quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uma questão de prisma !!!...


 
Em óptica, um prisma é um elemento transparente com superfícies rectas e polidas que refractam a luz. Os ângulos exactos entre as superfícies dependem da aplicação. Diz-nos ainda a óptica que ao mudar entre um meio e outro (por exemplo, do ar para o vidro), a luz muda a sua velocidade. Como resultado  o seu caminho é refractado e parte de si é reflectida. O ângulo de entrada do raio de luz e os índices de refracção dos dois meios determinam o quanto da luz é reflectida e o quanto o caminho é refractado.
Extrapolando este fenómeno óptico que o prisma permite, para a análise do quotidiano, as imagens conseguidas por cada observador diferem entre si, porque serão sempre diferentes a distância a que cada observador se coloca e o ângulo de visão que adopta.
Centrando o fenómeno nas eleições do Sporting, assistimos hoje á divulgação de um comunicado de Bruno de Carvalho, em que apresenta o seu prisma de observação da candidatura e programa de José Couceiro. Nada mais natural, porquanto jamais poderá ser igual o prisma que cada um utiliza para "ver" o seu adversário eleitoral.
Em resposta, José Couceiro emitiu também um comunicado onde, também muito naturalmente apresenta o seu prisma de observação, tanto sobre a visão apresentada pelo seu concorrente eleitoral no que à sua candidatura diz respeito, quanto alarga a imagem recolhida por si próprio acerca da candidatura do seu opositor.
Correctíssimo que cada um dos dois mais importantes candidatos à presidência do Sporting, apresentem em comunicados os seus prismas de observação! Para mais, com correcção, elevação e respeito mútuos. Estarão a cumprir na perfeição, aquilo que a campanha eleitoral que hoje teve início, democraticamente lhes permite: mostrar os seus prismas de observação! Caberá aos sportinguistas analisá-los, ponderar com equidade e justiça esses mesmos prismas e por sua vez, construir os seus próprios prismas, que os ajudarão na escolha e na opção de voto de 23 de Março.
Como sportinguista, gostei de apreciar os prismas de cada um. Ambos farão sentido, embora naturalmente o meu prisma seja mais ou menos próximo de um ou de outro. Quando Bruno de Carvalho fala que "... com jogos e acordos de bastidores, apresentaram listas curtas e incompletas com a intenção de poderem ardilosamente colocar à socapa no clube e na SAD, depois das eleições, pessoas não escrutinadas nem eleitas pelos sócios do Sporting...", eu uso o seu prisma como reacção à anunciada intenção de José Couceiro de constituir uma "Comissão Económico-Financeira", onde surgiriam nomes sonantes da finança nacional, que não serão escrutinados nem eleitos a 23 de Março. José Couceiro mostra no seu comunicado o prisma que usou, mas a sua argumentação não me convenceu e considero-a uma falácia naturalmente capciosa.
Já o prisma que permitirá a Bruno de Carvalho afirmar que "... a pressão financeira que está a ser exercida sobre as centenas de profissionais dedicados e competentes do nosso clube e da nossa SAD é escandalosa e inadmissível, e é altamente desrespeitosa para quem se dedica de alma e coração ao Sporting Clube de Portugal...", salvo ulterior esclarecimento e concretização, não poderei em consciência usá-lo. A defesa de José Couceiro parece-me correcta, a menos que algo mais substantivo venha ao conhecimento dos sportinguistas.
Estas serão quanto a mim, as imagens prismáticas mais importantes de todo o natural arrazoada de ambos os comunicados. Haverá em cada um deles aqueles "fait-divers" habituais em campanhas eleitorais, que já não colam com a tarimba que os sportinguistas já têm destes jogos florais.
Amanhã será o segundo dia da campanha, que se deseja elevada e reciprocamente respeitosa, independentemente do prisma de cada um!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário