quinta-feira, 12 de maio de 2022

Não há dignidade à venda nas frutarias!...


O SPORTING CP deu mais uma lição de dignidade no jogo do passado sábado. Fomos a Portimão para a partida da 33.ª Jornada do Campeonato Nacional de futebol. E soube-se pouco antes do jogo começar o desfecho do prélio que o outro candidato ao título disputava em Lisboa contra os nossos rivais de sempre. Já lá iremos a esse jogo. Agora, concentramo-nos no que é verdadeiramente importante… o jogo do SPORTING CP em Portimão! Começámos bem, marcámos cedo e parecia que tínhamos o jogo ganho, ou seja, a vitória na mão. Mas – numa daquelas coisas em que o futebol é pródigo… verdadeiros ensinamentos de vida! – ficámos, pouco depois e ainda na primeira parte, a perder como resultado de termos sofrido dois golos fortuitos (um livre com “azarenta carambola” na nossa entrada da área e um contra-ataque bem concretizado, após infantil erro e desatenção do nosso “querido” GI). A segunda parte iniciou-se com a mesma toada da primeira parte… ataque insistente do SPORTING CP, mas sem “rasgo, nem arte” para ultrapassar o último reduto portimonense. Rúben Amorim entendeu, então, lançar mão do nosso “mágico”… Sarabia de seu nome! Num ápice marcámos dois golos da autoria dele mesmo, Sarabia! Um jogador que muito gostaríamos de manter em Alvalade…, mas que sabemos ser sonho proibitivo! Ficará a nossa admiração e agradecimento a este grande internacional espanhol, que tanto “embelezou” o nosso Campeonato! No fim confirmámos a ideia… temos mesmo uma grande equipa! Digna e que soube honrar a sagrada camisola do SPORTING CP! Um jogo que – depois de se saber o resultado do “clássico” que tinha terminado pouco antes desta partida começar – podia ser entendido como “menor” e sem interesse. O SPORTING CP já estava com a sua classificação definida e inamovível. Ainda assim, quando se viu a perder, a equipa lutou, arreganhou-se e foi com querer e alma em busca da vitória! É assim, é também nestes jogos “indiferentes”, que se forjam campeões… que se criam hábitos de vitória, sempre e em qualquer lugar ou momento! Foi bonito de ver! E bonito de constatar! E de confirmar! Obrigado Rúben Amorim! Obrigado Equipa!

Entretanto, com início um par de horas antes, disputou-se o tal “clássico”… naturalmente não vi o jogo, já que não subscrevo determinados “canais”, desde logo por questões de “decoro” e “bom gosto”. Ainda assim, acabada essa partida, vi e analisei o golo que foi sofrido – e invalidado por intervenção do VAR − pelo novel vencedor do Campeonato Nacional. Esse golo é uma metáfora deste Campeonato! Um golo invalidado por uns “inacreditáveis” dois centímetros! Quem diria? Quem conseguiu mesmo ver – ainda para mais numa jogada em movimento − essa “microscópica distância”? Pois, o de sempre… hélas, João Pinheiro de seu nome! Desta feita era esse exímio examinador de lances, conhecido pelo seu “ar arguto” e “olho de lince”, quem estava no VAR! E que viu ele… pois, viu os tais dois centímetros que definem este Campeonato! Viu dois centímetros que ninguém consegue mesmo ver e garantir… desde logo porque a bola – no “frame” divulgado pela Cidade do Futebol / FPF − já tinha saído do pé do jogador que a lançou em profundidade. Mas João Pinheiro, já se sabe, já todos sabemos, vê mesmo bem… tão bem que no jogo do FCP com o SCP, no Dragão, também “viu” o Coates pisar o Taremi e não o Taremi a pisar o Coates… vai daí amarelo no Coates e o Taremi – representada que tinha sido a sua farsa! − virginalmente absolvido! É – tenhamos todos consciência disso – somos testemunhas de uma fantástica e simultaneamente sinistra evolução… o “olho de lince” evoluiu para “olho de Dragão”! E que bem João Pinheiro, o indiscutível “padrinho” do FCP neste Campeonato, desempenhou e desempenha este seu abominável papel!

