segunda-feira, 9 de maio de 2022

Javardos!!!...


«O encontro entre Sporting e Portimonense, na recente jornada, ficou marcado por um momento de interrupção da partida, no seguimento de tochas lançadas para o relvado por parte de adeptos dos verdes e brancos, situação que levou mesmo à actuação da polícia relativamente aos elementos em causa. Nesse sentido, de acordo com informações recolhidas por Record, a PSP já identificou sete adeptos do Sporting devido à situação do uso de pirotecnia no jogo em causa no Algarve.

Tal como sucedeu noutras ocasiões em que se registou o arremesso de várias tochas ou material pirotécnico para o relvado de uma partida, aos elementos em causa irá ser interposta uma medida cautelar, sendo que esses adeptos irão aguardar o final do processo impedidos de aceder aos estádios e eventos desportivos. Além disso, poderão ter de pagar uma multa entre 1.000 e 2.000 euros, sendo que o processo aguarda, claro, um veredito final.

Recorde-se que a situação em causa na visita do Sporting ao Portimonense levou até ao descontentamento de Porro, ala dos leões que ficou desagradado com o arremesso de tochas, uma vez que a equipa de Amorim estava precisamente em momento ofensivo. Um dos artefactos pirotécnicos chegou mesmo a passar junto ao internacional espanhol de 22 anos. Nesse momento do lançamento de tochas, o árbitro da partida, Rui Costa, foi mesmo obrigado a interromper o encontro de forma a permitir que as forças de segurança retirassem os responsáveis pelo incidente. Assim que o problema foi resolvido, o árbitro reiniciou o encontro e, até ao final, não se voltaram a registar quaisquer problemas de segurança.

De resto, esta situação não é novidade nos encontros disputados pelo Sporting esta temporada. A primeira situação similar esta temporada sucedeu a 28 de Novembro de 2021 quando, frente ao Tondela no Estádio de José Alvalade, uma tocha arremessada das bancadas caiu na área da equipa visitante.

Tal situação voltou a ocorrer mais recentemente no encontro da 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Sporting e FC Porto e que teve grande eco e repercussões. No decurso do clássico disputado em Alvalade, a 2 de Março, o encontro foi interrompido por quatro ocasiões durante vários minutos devido ao arremesso de tochas desde a bancada Sul do estádio e mais tarde a PSP registou algumas identificações de adeptos. No decorrer do caso, as autoridades responsáveis suspenderam cinco adeptos a título preventivo da entrada nos recintos desportivos, numa identificação possível através do sistema de videovigilância do Estádio de José Alvalade.

De acordo com o Artigo 183.º do regulamento, "se, no decurso da mesma época desportiva, o clube for punido uma terceira vez pelo comportamento previsto no n.º 1 do presente artigo [neste caso, arremesso de artefactos pirotécnicos para o relvado no decorrer de um jogo] e, desde que a conduta em causa determine que o árbitro, justificadamente, atrase, por período superior a 2 minutos, o inicio ou reinício do jogo ou leve à sua interrupção por igual período, é punido com a sanção de realização de jogos à porta fechada a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos e, acessoriamente, com a multa de montante a fixar entre o mínimo de 100 UC e o máximo de 200 UC."»

Com adeptos destes, o que mais poderá fazer o Sporting, nas mãos da mais pura e letal javardice? A um ritmo de sete por jogo, quantos milhares de jogos ainda teremos pela frente? E quantos à porta fechada?!...

Javardos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Continuo a afirmar: estes imbecis ainda não estão todos identificados e impedidos de entrar nos Estádios, porque alguém, lá em cima, não quer. Porque alguém, também lá em cima, pretende prejudicar o Sporting. É só isto. Ponto.

    ResponderEliminar
  2. Mas o que se pode fazer em relação a isso, além da educação etc etc? E quem pode fazer isso?

    ResponderEliminar
  3. Mas...
    Quando é que esta "javardice " vai acabar...?
    Quando é que os responsáveis por estes actos..."vão pagar com língua de palmo" ...todos estes dislates...?...
    São identificados e proibidos de entrar em recintos desportivos...
    Pois...
    E quem os controla...?

    Lá vai o Clube ter de pagar mais uns milhares...
    E não tarda...teremos os jogos à porta fechada e outras sanções cada vez mais dolorosas...
    Bolas..."já é burrice a mais"...
    Abraço...
    Boa saúde e SL

    ResponderEliminar