segunda-feira, 30 de maio de 2022

Este fardo tinha ficado por metade!...

 


«Numa altura em que o Sporting se prepara para fazer mudanças na sua equipa para a baliza, negociando a chegada de Franco Israel, jovem uruguaio, de 22 anos, recordamos-lhe a história de Renan, guarda-redes que não actua oficialmente desde 12 de Dezembro... de 2019, quando os leões, então de Silas, perderam por 3-0 em casa do LASK Linz, em duelo da Liga Europa.

Tinha, meses antes, sido herói com Marcel Keizer na liderança, assumindo um papel preponderante, por exemplo, na conquista da Taça da Liga e da Taça de Portugal, ambas em 2019/20. Mas havia um miúdo a surgir, um tal de Luís Maximiano, e quando percebeu que tinha uma aberta - uma lesão muscular do brasileiro -, não esperou duas vezes e agarrou os postes e a barra com toda a força que tinha. E Renan?

Foi relegado para o banco de suplentes, é ali que acaba a longa temporada marcada pela Covid-19, e foi depois disso que Rúben Amorim o cortou dos seus planos, comunicando-lhe que deveria, então, procurar uma alternativa para prosseguir a carreira.

Dois anos de treinos... sozinho

Em quatro mercados (dois de Verão outros tantos de Inverno) chegaram-lhe propostas da Grécia, do Chipre, do Brasil e em Portugal, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Santa Clara e Farense pediram o seu empréstimo aos leões, que não levantaram objecções, vendo o guardião, hoje com 32 anos, rejeitar todas as soluções apresentadas.

E em que resulta isto? Num autêntico não crédito, mas activo mal parado, que já custou perto de 3 milhões de euros aos cofres da SAD, que lhe continua a gastar anualmente com os salários de Renan qualquer coisa como 1,2 milhões de euros brutos.

E promete ficar mais um ano...

Numa história contada por Record, recordamos que o brasileiro tem mais um ano de contrato com a SAD dos verdes e brancos, mas que parece estar disposto a esperar, sem jogar, até Junho de 2023, pois quer chegar aos 5 anos de estada em Portugal, obtendo assim a nacionalidade portuguesa e o passaporte europeu, que lhe pode abrir portas diferentes.

Tem a palavra Renan, por quem o Sporting espera uma decisão sensata e não mais um ano de costas voltadas, com prejuízo para ambos: o do guardião, desportivo; o dos leões, financeiro. Em 2018, o futebolista chegava a Alvalade emprestado pelo Estoril (a cedência custou 250 mil euros) e viu a administração pagar a opção de compra, de 1,1 milhões de euros.

Pensou numa possível rescisão? Esteve em cima da mesa, sim, mas Renan não abdicou de receber um cêntimo do ressarcimento relacionado com ordenados.»
Por Bruno Fernandes

Eis aqui o caso mais vergonhoso que muito provavelmente terá acontecido acerca de até onde pode ir o parasitismo de um jogador de futebol!...


Chegado a Alvalade no início da época de 2018/19, pela mão de Sousa Cintra, este "rato de esgoto brasileiro", então com 28 anos, foi cedido pelo Estoril Praia até ao final da temporada, tendo o Sporting desembolsado 250 mil euros, pelo empréstimo, ficando com opção de compra no final da época, no valor de um milhão de euros, que Frederico Varandas, porventura mal aconselhado e, para mal dos seus pecados, viria a accionar com alguns meses de antecipação, estabelecendo, para cúmulo,  um contrato até... 2023. Era o tempo em que muito pouco ou mesmo nada funcionava no futebol do Sporting... 

Depois o "low profile" do Presidente do Sporting foi fazendo o resto. Muito provavelmente  há três anos, com um murro na mesa, a rescisão litigiosa e um advogado daqueles...

Este fardo tinha ficado por metade!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Só temos de cumprir o contrato. Da mesma maneira que queremos o contrário. Sem qualquer nexo este artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, parece que todos teremos de pensar pela cabeça do Nuno José!
      Essa tem muita graça!...

      Eliminar
    2. O Sporting é um Clube que cumpre os contractos ...
      Mas da parte do jogador, parece não existir um mínimo de profissionalismo...
      Na verdade...como é possível um profissional preferir não faze aquilo de que à partida deveria gostar...
      Para se encostar "à sombra da bananeira" a receber um vencimento sem trabalhar...
      Teve diversas hipóteses e não aceitou nenhuma...
      Certamente seriam contratos que não atingiriam a verba recebida sem nada fazer...
      Mas não acredito que se tivesse falado com os responsáveis do Sporting...estes não concordassem em pagar-lhe a diferença...

      Renan "vai morrer longe" (daqui a muitos anos)...mas deixa-nos em paz...
      "Vestiste uma camisola que não merecias..."

      Sporting Sempre...!

      Abraço e SL

      Eliminar
    3. Meu caro amigo Max, se em vez de recusar liminarmente todas as propostas de trabalho que tem tido, o jogador tivesse a honestidade de aceitar a que mais lhe agradasse, não tenho dúvidas de que o Sporting estaria disposto a suportar a diferença salarial em relação a qualquer proposta. Mas o jogador sempre preferiu receber sem trabalhar, numa demonstração clara do seu carácter.
      Ninguém terá dúvidas...
      Abraço e SL

      Eliminar