domingo, 29 de maio de 2022

Varandas não deixou nada por dizer!!!...


«Um dos primeiros actos públicos do novo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, foi um almoço de trabalho com Pinto da Costa no camarote presidencial do Estádio do Dragão, a 28 de Abril.

Frederico Varandas aproveitou o discurso perante os sócios em Carregal do Sal, esta tarde, para colocar os pontos nos ‘is’ relativamente a afirmações de João Paulo Correia, decorrentes do referido encontro com Pinto da Costa. O presidente do Sporting assumiu o desagrado por ouvir o governante considerar Pinto da Costa "uma referência do desporto nacional" e lembrou, nesse contexto, uma escuta concreta do processo Apito Dourado.

"Sobre o senhor Pinto da Costa, sou obrigado a discordar veementemente do senhor Secretário de Estado do Desporto, que recentemente tomou posse. O senhor Pinto da Costa não é nem nunca poderá ser uma referência do desporto nacional. E eu vou explicar porquê, convidando o senhor Secretário de Estado a ouvir apenas uma escuta, entre muitas que estão disponíveis para qualquer pessoa na internet, do processo Apito Dourado. Destaco esta de 24 de Janeiro de 2004 (horas antes de um FC Porto-Estrela da Amadora) onde, de viva voz, o presidente do FCP, senhor Pinto da Costa, por intermédio do empresário de jogadores António Araújo, oferece os serviços sexuais de três prostitutas à equipa de arbitragem liderada pelo árbitro Jacinto Paixão, a quem Pinto da Costa, nessa escuta, chama carinhosamente ‘JP’", começou por referir, prosseguindo com a resposta a João Paulo Correia.

"É verdade que estas escutas não foram autorizadas pela Justiça portuguesa para uso de prova e o senhor Pinto da Costa foi absolvido do processo. Mas, se é verdade que essas escutas não puderam ser usadas como prova, também é verdade que elas são reais e aconteceram mesmo. Aqui, senhor Secretário de Estado, não é preciso a Justiça dizer o quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor activo e alguém que deveria estar banido do dirigismo desportivo há décadas. Difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto não é condenada", prosseguiu Varandas, perante a plateia do almoço comemorativo do Núcleo do Sporting de Carregal do Sal.

O ataque ao líder portista foi também uma mensagem clara para a Tutela. "Ao senhor Pinto da Costa, por mais que lhe custe e por mais tentativas que faça para tentar apagar as suas acções, será sempre recordado como um corruptor ativo. E eu aqui estarei para lhe recordar até ao último dia da sua presidência que é um corruptor activo e uma vergonha para o desporto português, ao mesmo tempo que aguardarei com expectativa o desfecho do processo ‘cartão azul’. Um país que reconhece o senhor Pinto da Costa como uma referência é um país sem valores. E um país sem valores é um país sem futuro. Portugal não pode nem nunca poderá ser esse país", defendeu o presidente verde e branco.

Sem se deter, Frederico Varandas admitiu que não seria "justo referir apenas o senhor Secretário de Estado" e mencionou outros elogios e… as omissões relacionadas com Pinto da Costa.

"Nestas últimas semanas tive a oportunidade de ler inúmeros comunicados e textos de personalidades da nossa praça a felicitarem os 40 anos da presidência do senhor Pinto da Costa e a enumerarem as qualidade, as conquistas e os feitos. Fiquei surpreendido é que na lista dos feitos não vi nada sobre as vergonhosas escutas do Apito Dourado, sobre o facto de este ter fugido para a Galiza horas antes de a Polícia Judiciária ir buscá-lo a sua casa, de ter pagado a familiares seus milhões de euros da FC Porto SAD e dos inúmeros casos de coacção e intimidação a jornalistas como a recente agressão, vista por todo o mundo, a um jornalista da TVI por um elemento da comitiva do presidente. Se é para referir os feitos dos 40 de presidência, então, por favor que o façam com rigor e coragem", apelou, a finalizar.

Não foi apenas o Secretário de Estado de Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, a merecer um recado direto de Frederico Varandas. No discurso em Carregal do Sal, esta tarde, o presidente do Sporting fez um apelo também a José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, a propósito da trágica morte de um adepto ligado à claque Super Dragões, nos festejos do título do FC Porto. Varandas questionou em concreto os clubes que "permitem o financiamento ilegal" de um problema que alimenta o "crime organizado".