Uma nota sobre o homicídio perpetrado nas imediações do Dragão nos festejos do título entre adeptos do FCP, nomeadamente no seio de elementos das suas claques organizadas. Uma indelével e gigante nódoa nesses festejos. Uma morte abominável. As imagens que circulam nos meios de comunicação social são elucidativas da barbárie e violência dos actos cometidos. E inenarrável foi também o silêncio e o veto que o clube vencedor do Campeonato Nacional destinou a este assunto. Como se ele não tivesse acontecido. Como se ele não fosse da sua conta. Como se não tivesse dele conhecimento. Como se não tivesse sido morto um adepto seu (eventualmente sócio, não sei). Como se esse homicídio não fosse o resultado de quezílias e de ódios profundos. Como se esses ódios não fossem alimentados e incentivados no seio das suas claques. Foram 48 horas – longas e ensurdecedoras − de silêncio do FCP sobre o tema. E – depois dessas 48h – lá veio um “comunicado oficial”… triste e envergonhado… a finalmente lamentar o sucedido… quase que por “mediática obrigação” e tão tarde, tão tarde… que vergonha! Indigno! O presidente desse clube bem pode querer beliscar o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e o seu Presidente…, mas tem um problema… é que não ofende, nem belisca quem quer! Isso só consentimos mesmo àqueles que respeitamos… e esse não é manifestamente o caso desse senhor! A verdade é que no Campeonato que importa na Vida – o Campeonato dos Princípios, dos Valores, da Honra e da Dignidade − somos mesmo Vencedores… e – quanto a esse senhor diz respeito − por goleada das antigas! E sem “frutas”!

Terminamos, por fim, com “chave de ouro”! O nosso basquetebol ganhou a Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva! Depois de termos eliminado o tal de FCP nas meias-finais, fomos no domingo justos vencedores perante o “mala ciao”! Mais um troféu para o nosso Museu! E no andebol estivemos quase… equipa tão jovem e já a dar tantas cartas! Força Sporting CP!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
(Tito Arantes Fontes, in Jornal do Sporting, hoje)

Não há dignidade à venda nas frutarias!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Não sei já referi isto aqui, mas desde que o J. Marques, no Canal Porto, divulgou os célebres padres dos emails, nos quais estava incluído o João Pinheiro, todos eles passaram a beneficiar o Porto. Ao principio estranhei, porque todos eles -os árbitros dos emails do J. Marques - eram benfiquistas. Mas agora, pensando melhor, será que o J. Marques os tem na " mão " com particularidades pessoais que os levam sempre a beneficiar o Porto, desde aquela divulgação?
    Ora, aqui a Liga e a Federação, deveriam, a meu ver, suspender estes árbitros ou pelo menos proibi-los de arbitrarem o Porto e o Benfica, até que toda a verdade fosse apurada e evitarem estas especulações que, até à cabal investigação dos factos, são legitimas.
    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suspeitas de que o caro "migang" nos dá conta neste comentário, serão assustadoramente legítimas e decerto povoarão a mente de todo o desportista bem formado. O FC da Antas terá conseguido reunir um conjunto de provas incriminatórias de toda essa gente e agora usa aquilo que melhor aprendeu a fazer ao longo de mais de 40 anos com os resultados que se conhecem: chantagem!...
      Quanto ao "antídoto", enquanto Fernando Gomes for presidente da FPF, que ninguém pense nisso: perde tempo e vive atormentado! O que o Sporting terá de fazer será tão só e apenas, repetir todos os anos o que fez na época de 2020/21: ganhar, ganhar e ganhar, contra tudo e contra todos!...
      SL

      Eliminar