desejado novo presidente do Sporting.

Em vez do comodismo fácil de esperar pela tomada de posse programada para amanhã à mesma hora, decidiu, contra todos os cânones e recomendações protocolares, ganhar 24 horas, apenas e pela razão simples de que o Sporting não pode esperar! E esta inusitada antecipação conjugada com a parcimónia usada nas palavras que entendeu por bem dirigir aos sportinguistas, correm o risco de começar a constituir a imagem de marca de Varandas, bem expressa em apenas três das poucas frases que proclamou:

"Amanhã o dia vai começar cedo - de manhã no clube, à tarde na SAD e depois na Academia."

"Nasci e cresci Sporting, respiro Sporting, mas não sou o Sporting", e...

"Sou dos que gosta mais de fazer do que falar"!...

Leoninamente,
Até à próxima

12 comentários:

  1. Preocupa-me verdadeiramente que seja este indivíduo ficar responsável pela comunicação do Sporting.
    Só o facto de ter esta necessidade de justificar o menor número de sócios a votar em Varandas, é sintomático.
    João Benedito não era o meu candidato, mas o número de sócios que o escolheu para presidente foi superior ao de Varandas, Dias Ferreira, Tavares Pereira e Rui J.Rego juntos! Que os votos de sportinguistas mais recentes sejam considerados votos de segunda não é culpa de Benedito.
    Em relação à LPM espero que também trabalhe mais do que fale:
    https://pbs.twimg.com/media/DmPDRzeWwAE31OD.jpg
    SL

    ResponderEliminar
  2. Uma palavra para o "meu"candidato: Dr Dias Ferreira, fez uma campanha honesta, de sportinguista e tenho a certeza de que se revê no novo Presidente. Obrigado por tudo o que já deu ao Sporting - e que vai continuar a dar, não duvido!

    Quanto ao estilo do Dr Varandas, seria óptimo se fosse como se apresentou: poucas palavras e muitas acções! Ah, sem esquecer que terá de "tirar uns minutinhos" para ouvir os profissionalões da bola a falar dos seus doi-dois..

    ResponderEliminar
  3. Sendo eu uma daquelas pessoas que gostariam de saber falar e escrever bem as línguas em que tento me exprimir notei o "erro" do título e juro que não sei quem é o verdadeiro autor! Com facilidade admito que essa frase seja do Varandas que não é assim tão loquaz quanto eu gostaria que um Presidente do meu clube fosse! Já me custa mais admitir que o erro seja do Álamo...que, a ser caso, o pode corrigir sem que alguém disso se aperceba!
    Quanto aos resultados das eleições que conheci hoje de manhã pelas 11:00 CET confesso que me enganei pois não acertei no candidato com menos votos mas posso confirmar que o vencedor pertence à minha lista negra (com 3 elementos) de que me prometi fazer depender a minha continuidade como sócio!
    Sem necessidade urgente de resposta gostaria de saber se, a partir de hoje, nos livramos do JMS por um período suficientemente longo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parecendo conter qualquer erro, o título a que se refere foi publicado pelo jornal A Bola: https://www.abola.pt/nnh/Noticias/Ver/749082

      Obviamente que após a tomada de posse dos novos corpos sociais do Sporting Clube de Portugal ocorrida hoje um pouco antes das 20:00 em Portugal, JMS terminou funções e já apresentou as suas despedidas. O novo PMAG chama-se Rogério Alves...

      Eliminar
    2. Quando aprendi português a minha professora sempre me disse que a forma verbal devia concordar com o sujeito! Ora o sujeito (os) está no plural...
      Não costumo ler nem A Bola nem o Record nem o CM. Talvez por isso mesmo...

      Eliminar
    3. Olhando sem preconceitos ou má fé para a afirmação de Varandas, qualquer especialista em linguística compreenderá que terá pretendido dizer que "entre muitos, ele será UMA pessoa que GOSTA de fazer em vez de falar"!
      Com preconceitos e má fé, até a gramática ajuda!...

      Eliminar
  4. Varandas foi desde o início o meu preferido. Mas apenas isso, porque os presidentes do Sporting são como os melões...Espero que o futuro confirme que o meu "feeling" estava certo.

    ResponderEliminar
  5. Votei em Benedito (se não tivesse escolhido esse candidato...teria votado Dias Ferreira...)...

    Quem ganhou foi o Varandas...pois é este que eu desejo agora ver fazer um bom trabalho à frente do Sporting...
    Ao contrário de alguns vou continuar a pagar as minhas quotas e a renovar a minha gamebox...
    É que também "ao contrário de alguns"...eu sou sócio do Sporting Clube de Portugal e não de um qualquer Presidente...
    Os Presidentes passam...o Clube ficará...

    Por isso dr Varandas faça o melhor que puder e souber (e já agora...dê-se bem com todos os outros clubes...mas não deixe "que nos gozem...ou fiquem impunes"...)

    SL

    ResponderEliminar
  6. Abusando da paciência do Álamo gostaria de dizer ao MaximinoMartins que interpretei o seu texto como uma maneira de criticar a minha desistência de sócio do nosso Sporting Clube de Portugal. Se estiver enganado mil perdões...
    Espero conheça esta frase célebre que eu, infelizmente, não ousarei traduzir para Português. Talvez a compreenda mas, se tal não for o caso, estou certo que terá um amigo que o fará em minha vez!
    ‘every one has a story left untold, so never judge someone as if u know their entire life story because the truth is, you probably don’t’

    SL

    ResponderEliminar
  7. ‘every one has a story left untold, so never judge someone as if u know their entire life story because the truth is, you probably don’t’

    Esta era e continua a ser a frase que eu gostaria de transmitir ao MaximinoMartins. Até o Googletranslator a sabe traduzir mesmo sendo que essa tradução parece não se parecer com nada! Um tudo nada diferente da maneira tradicional de alguns se afirmarem! Uma frase que uma vez compreendida deixa marcas inapagáveis! Nem mesmo a mais implacável guilhotina se sentiria capaz de a varrer para a lixeira com uma vassoura de piaçá!

    Eu também votei Sampaio da Nóvoa mas nunca votaria no Marcelo!

    ResponderEliminar
  8. 'ogni uno ha una storia non lasciata indicibile, quindi mai giudicare qualcuno come se si conosce la loro storia di tutta la vita perché la verità è, probabilmente non'

    Tentando ajudar o Álamo encontrei a tradução para italiano dessa famosa frase que teima em ser escondida aos leitores do Leoninamente como se fosse mais uma indecência minha!
    No fundo mais não era que uma resposta ao MaximinoMartins que pensa que eu alguma vez confundiria o meu clube com uma qualquer pessoa! Confessso ter votado na lista G (de gato) mas, no mais profundo de mim mesmo, esperava que tivesse sido Benedito a ganhar as eleições tal como aconteceu na minha interpretação de democracia! Se nem assim compreende aconselho o Álamo a recorrer a um programa chamado Traduka que lhe permitirá ler traduções em muito mais línguas! Talvez mesmo em Mirandês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez da vassoura de "piacá", sempre hei-de preferir a mais harmoniosa e correcta piaçaba, para varrer para a lixeira dos mais baixos sentimentos com que alguma vez na minha vida me vi confrontado por alguém cujo conhecimento, felizmente, não passa de virtual. A sua saúde mental estará a requerer urgente tratamento. Porque não está nas minhas mãos providenciar nesse sentido, apenas me assiste o direito
      de lhe cortar a possibilidade de me continuar a insultar e aos meus leitores. Terminou a sua heróica odisseia em Leoninamente. Não volte mais. Passe bem Aboim Serodio e tente viver com decência os anos que lhe restarem...

      Eliminar