"Dirijo-me novamente ao senhor Secretário de Estado do Desporto mas também ao senhor Ministro da Administração Interna. No dia 8 de Maio o país assistiu a um bárbaro assassinato, em plena via pública e aos olhos de todas as pessoas que ali estavam. Ocorreu às portas do Estádio do Dragão aquando das celebrações do título. É seguramente dos episódios mais brutais de violência de que há memória em Portugal. O que aconteceu foi muito, mas muito mais grave do que o ataque de Alcochete, apesar de ter tido apenas um centésimo de cobertura mediática", argumentou Varandas, que reforçou o "episódio chocante" e citou o comunicado do FC Porto sobre o tema.
"A morte de um adepto, durante as celebrações da conquista do título nacional de futebol, não pode deixar de ser lamentada independentemente das circunstâncias que venham a ser apuradas. À família da vítima, o FC Porto endereça sentidos pêsames", leu Varandas, antes de questionar o conteúdo. "Só a mim é que este comunicado faz confusão. ‘A morte’? Não. Não foi apenas a ‘morte’. Foi um bárbaro assassinato. ‘Não pode deixar de ser lamentada’? Claro que sim mas o termo que devia estar bem vincado era condenada. Este é um comunicado pobre, cobarde e condicionado", acusa Frederico Varandas.

Acto contínuo, o presidente do Sporting sublinhou a mensagem para José Luís Carneiro. "Apelo ao senhor Ministro da Administração Interna para ser implacável na luta contra este crime organizado que se acha impune à justiça e à lei portuguesa. Muitos dizem que isto é um problema da sociedade e não do futebol. Não é verdade meus senhores. Claro que é da sociedade mas a origem deste problema está intimamente ligado ao futebol e aos clubes que permitem o seu financiamento ilegal, alimentando este crime organizado. Estes episódios são tão de chocantes como embaraçosos para o nosso país", lamentou.

E garantiu, em jeito de conclusão: "Podem contar com o Sporting nesta luta e em todas que venham a acontecer para que o desporto português seja mais limpo, transparente, saudável e digno."
Os ataques recentes de Pinto da Costa não passaram em claro no discurso de Frederico Varandas perante três centenas de sócios, esta tarde, em Carregal do Sal. O líder leonino foi contundente com o homólogo do FC Porto e recorreu à ironia para concluir que ouvir o rival dizer que tem saudades de outro Sporting só pode ser bom sinal.

"Não me lembro de ver o nosso rival FC Porto vencer um campeonato e o Sporting e o seu presidente serem o alvo da sua comunicação e o centro da sua atenção. Não só não é motivo de preocupação como é reconfortante, motivador e encorajador. É a confirmação de que estamos no rumo certo, de que o Sporting já não é visto como o ‘terceiro grande’. Como o terceiro e ‘simpático’ grande. E como é maravilhoso ouvir o senhor Pinto da Costa com saudades e a elogiar o Sporting do passado recente", começou por destacar, antes de endurecer o discurso.
"Há gente que por muito que ganhe continuará sempre a ser muito pequena e sobretudo muito pobre. Não existe maior pobreza do que a pobreza do carácter, da integridade e de valores. São e serão sempre gente muito pobre, ao contrário da grandíssima e honrosa instituição que representam", disse Frederico Varandas, que deixou uma série de garantias relativas ao FC Porto, tendo por base polémicas recentes, como o facto de o speaker do Estádio do Dragão se ter referido ao Sporting como ‘Sporting de Lisboa’, no jogo da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.

"Essa instituição jamais será chamada em Alvalade, pelo nosso speaker, por outro nome que não seja FC Porto. Jamais terá os seus jogadores agredidos por elementos da organização do Sporting. Jamais verá em Alvalade o seu presidente a ser-lhe roubado o telemóvel cobardemente. Terá sempre os seus órgãos sociais e colaboradores recebidos em segurança e de uma forma institucionalmente correcta e digna. Jamais verá em Alvalade jornalistas agredidos, ameaçados ou coagidos, por colocarem questões no exercício da sua profissão", enumerou. E concluiu: "Eles não sabem nem nunca saberão o que é de facto ser grande. E jamais o Sporting será pobre ou pequeno."
Frederico Varandas considera que, apesar de o Sporting não ter conseguido revalidar o título de campeão, está hoje mais preparado do que há um ano para enfrentar os desafios do futuro.

No discurso proferido esta tarde no almoço do 19.º aniversário do Núcleo de Carregal do Sal, o presidente dos leões começou por salientar que "a base do Sporting são os valores" e elogiou a forma como o clube saiu do mandato de Bruno de Carvalho.
"O caminho da vitória no Sporting é sempre difícil mas não procuramos atalhos assentes em condutas ilícitas. E mesmo quando no passado recente o Sporting ameaçou desviar-se desses valores, o próprio Sporting resolveu a situação sem precisar de ninguém ou da Justiça. Os nossos valores são a nossa força motriz. Mais valioso do que os 23 títulos no futebol, os 42 títulos europeus, os milhares títulos nas nossas modalidades são os nossos valores, a nossa integridade e o nosso carácter", começou por referir, antes de valorizar a consolidação do projecto.

