terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

É tempo de contar espingardas !...


 
 
"... A verdade é que se vislumbra por ali muita qualidade a cujo desenvolvimento é no entanto necessário dar tempo e conceder alguma paciência, mesmo nos momentos em que as coisas possam não correr tão bem quanto seria desejável.
Do mesmo modo será de todo conveniente que o acto eleitoral que se aproxima, seja antecedido de uma campanha que se deseja o mais tranquila possível e não venha a interferir no processo agora desencadeado por um treinador experiente, capaz de lançar as bases de um futuro que, está mais do que provado, não deverá passar por novas incursões nos mercados estrangeiros, onde o Sporting pouco mais tem colhido do que enormes desilusões, hipotecando a sua sobrevivência.
Chegou o tempo de dar oportunidades à malta jovem. Que a há, em abundância, na velha e sempre reconhecida boa escola de Alvalade.".
(Ribeiro Cristóvão,  in "Bola Branca"/RR)

Clarificada finalmente, em comunicado, a posição de Godinho Lopes, parecem criadas as condições para que "... o acto eleitoral que se aproxima, seja antecedido de uma campanha que se deseja o mais tranquila possível..."! Carlos Severino, Bruno de Carvalho e o quase certo José Couceiro, parecem dar as garantias suficientes de que a campanha mais não seja que um momento de esclarecimento profundo e detalhado de cada um dos projectos, com a civilidade e a elevação que são apanágio da grande e secular instituição que foi, é e sempre será o Sporting Clube de Portugal.
Mas sobra-me uma enorme preocupação perante o desenvolvimento a que todos estaremos a assistir, de acções de pressão e intimidação subreptícias por parte de uma parte significativa das forças leais à manutenção do "status quo" no Clube, particularmente aquelas que sempre se afirmaram próximas de um dos seus maiores credores bancários, junto de José Couceiro. A pretensão ridícula de que vários nomes conotados com o "desastre financeiro" que trouxe o Sporting até ao pântano em que se encontra atolado, façam parte das suas listas, além de estúpida e reveladora da cegueira patenteada ao longo de tantos anos por esse sector que parece incapaz de compreender os novos tempos, Efectivamente, o próprio Godinho Lopes no seu comunicado, cai no erro tremendo de recordar aos sportinguistas os nomes de José Maria Ricciardi e Sikander Sattar, omitindo por razões que só o próprio conhecerá um outro nome, Nobre Guedes, exemplos claros de pessoas que os sócios e adeptos leoninos nunca mais quererão ouvir falar, quanto mais verem fazer parte das listas de um dos candidatos em excelente posição para poder discutir as próximas eleições. 
Ainda acredito na firmeza e lucidez de José Couceiro, para recusar a inclusão nas suas listas de qualquer destes "lobos" que lhe quererão impôr, bem como de outros "vestidos com pele de cordeiro", que rápida e facilmente seriam despidos na praça pública. Ainda acredito nas condicionantes iniciais que colocou à sua candidatura, vincando a necessidade de coesão e solidariedade dentro da sua equipa. Se não ousar ser firme e implacável no cumprimento desse fundamental pressuposto, poucas dúvidas me assistirão de que anunciará prematuramente a sua derrota.
Em contraponto, vamos assistindo à serenidade, coerência e superior planificação evidenciadas pelos restantes projectos, muito em particular por Bruno de Carvalho, inapelavelmente aquele que me parece ser o único capaz de discutir com José Couceiro esta disputa eleitoral, face às fragilidades do projecto de Carlos Severino, que até poderá vir a revelar-se um candidato a ter em conta, sendo que até ao momento ainda não o terá conseguido.
A pouco mais de 48 horas de expirar o prazo para a entrega oficial de todas as candidaturas, assistimos à contagem final das espingardas e à "afinação de influências e pressões", que se espera não venham a traduzir-se em nada de nefasto, nem para o Sporting, nem para aqueles que corajosamente pretenderão corporizar todos os grandes ideais leoninos!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

4 comentários:

  1. Caro Álamo,

    POrque diz que "vamos assistindo à serenidade, coerência e superior planificação evidenciadas pelos restantes projectos, muito em particular por Bruno de Carvalho".

    È que tirando o Severino que disse umas ideias sobre futebol, o BdC e o Paiva não disseram absolutamente nada.

    Gostava de saber onde é que se baseia para falar em "superior planificação"?

    ResponderEliminar
  2. Aqui estou para lhe responder, caro Duarte: "superior planificação", do meu ponto de vista, é a obediência rigorosa a um programa ponderado e criterioso de todas as actuações necessárias ao sucesso de uma candidatura, adequando a sua cronologia de modo a que dela resulte o maior impacto possível nos alvos a atingir e gerindo com talento e saber, silêncios e palavras!... Mais terra a terra, direi que é substituir o nacional e porreiríssimo "em cima do joelho", por uma matriz comunicacional de excelência, onde ao mais pequeno pormenor é sempre atribuído papel relevante.
    Aos mais desatentos, tudo o que se desenvolve em torno de uma campanha eleitoral - independentemente do campo em que se situe - poderá parecer uma mera e casual sucessão de acontecimentos. Quem dedicar alguma atenção a estes fenómenos, com facilidade concluirá que nada por ali acontecerá por acaso.
    Mas mais interessante do que esta análise aos acontecimentos que se verificam nos caminhos de certas candidaturas, será extrapolar para uma mais que provável prestação futura de quem os protagoniza, caso venha a alcançar a desejada vitória eleitoral: "... pelo andar da carruagem, logo se vê quem lá vai dentro!...".
    É o que penso acerca da bondade da planificação que me sugere a candidatura de Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo,
    vc está a elevar muito a fasquia para o seu candidato.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Não sei se a fasquia está a ser elevada ou não... continuo expectante...!!! porém... perante o cenário que se apresenta... só temos duas opções... ou "mais-do-mesmo" com Couceiro e sus banqueros...!!! ou "algo-diferente"... com BdC e "otros banqueros"!!!

    Corremos riscos... pois corremos... dessa verdade não nos safamos... só não sei é se correremos mais ou menos do que até agora... e na verdade... como diz o povo... "perdido por cem perdido por mil..."

    Mesmo que percamos, pelo menos tentámos outra versão...!!! Não morreremos na ignorância de uma não tentativa...

    ResponderEliminar