segunda-feira, 30 de maio de 2022

Apenas o que pensa e sente toda a gente séria!...


«As últimas declarações de Frederico Varandas sobre Pinto da Costa bateram máximos de contundência mas já eram de certa forma esperadas, pelo menos por parte do universo sportinguista. É o caso de Rodrigo Roquette, que lembra os recentes ataques de Pinto da Costa ao presidente do Sporting.

"É uma resposta. As pessoas parece que têm memória curta, mas nos últimos meses Pinto da Costa tem feito vários ataques a Frederico Varandas. Até em celebrações do FC Porto, o discurso é virado para o Sporting. Não vamos fazer-nos todos de anjinhos e ignorar que tem havido um ataque constante por parte de dirigentes e responsáveis do FC Porto", diz a Record o conhecido sócio do Sporting, director de marketing e comunicação.

Rodrigo Roquette sublinha, a propósito, que tem sido este o discurso de Varandas desde há alguns meses. "Concorde-se ou não com o estilo e com o timing, o que ele diz é inegável. As escutas existiram, todos as ouviram. Glorificar um dirigente desportivo que está envolvido em práticas daquela estirpe não faz grande sentido, por parte de políticos, jornalistas ou comentadores", argumenta.

O facto de o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, ter considerado Pinto da Costa uma "referência do desporto nacional" serve de mote para um reflexão que vai um pouco para lá do futebol.

"Acontece uma coisa muito interessante em Portugal: negar o inegável, defender o indefensável e assobiar para o lado, pelos vistos, não é só um fenómeno autárquico e dos casos de corrupção nas autarquias, onde as pessoas votam nos candidatos porque têm ali uma ligação emocional, quase irracional. No futebol também é assim, parece que as pessoas ficam toldadas… Se a equipa ganha, fecham-se os olhos. Mas alguém em Portugal, no seu correcto juízo, acha que o futebol português nos últimos 40 anos não foi um lamaçal, de problemas, de corrupção? Alguém no seu perfeito juízo pode duvidar que o FC Porto e o senhor Pinto da Costa utilizaram expedientes junto de árbitros, instituições e dirigentes? As escutas estão lá, nós não somos parvinhos. Todos sabem que aquilo a que o presidente do Sporting aludiu no seu discurso é verdade, ponto final parágrafo. Noutro país, o FC Porto tinha descido de divisão e o senhor Pinto da Costa irradiado", afirma Rodrigo Roquette, que conclui: "Glorificar e defender quem esteve envolvido naquele tipo de práticas devia envergonhar quem o faz."

Rodrigo Roquette dá exemplos do próprio Sporting para expor as diferenças. "Eu não me orgulho do Paulo Pereira Cristóvão, do senhor Jorge Gonçalves… Mas no Sporting essas pessoas foram sempre corridas do clube. Aquilo que se vê no FC Porto é o contrário: os adeptos sabem que aquilo aconteceu mas continuam a glorificar e a levar o seu presidente às costas. Esta é a diferença", argumenta, considerando que "no Benfica é um pouco ao sabor do vento." "Se ganharem não há problema nenhum, se perderem já são uns bandidos", completa.»
Por Vítor Almeida Gonçalves

Apenas o que pensa e sente toda a gente séria!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário