segunda-feira, 16 de maio de 2022

E nunca mais fecha a janela de Verão do mercado!...



Rúben Amorim manteve-se fiel às suas palavras no final do jogo com o Santa Clara revelando a vontade de manter todos os seus jogadores na próxima época. Referindo-se concretamente a Palhinha, que saiu sob uma forte ovação que soou a despedida, o técnico foi claro a exprimir o seu desejo. "É jogador do Sporting e conto com ele para a próxima temporada ", afirmou de forma perentória aos jornalistas.

A vontade é clara mas a realidade pode determinar um desfecho bem diferente. O médio, de 27 anos, é cobiçado em Inglaterra e Espanha, e o responsável técnico está consciente de que mediante determinados valores a venda será quase inevitável. "O Palhinha é um jogador sempre fundamental na nossa equipa – todos são – mas estou preparado para perder qualquer jogador", acrescentou o técnico que ainda deixou uma garantia: "As características que ele tem não mudam nem a forma como o treinador acredita nele".

Definida a sua posição no processo, resta agora ao treinador esperar pelas movimentações do mercado e, em conjunto com a administração da SAD, apontar qual a transferência que poderá ter menos impacto no plantel a nível desportivo. É certo que os leões terão de vender pelo menos um dos seus principais activos no defeso, e Palhinha está no topo da lista. Contudo, até ao final de Agosto, as circunstâncias podem mudar e, na prática, o camisola 6 está seguro até 2026.

Ter Pote a médio e valorizar 1x1

Conseguir, ou não, segurar Palhinha e... Matheus Nunes pode fazer toda a diferença na perspectiva da reconstrução do plantel. Se saírem ambos, o impacto será mais abrangente: por um lado, porque, mesmo com Ugarte, Daniel Bragança e Essugo, isso deverá obrigar os leões a ir ao mercado; por outro, porque Pote, a despeito de preferir o ataque, poderá recuar pontualmente para o meio-campo. "O Pote é um médio. Se houver uma conjugação de saídas, pode regressar ao meio-campo, e podemos variar", revelou Amorim, após o jogo com o Santa Clara.

Outra das preocupações do técnico, manifestada na recta final da época, passa por aumentar as "opções no 1x1" no jogo exterior, algo que, na análise de Amorim, faltou na campanha que agora termina. O treinador deu o exemplo de partidas (como o dérbi) nas quais a equipa cruzou muito e de forma precipitada, quando podia ter tentado segurar a bola e elaborar mais os lances a partir das alas. Amorim quer valorizar essa característica no plantel e identificou-a em... Geny Catamo, que para já tem lugar reservado na pré-época.
(João Soares Ribeiro)

E nunca mais fecha a janela de Verão do mercado!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário