quarta-feira, 11 de maio de 2022

Porque não jogar em antecipação?!...


Com Islam Slimani fora das contas do plantel, o Sporting necessariamente terá de reforçar o seu sector atacante com um ponta de lança cujo registo histórico de golos se aproxime minimamente das comprovadas carências evidenciadas pela equipa ao longo de toda a época que agora chega ao fim. Além de que  Paulinho necessita de concorrência no plantel e a solução não parece passar pelos regressos de TT ou Sporar.

O problema principal estará nos elevadíssimos custos que um jogador com estes atributos poderá representar. Está visto que depois do forte investimento financeiro que representou a contratação de Jeremih St. Juste, dificilmente restará disponibilidade financeira para reforçar a contento o sector atacante leonino, de acordo com as elevadas exigências do mercado. 

Neste contexto e tendo em conta os parâmetros que habitualmente costumam nortear as escolhas de Rúben Amorim - conhecimento mínimo do futebol que por cá se joga, custos de aquisição reduzidos, rendimento, eficácia e margem de progressão e rentabilização dentro dos parâmetros que a grandeza do Sporting impõem, creio que o ponta de lança colombiano que tem militado no V. de Guimarães, Óscar Estupiñán, poderá ser um nome a ter em conta.

O actual jogador vitoriano poderá não ser, para Rúben Amorim, o ponta de lança ou o avançado tipo, mas estou em crer que não deixará de apresentar credenciais e qualidades bem interessantes e benéficas para a equipa do Sporting: elevada dimensão atlética, bom posicionamento na área e um excelente jogo de cabeça. Além disso e muito em especial na última época tem vindo a surpreender o seu interessante registo de golos, com a relevante marca de 15 golos em 32 jogos na presente época. 

Porém para além das razões antes apontadas, existirá um aspecto essencial para a hipótese da sua eventual contratação, que  reside no facto de se tratar de um jogador jovem (25 anos) e que termina a 30 de Junho próximo a sua ligação contratual com o Vitória, podendo chegar a Alvalade a "custo zero". 

Poderá não ser a opção ideal, e haverá decerto muitas outras e variadas opções, mas na diversidade necessária à equipa do Sporting e analisando as diversas condicionantes e possibilidades do mercado na actual realidade do Clube, julgo que o possante atacante colombiano seria uma opção a considerar, especialmente pela relação custo/benefício.

Ao que se sabe, muito dificilmente continuará em Guimarães na próxima época e não terei qualquer surpresa se o vir a ser contratado por um clube de maiores dimensão e ambição. Ninguém duvide que, quer em Portugal, quer no estrangeiro, serão certamente muitos os clubes dispostos a fazer contas.
(Segundo ideia retirada do texto de Leão do Norte, hoje publicado em Camarote Leonino)

Porque não jogar em antecipação?!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Caro Álamo,
    Não tenho problema algum em que posts do Camarote Leonino sejam partilhados. No entanto, quando se trata de artigos de opinião da autoria de redactores do nosso blogue, o mínimo que eu espero é que reconhecimento seja dado ao autor.
    Neste caso concreto, o Álamo limitou-se a parafrasear partes do texto do Leão do Norte, até nem sei bem porquê.
    Visito o seu blogue e ocasionalmente apanho ideias de temas a abordar. Nunca fiz copy paste de nenhum artigo de opinião do Álamo.
    Isto, para mim, até não é um problema grave, mas senti que a chamada de atenção era importante.
    Saudações Leoninas,
    Rui Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Gomes,
      À semelhança do que o caro faz com Leoninamente, também eu visito ocasionalmente o seu blogue e, também, ocasionalmente, apanho ideias, tal como apanho ideias em muitos outros locais. A ideia de corroborar a opinião de Leão do Norte nasceu assim da leitura que fiz do seu texto. Penso porém que haverá uma substancial diferença entre o "copy/paste" de que me acusa e o texto que escrevi, pese embora o facto de haver algumas semelhanças entre os dois textos, que não vejo como evitar...
      Não quero no entanto ferir susceptibilidades e aqui me comprometo a, de imediato, reconhecer a ideia de Leão do Norte, que serviu de tema ao meu texto.
      Permita-me no entanto recordar-lhe que este pequeno "incidente" nada tem a ver com a cópia de uma fotografia de um autocarro de um clube a ser transportado em pronto-socorro, que em tempos idos publiquei em Leoninamente e que o caro Rui Gomes copiou e publicou em Camarote Leonino nesse mesmo dia, sem reconhecer a origem. Era uma foto tirada por um amigo meu, que seguia atrás do pronto-socorro e teve a gentileza de ma enviar, solicitando a publicação em Leoninamente, se eu o julgasse por bem. Também na ocasião comentei o facto no seu blogue, nunca tendo no entanto recebido da sua parte, resposta, reparo ou qualquer outra satisfação, mas...
      Que seja tudo pelo engrandecimento do Sporting.
      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. Se o fiz, foi inadvertidamente e peço desculpa, porque não é hábito meu. Confesso, no entanto, que não tenho a mínima memório disso ou se de facto extraí a foto deste seu espaço ou se me surgiu através da constante pesquisa que eu faço diariamente na Internet.
      Saudações Leoninas

      Eliminar