domingo, 9 de setembro de 2018

Bem haja Joana!...


bola na trave! Nunca mais....

«Ontem de manhã fui votar.
Cedo! Sou madrugadora por natureza.
Quando saí de Alvalade peguei no carro e passei por Campo de Ourique.
Encontrei uma conhecida.
Depois dos cumprimentos da praxe.
- Já fui votar...
- Ah! É verdade, és do Sporting. Não percebo como é que és do Sporting? Não ganham nada...devias trocar de clube...
Esta é a pergunta que mais me fazem na vida.
Porque é que sou do Sporting?
E, acrescentam sempre...
....não ganham nada.
- Como é que está o teu filho? Teve cinco a tudo??
- Achas? Claro que não...nem um cinco e teve negativa a Inglês...
- A sério? Então, tens um filho que não tem cinco a tudo...porque é que não trocas de filho??
E a conversa sobre o Sporting ficou por aqui...

Tenho 37 anos e 201 dias de vida.
Sou sócia há 37 anos e 201 dias.
O Sporting está presente na minha vida desde o meu primeiro dia.
Mentira!
Antes de nascer já ouvia falar no Sporting.

Ser do Sporting é tão natural como ser filha do João e da Mariana.
Ser mulher do Pedro.
Ser mãe da Alice e da Mariana.
O sentimento de pertença existe. E existe desde que me lembro. É vinculativo. É para sempre.
Se gosto de ganhar? Gosto, muito!
Mas....
....existe vida para além disso. Existe Sporting para além disso.
Se os adeptos de outros clubes não percebem isto...
....deve ser exatamente por isso, porque não são do Sporting. E ser do Sporting é ser diferente.
O Sporting é muito mais do que um clube.

Passámos um mau bocado.
Mas...
...enfrentámos!
Lutámos. E provámos que democracia é o melhor caminho.
Não está tudo bem. Mas...
....tenho esperança que vamos ficar bem.

Votei.
Estive uma hora à espera. Rodeada de sportinguistas!
É tão bom estar em família.
Novos. Menos novos. Bebés. Crianças.
Emoções à flor da pele. Por sentir o Sporting cheio de vitalidade e juventude.
Todos juntos. Unidos. A mostrar o que é ser Sporting.
Somos únicos. No mundo!

Uma palavra de agradecimento.
Comissão de gestão. Obrigada!
Jaime Marta Soares. Muito obrigada!
Sousa Cintra. Muito, muito obrigada!

Hoje não ganhou a pessoa em que votei!
Mas...
....a partir de agora. Frederico Varandas é o meu presidente.
É muito profissional. É Sportinguista. Tem vontade de fazer a diferença.
Tem o que é preciso. 
Desejo-lhe sorte. 
Porque o profissionalismo, o Sportinguismo e a vontade de fazer a diferença são fundamentais mas nem sempre são suficientes. 
Sorte! 
Bola na trave! Nunca mais...

O meu Sportinguismo não está indexado às vitórias.
Embora, goste muito de ganhar! 
Quem não gosta?? 
O meu Sportinguismo está indexado à verdade. Jogar limpo, sempre limpo é fundamental!
Honestidade acima de tudo. Para mim, isso é ser Sporting! 
Viva o Sporting!»

Bem haja Joana!...

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. Olá, agradeço a partilha....
    (Eu não sou essa Joana da foto...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mil perdões, Joana! O Google por vezes prega-nos estas partidas e quantas Marias e Maneis haverá no mundo para além do Google?!...
      Acredito que na primeira qualquer cai e que não terei caído na segunda, verdade?! Pena que apenas o "leãozão" esteja reconhecível. Mas mais importante será sempre a mensagem e essa, aqui só entre os dois, deixou-me um pequeno rasto de lágrima ao canto do olho. Bem haja por ser assim como é, Joana. E por escrever tão bem...
      SL

      Eliminar
    2. Amigo
      ...e já somos dois!
      Abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ah, a foto foi mudada... É que, quando eu li o teu primeiro comentário, pensei que tinha andado enganada este tempo todo, a achar que eras tu e o Vasco na foto. Mas se mudaram, ok, parece que não tenho andado enganada! ;-)

      Eliminar
  3. Obrigado Joana, lindas palavras
    Sportinguista, lagarto, leão é assim, Ésse!
    Allfacinha

    ResponderEliminar
  4. O Sporting está novamente tão fofinho... Agora, é ganhar ou ganhar e o resto são desculpas.

    ResponderEliminar
  5. Estar a comparar a importância de um filho com a de um clube é um pouco extremo demais....eu também sou sportinguista e não me ralo nada com o que me dizem sobre o Sporting não ganhar nada ou pouco porque o mais importante para mim é o que sinto pelo clube

    ResponderEliminar
  6. Tenho 70 anos, sócio desde os 12, filhos e netos já sócios.
    Parabéns, Foi dos textos mais lindos que até li sobre o nosso Enorme Clube, o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar