domingo, 24 de fevereiro de 2013

A obrigação inalienável de honrar a confiança dos sportinguistas !...


 


Carlos Severino, candidato às eleições leoninas do próximo dia 23, esteve presente no jogo de futsal entre o Sporting e o Modicus, abordando a atualidade leonina após o final do encontro, em curta declaração aqui noticiada:

"... Encontrei os outros dois candidatos, o que foi óptimo porque serviu para trocar impressões. Mas isto não quer dizer que existam aproximações entre nós. O que há é uma frente comum na qual estamos todos juntos contra as posições do actual presidente, que são inacreditáveis. Godinho Lopes veio dizer nos jornais para trazermos o dinheiro e eu pergunto: Onde está o dinheiro do orçamento que foi previsto e entregue na CMVM? E onde estão as receitas previstas pelo mesmo orçamento até ao final da época? Godinho Lopes foi muito infeliz nestas tomadas de posição...”.

O meu forte aplauso para as palavras de Carlos Severino. Esta postura honra e dignifica o  homem, o candidato e o sportinguista. "...O que há é uma frente comum na qual qual todos estamos juntos, contra as posições do actual Presidente, que são inacreditáveis...", é uma declaração de um candidato, que nos faz acreditar que esta campanha eleitoral nada terá a ver com o passado recente. Que os outros dois candidatos tomem também como seu, o mote dado por Carlos Severino e que todos possamos assistir a uma campanha digna dos gloriosos pergaminhos do Sporting Clube de Portugal. Que a campanha  que arrancará dentro de três dias, seja o espelho de uma nova mentalidade no dirigismo leonino. Estamos fartos de ataques pessoais, de troca de calúnias, de cenas menos dignificantes entre candidatos. Que estes três candidatos mostrem ao mundo, que ser sportinguista é ser diferente, é ser exemplo de elevação, civilidade e respeito por quem, podendo ter ideias diferentes no tempo e no modo de levantar o Sporting do chão, jamais envergonhará esta mole imensa de adeptos que desejará sempre ver neles o espelho do glorioso Clube que idolatram.
Que cada candidato defenda com inteligência, denodo e valentia as suas ideias, mas que tenha sempre presente que a sua liberdade para as exprimir, termina onde começa a liberdade dos seus opositores nesta simples disputa eleitoral e que acima dela estarão sempre os sagrados valores e interesses do Sporting Clube de Portugal. A campanha há-de terminar e seja qual for o vencedor, hão-de ficar sempre, o Sporting e o respeito mútuo entre eles, quiçá amizade, porque não ?! O sportinguismo não se esgota nas eleições, por mais importantes que sejam! É um valor sem peso nem medida, que durará enquanto durar a vida de cada um de nós e, neste plano, nenhum candidato deverá algum dia pretender ser diferente.
Que nenhum candidato esqueça o mais básico destas eleições: a sua candidatura apenas se tornou efectiva, no momento em que reuniu o apoio  de 1.000 votos de sportinguistas como eles e isso significará sempre da sua parte, a obrigação inalienável de honrar a confiança que neles foi depositada, que o mesmo será dizer que nenhum deles alguma vez terá o direito de, afagando de forma egoísta o seu umbigo, violar os sagrados princípios e valores do Sporting Clube de Portugal!...  
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 
 

6 comentários:

  1. Parece que há pessoas que não sabem o que é um orçamento. O Carvalho e o Severino andam o tomar os sócios por parvos. Devem achar que podem continuar a ser como comentadores a mandar bitaites. São precisos 25 milhões até final da época porque o orçamento já nào é realista. E não é realista porque a época do futebol está a correr muito mal e as receitas estão muito em baixo, logo há um défice significativo. Já toda a gente sabe que o Sporting está muito mal. Se estivesse bem não tinham sido antecipadas as eleições. Além de que o GL não vai a votos.

    A verdade é esta. O Carvalho e o Severino não estão minimamente preparados para isto. Esta conversa fiada serve para tentar capitalizar a revolta dos sócios e arranjar uma desculpa para a partir do dia 23. Um candidato sério estaria mais preocupado com a governabilidade do clube depois da eleições, não querendo guerras com ninguém. O Severino não conta para nada, mas o Carvalho mostra bem que mesmo no poder continuaria a ser o mesmo que é na oposição.

    Isto não serve para o Sporting. Temos de partir para outra, concentrarmos-nos no essencial que é a gestão desportiva para ir gradualmente pondo a casa em ordem, desportivo e financeiramente. Com Couceiro teríamos esse paradigma de novo e com um elenco directivo curto. É preciso saber escolher. Escolhendo o Carvalho os sócios estarão a prolongar a conflitualidade, a adiar a resolução dos problemas e a levar de novo maus hábitos para a direcção. É só a substituição de uns tachos por outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "lionheart",

      Com o natural respeito qua a sua opinião me merece, perdoe-me se dela discordo.
      A filosofia que expõe, colará que nem mel num qualquer OE (orçamento de estado), em que as culpas de incumprimento morrem sempre solteiras e são apagadas com ORs (orçamentos rectificativos). Nos orçamentos das SA, as coisas piam mais fino e os responsáveis pela elaboração dos orçamentos e sua aplicação e fiscalização, estão condicionados às disposições legais, que não serão tão benevolentes como aquelas que condicionam a aplicação e fiscalização dos OE, onde uma maioria parlamentar põe e dispõe a seu belo prazer.
      Em vez de vir aqui fazer a defesa da sua dama e lançar anátemas sobre os outros candidatos, deveria pensar um pouco e tentar adivinhar de onde virá o fumo que brota da chaminé de BdC. Eu, dentro da modéstia de leigo que assumo, tento ser mais abrangente na análise e estou em crer que, se um dos componentes do círculo restrito dos maiores constitucionalistas portugueses e perito prestigiado com dezenas de publicações publicadas no país e no estrangeiro da área em apreço, faz parte como lider da lista de BdC ao CFD, certamente que terá dito sobre a matéria, "uma palavrinha ao ouvido" de BdC! Será que, agora que o lembrei deste "pequeno pormaior", o caro não concordará comigo?!...
      Recordar-lhe-ia ainda, se me permitir, outro "pequeno pormaior": quem o feio ama, bonito lhe parece!...

      SL

      Eliminar
    2. Ai não posso lançar anátemas? Queriam uma passadeira vermelha era? De resto, já percebi qual é o "fumo" do Carvalho. Vocês querem uma revolução, como uma catarse. As televisões alinham, porque nada melhor que uma "caldeirada" em Alvalade para dar muitas horas de directos. Os rivais, então, adorariam. Pois eu discordo por uma questão de pincípio e porque é completamente contraproducente. As suas prioridades estão no mínimo desfocadas, Álamo. No mínimo.

      Eliminar
  2. Já por várias vezes disse que nas anteriores eleições votei,e mais a família,no BdC. Não por convicção ou por julgar ser o melhor,mas sim por querer romper com o catatrofismo instalado.Referi tb que jamais o voltaria a fazer por ter posto o seu interesse pessoal acima do interesse do Sporting,bem evidente nas suas imensas intervenções nos piores momentos criando e aumentando o divisionismo entre os sportinguistas.Hoje reafirmo que os meus votos como sócio quase cinquentenáro,bem como os de minha mulher e filho JAMAIS serão para esse candidato!Por aquilo que hoje li há um apoio,ainda não muito visível daquele que considero o melhor presidente de sempre a José Couceiro.Sabendo eu que João Rocha nunca morreu de amores pelos implementadores do projecto Roquete é bom de ver que jamais apoaria um candidato da mesma linha.Assim e por isso mesmo sinto-me inclinado a votar Couceiro.Assim se confirme o apoio claro de João Rocha a essa candidatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco Fernandes,

      Tenho pena que seja, provavelmente, um leitor recente dete blog. Se não o fosse, ou se tiver tempo e disposição para ler os posts que dediquei a João Rocha, concluirá que eu também me incluo nos profundos admiradores de João Rocha, o melhor Presidente que conheci no Sporting em toda a minha vida que já passou dos 60.
      Também se se der ao "trabalho" de ler o que tenho escrito sobre José Couceiro, concluirá que a minha opinião sobre ele será bem próxima ou mesmo coincicente com a sua.
      Mas na minha modesta opinião, seria um excelente presidente, se porventura tivesse "apanhado o autocarro" logo a seguir a Dias da Cunha. Hoje tenho fortes dúvidas se conseguirá fazer aquilo que o caro julga estar ao seu alcance. Como já aqui acentuei em posts mais recentes, julgo que a situação estrutural, económica, financeira e desportiva do Sporting já não se compadece com "reformas", necessita urgentemente de uma "revolução"! E por muita admiração que José Couceiro me mereça e creia que merece, apenas poderá ser um bom reformador, nunca um revolucionário.
      Porque uma das primeiras medidas que o Sporting exige, sob pena de tudo continuar na mesma, será a redução para metade de todo o pavoroso quadro de pessoal(desde a vertente administrativa até ao pessoal que cuida da limpeza e do tratamento da relva, passando pela multidão de assessores, relações públicas, jurisconsultos, profissionais da comunicação, conselheiros, técnicos e atletas profissionais e muitas outras "ocupações de favor" que infestam Alvalade)que inunda o Clube e lhe depaupera a tesouraria em cada final de mês.
      Um "gentleman" como José Couceiro jamais será duro e cru para fazer semelhante revolução. Há 10 anos seria possível, hoje só um revolucionário o conseguirá, porque só um revolucionário conseguirá colocar o Sporting à frente de tudo e todos e seguir em frente, inflexível e determinado, sem se condoer com os problemas pessoais que uma acção desta envergadura exige.
      Sou um apaixonado estudioso das revoluções. E sei o quão dolorosas sempre acabaram por ser. Da China ao Vietnam, de Cuba às ex-colónias portuguesas de África, passando pela Argélia e por tantos outros países que as sofreram na carne. Mas todos esses países que viveram a experiência e a dor de uma revolução, sobreviveram. Outros que a recusaram não resistiram e já nem do nome nos lembramos, vivendo hoje a tristeza de anexações condenatórias da vontade dos seus povos.
      Qualquer revolucionário mete medo a todos aqueles que se habituaram aos "brandos costumes"! É tão natural como histórico. E a esse facto, acresce um outro ainda mais dramático: quase sempre os revolucionários, concluídas as revoluções, viraram ditadores. Só que uma ditadura numa instituição inserida num quadro de um país democrático, é impossível. Daí eu não recear que a algum Presidente do Sporting, alguma vez lhe passe pela cabeça de se perpetuar no poder. Quero uma revolução no Sporting para que o clube se possa salvar e não receio ditadores. Até Vale e Azevedo foi corrido do Benfica, entende o que quero dizer?!...
      Vamos continuar a nossa caminhada. E que cada um de nós e todos os que acompanharem o seu pensamento ou o meu, saibamos respeitar o resultado final de 23 de Março. Seja vencedor o "reformador" ou o "revolucionário", saibamos dar-lhe a honra do nosso apoio incondicional no dia 24 de Março e seguintes, enquanto ele provar que o merece. A "expulsão" de Godinho Lopes, provou à evidência, quem é o dono e senhor do Sporting!!!...

      SL

      Eliminar
  3. Não Álamo,não sou frequentador recente do seu blogue!Desde o seu aparecimento que sou leitor assíduo,mesmo discordado da sua recente inflexão de discurso.Já há bastante tempo que não comento, e nisso terá razão, pelo esquecimento das trocas de opinião que aqui tivemos, especialmente sobre o esbulho com que os apitadores iam brindando o Sporting. Discordo em absoluto que a vitória de BdC sirva de alavancagem para a redenção do nosso grande amor.Creio sim que seja o descalabro absoluto,tornando-se isso sim numa vitória de Pirro.Os meus quase 70 anos(faltam dois meses)assim me dizem que vai ser.

    ResponderEliminar