"Como é motivador hoje os nossos sócios e adeptos já só ficarem realmente realizados com título de campeão", destacou, recordando que a equipa ficou no 2.º lugar, com "os mesmos 85 pontos" da época anterior, venceu duas taças e atingiu os oitavos-de-final da Champions. "Ninguém ficou 100% realizado mas também é real o sentimento de orgulho dos sportinguistas nos seus jogadores, no treinador e sobretudo no trajecto e crescimento do clube. Se é verdade que há um ano fomos campeões, temos hoje um clube mais bem preparado do que há um ano. Batemos vários recordes de receitas, temos o maior número de sócios com quotas em dia da história do Sporting. O clube continua a crescer de forma sustentável e sem hipotecar o seu futuro por qualquer vitória de curto prazo", garantiu este domingo.

Frederico Varandas deixou, a propósito, um recado aos históricos rivais. "Há 4 anos era unânime que o Sporting estava a uma grande distância dos seus dois rivais e não era tido sequer como sério candidato. Hoje, é igualmente unânime que o Sporting passou a ser um natural, sério e óbvio candidato a qualquer título em Portugal. Recuperámos muitos anos de atraso para os nossos rivais e no curto/médio prazo cá estaremos para ver quais os clubes portugueses mais bem preparados para continuarem a ser competitivos. Todos os sportinguistas estão de parabéns e os sócios são parte fundamental desse sucesso", concedeu o líder leonino.»
Por Ricardo Chambel e Vítor Almeida Gonçalves

Varandas não deixou nada por dizer!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. O meu aplauso ao Presidente, que embora não sendo o meu preferido, é o Presidente e disse tudo.
    É um facto (e diariamente lido com isso) os de Contumil podem ganhar, mas valores zero: mesmo quando vencem, não o sabem fazer com dignidade.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Alamo,
    Sinto-me particularmente isento nas palavras que mais além escreverei pois não votei nem apoio Varandas.
    Tudo isto não invalida de ao ser legitimamente eleito seja o meu presidente e lhe desejar sempre as maiores felicidades pois acima de tudo está o Sporting.
    Mas seria total cobardia da minha parte não dizer que neste discurso que fez colocou em palavras exatamente o que sinto desse canalha do Pinto da Costa.
    Num país minimamente justo e sério este senhor estava banido do dirigismo desportivo.
    Frederico , curvo-me e tiro-lhe o chapeu!
    Orgulho-me de o ter como presidente do meu Clube!
    Bem ha-ja.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive o feliz privilégio de te conhecer há muitos anos em Coimbra, caríssimo amigo João e, como sabes, também não votei em Varandas da primeira vez. Mas a seriedade e o empenho que demonstrou no primeiro mandato, "obrigaram-me" a entregar-lhe os meus votos para o segundo. Acho que foi um acto de justiça, tão grande quanto aquele que agora deixas transparecer no teu comentário, que aplaudo vivamente!!...
      Contente por ser teu amigo, João. Todos os homens justos merecem a minha amizade, a minha admiração, o meu respeito e o meu aplauso!...
      Um grande e leonino abraço.

      Eliminar
    2. Como muito boa gente, também não votei no Varandas na primeira vez. No entanto, só um " adiantado mental " é que não apoiaria as assertivas e corajosas palavras do atual Presidente do Sporting Clube de Portugal. O Presidente Varandas, é uma autentica lufada de ar fresco no nosso "apalermado desporto nacional " ( apalermado, que pode vir de palerma como de Palermo ....)
      Ainda hoje, ao conversar com um amigo portista, para quem o Pinto da Costa é um autêntico Deus, coloquei-lhe a seguinte questão: " imagina que o " apito dourado" se passava na Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Suíça, França, etc, etc, e a justiça civil, ouvindo as gravações não poderia aceitar como prova, seria que a justiça desportiva iria ficar calada? Claro que não. Pois, respondeu-me ele, mas não vivemos nesses países mas em Portugal e em Portugal, fugindo-lhe a palavra para a verdade:" tudo é permitido". Pronto. Obtive a resposta que queria.

      Eliminar
  3. Bom quando se diz o que o presidente do SCP disse, só temos de dar Parabéns pois haverá poucos com a frontalidade de dizer o que disse, sabendo todos quão verdadeiras são as suas afirmações. Muitos preferem ficar calados...Honra lhe seja feita por isso. Mas...escolhido este caminho de falar verdade e denunciar a corrupção que grassa no futebol (e noutras modalidades tb não nos esqueçamos) não se pode ficar calado muito tempo (creio que decorreram alguns meses sobre a última intervenção no mesmo sentido do presidente do SCP) e deve-se voltar ao tema com mais frequência pois só assim se consegue manter o assunto na espuma dos dias. Não podemos esquecer que o corrupto já soltou os seus cães de guarda, e que manobra no sentido de que o SCP seja prejudicado em todas as modalidades...SL

    ResponderEliminar