segunda-feira, 23 de maio de 2022

Sopram ventos de confiança!...


«O mercado de transferências ainda não teve o arranque oficial em 2022/23, mas já faz correr muita tinta para os lados de Alvalade. No fundo, o Sporting tem preparado com toda a antecedência e pormenor o defeso que se avizinha, garantindo que a equipa de Rúben Amorim fique bem apetrechada para o momento em que a próxima temporada arrancar. Nesse sentido, a SAD leonina, encabeçada por Frederico Varandas e com Hugo Viana no papel de director-desportivo, já garantiu a contratação de Jeremiah St. Juste, a compra a título definitivo de Rúben Vinagre, tem Morita 'fechado' - sendo oficial em breve -, negoceia Trincão e deseja um avançado.

Face ao contexto no plantel, e fruto das divergências com Islam Slimani, Amorim contará com Paulinho e o jovem Rodrigo Ribeiro para a posição 9 na próxima época, só que necessita de outra solução. Tiago Tomás continuará emprestado ao Estugarda até Junho de 2023 e Sporar não entra nas contas para 2022/23, o que levará o Sporting a tentar a contratação de mais um ponta-de-lança. No entanto, tal como Record noticia na edição desta segunda-feira, a direcção dos verdes e brancos não pretende entrar em loucuras por um reforço para o sector ofensivo, uma vez que gastou 31,8 milhões de euros por quatro contratações em pouco tempo. Assim sendo, o Sporting irá apertar o cinto por um avançado, esperando uma oportunidade de negócio para garantir um reforço vital para Amorim.

Cenário justificável na opinião de Paulo Alves, treinador e antigo avançado do emblema de Alvalade. "O Sporting precisa de um avançado, o Paulinho não tem demonstrado grandes dotes goleadores. Precisa de um goleador, um homem de área, e se pensarmos no sistema do Rúben, teria de ser um jogador que fosse uma mistura entre um jogador de área e também com mobilidade. Terá mesmo de contratar um avançado, um goleador. Não é fácil. Mas existem, estão aí. O Benfica fez isso com o Darwin [há duas temporadas], contratando-o num campeonato não periférico mas de segunda linha [neste caso, ao Almería, na 2ª divisão de Espanha], onde há jogadores de qualidade", defende o técnico de 52 anos.

De resto, ao nível de soluções para o desejo dos leões, Paulo Alves é claro ao afirmar que a escolha no próximo defeso tanto pode passar por uma oportunidade de mercado proveniente do estrangeiro ou até mesmo... dentro de portas. "Há que olhar primeiro para o que se tem dentro de portas. O Tiago Tomás fez alguns golos durante meia época no Estugarda, podia ser uma opção. Internamente seria importante o Sporting analisar bem o que existe na Liga portuguesa. E se algum dos jogadores que conseguiram destacar-se esta época poderiam ter essas condições. O Fran Navarro, por exemplo, esteve em bom plano e mostrou credenciais. Não sei se seria possível uma situação destas. Seria um benefício. Podia evitar alguma questão de adaptação, que é algo que demora sempre para quem vem de fora de Portugal. O Sporting tem de definir o que quer. Se quer um jogador para o imediato ou até com mais alguma idade e traquejo. Poderá ser mais abrangente. Até um que não caiba nos quadros de grandes clubes. Uma situação idêntica ao que sucedeu com o Sarabia, que venha por empréstimo, ou um jogador mais jovem. Aí o Sporting tem de ser muito meticuloso em termos de mercado. Também tem de olhar para mercados mais periféricos. A América do Sul também já foi muito importante. Fazer um pouco o que o FC Porto fazia há uns anos com o mercado sul-americano. Vários jogadores vieram sem ter grande nomeada e o FC Porto capitalizou e muito as suas qualidades", frisou.

Adaptações ao estilo de Amorim

Na perspetiva de Paulo Alves, a solução encontrada pelo Sporting para preencher uma vaga na posição 9 irá sempre ter em conta, obviamente, as ideias preconizadas por Amorim. "Perceber o que os avançados podem dar nas caracteristicas de jogo do Rúben Amorim. Parte por aí. Hoje em dia há muitos mecanismos. Os empresários apresentam a toda a hora jogadores. Têm de ser os responsáveis a escolher a melhor opção", deixa claro o técnico, antes de analisar uma possível alternativa de recurso, que seria utilizar um dos avançados interiores, Pote ou Edwards, como 'falso 9', à imagem do que sucedeu várias vezes com Sarabia em 2021/22.

"Antes era o Sarabia a jogar nessa posição. Muitos não pensariam nisso. Há esse jogo de cintura, em colmatar uma situação ou outra. Amorim e o Sporting já deram provas que têm essa capacidade. Este jogador que o Sporitng irá contratar tem de ser um misto de goleador, com essa capacidade de matador, mas que também seja móvel. Que se ajuste às características e ideias do Rúben. É possível subir algum da equipa B ou sub-23 que nos surpreenda. Tudo dependerá do desenvolvimento dos jogadores, mas não vejo um jogador semelhante a Sarabia ou Pote na formação. Mas o futebol é fértil em jogadores que se destacam e agarram as oportunidades", sublinha.»
Por Filipe Balreira

Hoje felizmente no Sporting... 

Sopram ventos de confiança!...

Leoninamente,
Até à próxima 

Sem comentários:

Enviar um comentário