segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sporting em estado calamitoso !...

RUGIDO LEONINO                                                                    
Este rugido não é mais do que publicar perante outros sportinguistas algumas ideias, opiniões, histórias e formas de ver esta sensação que é ser leão. 


Pela importância e actualidade, com a devida vénia ao autor MRL, transcrevo na íntegra um artigo publicado hoje no blog sportinguista RUGIDO LEONINO :
 
Hoje no Jornal Diário Económico temos um artigo muito interessante sobre a situação atual dos 3 grandes de Portugal face ao Fair-play financeiro que brevemente será imposto e regulado pela UEFA.
Apesar de não ser novidade nenhuma para quem está por dentro das contas do SCP este artigo elucida claramente que atualmente o Sporting está muito longe de poder responder aos requisitos estabelecidos pela entidade máxima do futebol europeu. E vai mais longe comparando as contas atuais dos 3 grandes. Deixo aqui alguns indicadores:


Proveitos Operacionais
Sporting – 41 milhões de euros
Benfica – 91 milhões de euros
Porto – 72 milhões de euros


Salários + Custos com passes (Amortizações) – Mais-valias com vendas de jogadores
Sporting – 58 milhões de euros
Benfica – 51 milhões de euros
Porto – 57 milhões de euros

A UEFA indica como aconselhável que os clubes, combinando os dois indicadores apresentados, atinjam um rácio de 71% (dividindo os custos acima pelo total de proveitos operacionais). Fazendo as contas vemos que o Benfica tem 56%, o Porto 79% e o Sporting 143%! Para o nível de receitas atuais, os custos do Sporting deviam rondar os 29,1 milhões de euros, ou seja, menos metade dos custos atuais.
Tendo investigado um pouco mais sobre o assunto encontrei na internet um artigo também muito interessante escrito por Múcio Borges de Pina Amorim no site da empresa de advogados Vellasco&Velasco. Destaco a seguinte frase:
"Esse controle, que será feito através de uma avaliação periódica, só entrará em vigor no começo da época 2013/2014. Excepcionalmente, serão tidos em conta apenas dois exercícios, 2011/2012 e 2012/2013, o que significa que já a partir de junho do corrente ano, as contas dos clubes passarão a ter impacto nessa futura avaliação.”
Posto isto, como poderá o Sporting encarar essa avaliação? Corremos o risco de, tal como o Málaga, Hajduk Split, Osijek, Rapid Bucareste, Dínamo Bucareste e Partizan Belgrado, sermos penalizados com vários anos fora das provas europeias? De facto, gerir um clube passa muito pela vertente desportiva e pelo facto de a bola entrar ou não, mas há também a vertente económica não muito diferente daquilo que todos fazemos na gestão das nossas contas pessoais. E eu, que trabalho na área e já fui auditor, volto a dizer que nunca vi nenhuma empresa no estado calamitoso em que está o SCP.

 
São sportinguistas como MRL, especialistas em área tão específica e complexa, que nos ajudam a compreender com realismo e isenção, ao ponto a que Godinho Lopes e os seus antecessores da era "roquettista" conduziram o nosso Sporting. Quando ele diz "... nunca vi nenhuma empresa no estado calamitoso em que está o SCP.", é motivo para reflectirmos, também com realismo e isenção, a importância de que se reveste a posição de cada um neste momento dramático do Clube e, deixando para trás alinhamentos emocionais estúpidos e absolutamente desacreditados por factos e números, partir, se é que ainda iremos a tempo, para um novo rumo, para a recuperação, ainda que lenta e difícil, porque não poderá ser de outro jeito, de um dos maiores ideais das nossas vidas.
 
 

4 comentários:

  1. Solto o bitaite virtual ao apostar que haverá outra vaza de jogadores no final da epoca.

    E solto outro dizendo que por mais que uma grande liderança preencha o clube com o proximo governante, espero eu que esse grande lider saiba reforçar-se de know-how sobre o futebol, para que lidere a 2ª reformulação que possivelmente passará pela integração da equipa B na A.

    Confesso que não confio no adepto sportinguista neste momento, ha muita ansia pelo imediato(BC). E sou daqueles, que acha que mesmo com a gestão danosa que godinho lopes tem tido, se a equipa estivesse a lutar nem que seja pelo 3º lugar, estaria-mos felizes e contentes (Pensamento Dias Ferreira), conscientes que estávamos no bom caminho para o maravilhoso e inexistente plano de 3 anos que o godinho !a bem ou a mal está a trazer para o Sporting!

    O que me assusta, e leva a pensar se nao era melhor que também houvesse "eleições para um novo adepto"(!!). Parece-me a mim que a chuva dourada e brilhante que a todos nos faz sentir bem, continua neste clube, neste pais, neste mundo a servir como mascara para o corante químico que ninguém quer ver.

    E enquanto nao conseguirmos ver o corante antecipadamente. Não conseguiremos escolher um bom lider.

    Apesar de gostar do bruno de carvalho, quero soltar-me deste sentimento que me rodeia que vem aí o D. Sebastião. Quem sabe se nao vem daí mais um espanhol?

    Não sei de nada, certo ou errado, sao os meus pensamentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Aquelesimoes",

      Pensar com a nossa cabeça, admitir os cenários que transmite no seu (sub)objectivo comentário, admitir que "... Apesar de gostar do bruno de carvalho, quero soltar-me deste sentimento que me rodeia que vem aí o D. Sebastião...", é revelador de uma consciência sportinguista que aplaudo e subscrevo!...
      Todos juntos, partilhando sentimentos, emoções, formas de pensar, cautelas e receios, haveremos de ser capazes de descobrir o caminho colectivo que, firmemente acredito, estará nos desejos de todos os sportinguistas. Há 20 anos atrás não teríamos os instrumentos que hoje nos permitem tal conhecimento, nem jamais teríamos a oportunidade de construir dentro de cada um de nós, um edifício tão seguro no sentido da melhor decisão...

      Eliminar
  2. Desabafo:

    É um desassossego na alma ver pessoas que votam no luis figo, mais que bruno de carvalho, mais do que José Couceiro, mais do que outro, em algumas sondagem que andam na net, mesmo quando o homem ainda nao apresentou/discutiu alguma ideia.

    Isto sim, é uma calamidade. O adepto, o Português, é uma ave bem rara.

    Tudo isto faz-me lembrar o Passos Coelho e a sua eleição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Eu não diria melhor! É um desassossego na alma!...
      E o paralelismo com Passos Coelho é real! Um autêntico hino à cegueira colectiva e ao desesperante caminho da negação de valores que eu pensava suportarem tanto um país com um clube.
      Ainda tenho esperança que os resultados finais das eleições no Sporting, neguem estas sondagens a que não falta nenhum ingrediente para que se apresentem como "fabricadas"!...

      Eliminar