terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

José Couceiro, já foste ?!...



Quando vejo um candidato a candidato às próximas eleições do Sporting Clube de Portugal. afirmar com ar doutoral, evidências como estas, digo para mim, como diria outro sportinguista no programa mais combatido e criticado - ainda não sei se bem se mal - da televisão portuguesa: "já foste" !...
Disse José Couceiro, que me habituei a considerar e a respeitar há tantos anos, estar disposto a candidatar-se, desde que sejam cumpridos dois pressupostos:

«Ter uma equipa de gestão com competência, em que haja solidariedade entre todos os elementos. Não é o futebol como uma ilha e depois a Direção financeira como outra ilha. Tem de haver essa coesão interna. Tem de haver solidariedade institucional, se não houver torna-se tudo mais complicado. Essa é uma questão que eu não abdico. A segunda, evidentemente, tem a ver com as questões de ordem financeira. Não há ninguém que consiga enfrentar esta situação se os problemas de tesouraria lhe surgirem todos os dias».

Oh José Couceiro, então mas esses dois pressupostos, essas garantias, deverão ser exigidas ou apresentadas, por quem alguma vez pensar em concorrer à presidência do Sporting?! Exigir o quê e a quem?! Aos sócios do Sporting?! Ao vazio de poder que vai prolongar-se até 23 de Março?! Ou a si próprio?!...
Não escondo a simpatia que o homem e o sportinguista sempre me mereceram. Mas estas palavras, do meu ponto de vista, serão um terrível suporte para qualquer ideia que lhe anime o espírito e um "handicap" que absurdamente destruiu todas as suas hipóteses.
Não sei se José Couceiro, bem lá no fundo, alguma vez pensou em candidatar-se ao próximo acto eleitoral. Mas se essa ideia alguma vez lhe bailou no cérebro, com tais afirmações, estourou-lhe nas mãos como um pequeno balão com demasiado ar e dela sobrará apenas a intenção. Porque o próximo acto eleitoral será ganho por quem estiver disposto a dar ao Sporting aquilo que ele há tanto tempo precisa, em vez de exigir seja o que for. Penso que José Couceiro "já era" !...

Leoninamente,
Até à próxima

23 comentários:

  1. Já era porquê?
    Porque não entra em demagogias??
    Só não entende o que ele disse quem não quiser ou quem esteja já formatado para outro candidato.
    Como ele não é multimilionário nem tem tem fundos,não pode prometer o que não tem.
    Cuidado com aqueles que vão aparecer a prometerem fundos e fundos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carta de intenções de um qualquer candidato, nunca poderá basear-se em pressupostos e garantias desta natureza, que lhe caiam no regaço por obra e graça de algum santo milagroso. Melhor fora que ele tivesse dito que só seria candidato se conseguisse encontrar a equipa coesa e solidária que disse ser necessária e pudesse, ele próprio, obter da banca as garantias financeiras que correspondessem às necessidades prementes de tesouraria que o Clube apresenta.
      Quisera que José Couceiro não tivesse dito o que disse. Porque como disse no post, é um sportinguista que sempre apreciei. Com este primeiro ensaio, do meu ponto de vista, Couceiro só pode ter começado mal.
      Entendi perfeitamente o que ele disse e só poderá falar em formatação, quem não me conhecer minimamente.

      Eliminar
  2. Como diz o anónimo anterior realmente não faz sentido afastar um possível candidato por este apenas ter sido sério e honesto(duas qualidades raras por estes dias no Sporting...).

    Ou os sócios pretendem outra campanha eleitoral ao nível da anterior?Populismos barato e uma mão cheia de nada por parte de quase todos os candidatos?

    Pessoalmente dispenso novo circo,agrada me o discurso realista de Couceiro e pelo menos da minha parte é esta a postura que procuro ver nas possíveis candidaturas que surjam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio ter respondido a "Jalex" no comentário que fiz ao "Anónimo Obol".
      Acrescentarei que, do meu ponto de vista, realismo e bom senso não serão suficientes para ganhar as próximas eleições, como de nada serviram a Abrantes Mendes nas anteriores. Rejeitando naturalmente "um novo circo", desta vez apenas darei os meus votos, ao tipo de candidato que já defini em posts anteriores.

      Eliminar
    2. Rejeita o circo,mas pelas suas palavras parece que é isso que quer no fundo.

      Fiquei esclarecido.

      Não lhe ocupo mais o tempo nem o espaço.

      SL

      Eliminar
    3. "Honni soit qui mal y pense".
      Um homem esclarecido, vale por dois!...

      SL

      Eliminar
  3. O que ele diz é uma evidência. Não se pode ter uma direcção financeira que esteja mais preocupada com os credores do que com o "core business" do Sporting e é lógico que o Sporting tem de ter tesouraria, senão não jamais terá qualquer agilidade no mercado. O falhanço na última janela de transferências teve a ver com a dependência total que o Sporting tem em relação à banca, por estar com muito poucas receitas. O estado a que o Sporting chegou, em que tem de ser a banca todos os meses a avançar com empréstimos para pagar os ordenados é o maior exemplo de como a actual direcção foi um fracasso rotundo. Não me interessa se o outro avança dá garantias, ou não. Entidade como deve ser não chega a isto. Brincamos?

    Não sei se o Couceiro está a dar recados a alguém que lhe está a pedir para avançar. Só espero que ele pense bem com quem avança, se estiver disposto a isso. Gato escaldado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Lionheart", concordarei que José Couceiro poderá ter colocado no correio uma carta para alguém. Mas essa carta, como diria Jorge Jesus, "é uma faca de dois legumes"! E os sportinguistas que apreciaram o texto dessa carta, só poderão ver um Couceiro vacilante, pouco arrojado para não dizer medroso. É minha profunda convicção que os sportinguistas não votarão nunca num candidato que evidencie estas características. Se Couceiro entende ser necessária uma equipa com os atributos que definiu, dê corda aos sapatos e descubra-a. Se entende que nesta fase difícil do Sporting, o Clube precisa do apoio da banca para fazer face às dificuldades de tesouraria, garanta junto da banca esse apoio. Dizer evidências como o caro muito bem diz, é dar tiros nos pés, salvo melhor opinião.

      Eliminar
    2. Caro Lionheart,

      Também acho que o que Couceiro quis fazer foi mandar um recado a quem está a pressiona-lo a candidatar-se.

      Mas de qualquer das formas revelou com estas palavras que a apenas 21 dias da apresentação das listas, ainda não tem NADA de soluções, o que significa que se aparecer como candidato será apenas um "fantoche" de algum grupo que anda preparar uma candidatura, e que precisa de uma "cara"..

      Cumprimentos e SL

      Eliminar
    3. Não faço esse juízo de valor sobre o Couceiro, porque não presumo saber tudo e ele merece respeito. Além de que nem estou em campanha por ninguém, ao contrário do Pedro, não?

      Eliminar
    4. Caro LionHeart,

      Não vou negar que para mim o Bruno de Carvalho parte com vantagem, porque foi dos poucos "notáveis" que não ficou confortavelmente calado a assistir ao descalabro financeiro e desportivo!

      Mas o meu voto final vai para o MELHOR PROJECTO, e se não for o do Bruno, apesar de ser amigo dele, não votarei nele!

      E agora diga-me honestamente, se estas palavras não desvendam a inexistência de qualquer projecto a tão poucos dias da apresentação das listas?

      E não entenda isto como um ataque ao carácter do Couceiro, sempre gostei muito dele e gostaria muito de o ver envolvido num dos projectos, se possível no melhor projecto, mas que não foi feliz nestas declarações, lá isso não foi..

      Cumprimentos e SL.

      Eliminar
  4. Caro Álamo, a minha interpretação é diferente. O que ele quis dizer foi que para avançar, só o fará se essas exigências que coloca "a ele próprio" forem realizáveis. É um pouco como alguém dizer: "só me tornarei pai se tiver condições para sustentar uma família". Trata-se de uma exigência pessoal para alcançar um determinado objectivo. Conhecendo a razoabilidade da pessoa em causa, só posso imaginar esse raciocínio.

    1abraço,
    Manuel dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel dos Santos, quando analisei pela primeira vez as palavras de José Couceiro, deixei o meu coração de sportinguista interpretá-las. E naturalmente, dei-lhe a interpretação que o meu caro lhe dá. Voltei a ler e a reler e acabei por concluir que sendo a sua mensagem dirigida a um universo de milhares e milhares de sportinguistas, alguns deles "opinion makers" e com influência no andamento da "caravana",terá constituído um gritante erro de comunicação, que poderá vir a pagar caro. Ter um pensamento subjacente à palavras que pronunciou, significará equilibrio e ponderação, nunca criticáveis.O mesmo não acontecerá quando oferecemos ao domínio público esse pensamento. É o que penso. O futuro dará razão a José Couceiro ou confirmará a minha preocupação.

      Eliminar
  5. Antes quero um homem que levanta questões...e sabe o que quer...
    Do que um outro que só para ser eleito...afirme que vai resolver as questões...sem dar disso garantias...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MaximinoMartins, adivinha-se uma campanha eleitoral muito dura, em que, como no futebol, ganhará porventura o candidato que cometer menos erros de comunicação. E esta entrada de José Couceiro afigurou-se-me um enorme erro de comunicação, que me deixou pena.
      Infelizmente, todas as questões que rodeiam a atribulada situação do Sporting, estão mais que escalpelizadas. Os sportinguistas não estão à espera que os candidatos venham repetir-lhes aquilo que há muito conhecem. Querem apenas ouvir como cada um deles se propõe resolver este imbróglio. O mais arguto, prático e directo será o Presidente do Sporting. É o que penso...

      Eliminar
  6. Não entendo a dúvida ou a má-interpretação grotesca das palavras do Couceiro.

    Couceiro diz que poderá ser candidato caso aqueles pressupostos existam. Obviamente não o está a exigir aos sócios, apenas a afirmar que sem esses dois pressupostos na sua candidatura ele não avança. Está por um lado a dizer o que acha essencial numa candidatura neste momento ao SCP - e dessa forma, "alertando" também os sócios do que ele acha serem as condições que eles devem estar atentos-, e a dizer que só irá avançar se tiver esses pressupostos garantidos.

    O Sporting e os sportinguistas precisam de cabeça fria neste momento, por muito que o momento não seja propício a tal. Dizer "já foste" é oposto.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alexandre, a opinião de cada sportinguista, não deveria ser classificada de "grotesca" por outro sportinguista. Haverá formas mais elevados de mostrar a nossa discordãncia. O "já foste" que utilizei, pretendeu apenas definir o tremendo erro de comunicação cometido por José Couceiro, quando ainda estamos no "warm up". A "corrida" ainda nem sequer começou, mas na minha opinião, vai ser dura e renhida, e qualquer erro poderá revelar-se fatal, até para um candidato que reúna à partida, como entendo ser o caso de Couceiro, uma boa parcela de favoritismo.
      Veremos se os "trunfos" que José Couceiro hoje deixou displicentemente sobre a mesa, não virão a ser aproveitados pelos putativos adversários...

      SL

      Eliminar
    2. Caro Álamo,

      desculpa se fui agressivo demais ou desnecessariamente, mas o que apelidei de grotesco foi a tua interpretação das palavras de Couceiro, e não a tua opinião sobre o Sporting ou a corrida eleitoral.

      Aliás, estou genericamente de acordo com o espírito da mensagem que tencionas passar, tanto no post como na resposta que me deste.

      SL

      Eliminar
    3. Desculpas aceites Alexandre. O extenso comentário que te dirigi, já deixou implícito que não levei a peito a palavra em causa. Sei que andamos todos nervosos, porque queremos o bem para o nosso Sporting e no meio de tanta confusão não é fácil ser sempre "politicamente correcto".
      Falas e bem, que estou apostado em deixar por aqui uma mensagem. Sim, é verdade! Mas não é uma mensagem de arrastamento para uma qualquer posição. É uma mensagem de aviso sério, aos sportinguistas: aos que se candidatarem que devem respeitar a grande nação leonina, abandonar promessas demagógicas, manter sempre uma correcta posição de civilidade e oferecer ao Sporting o que de melhor tiverem dentro de si, fugindo a lugares comuns e evidências de que estamos fartos; aos que agora começam a analisar todas as candidaturas no sentido de fazerem no dia 23 de março a sua escolha, que não se deixem embalar por cantos de sereia, por promessas vãs, irresponsáveis e irrealizáveis, que separem o trigo do joio e decidam, nunca por simpatias pessoais e sempre pelo melhor caminho, no seu entendimento, para o Sporting. Mas o meu alerta especial, vai para a importância das próximas eleições: aos sportinguistas está-lhes proibido um novo falhanço! Estamos quase no fim da linha!!!...

      Eliminar
  7. Caro Álamo,
    tentando interpretar as suas respostas aos vários comentários com mais bondade do que aquela que vc usou para interpretar as do Couceiro, cheguei à conclusão que candidato para si é aquele que já tem neste momento solução para os problemas do Sporting. Lamento desaponta-lo mas, com excepção de um rapaz que anda em campanha desde as últimas eleições, ninguem está neste momento preparado para avançar. Sendo que aquele dito rapaz estará apenas preparado para muita conversa da treta.
    Tomara o Sporting que um homem honesto e capaz como o Couceiro tivesse efectivamente o apoio para liderar clube. Teriamos duas vantagens: por um lado afastava o perigo da demagogia; e por outro haveria condições para o clube andar em frente.
    Por último, para o ajudar na sua exegese, o Couceiro, como é obvio, mandou um recado para os bancos, ou seja, se querem que ele avance têm que lhe dar condições.
    Como já disse os tempos não estão para meninos é necessário muito dinheiro ao fim ddo mês para continuar a haver circo. Caso contrário tem que se desmontar a tenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Obol",

      Lamento contrariar o resultado da sua tentativa de interpretar as minhas respostas aos vários comentários. Garanto-lhe que estará redondamente enganado, até na opinião que tenho sobre José Couceiro, que é absolutamente coincidente com o que o caro diz no segundo parágrafo deste último comentário. E acredite também que muito desejaria que o erro de comunicação que constituiu o "leit motiv" do meu post, seja único e não volte a repetir-se. Talvez tenhamos ambos noções diferentes sobre crítica. Eu critiquei apenas o erro de comunicaçao e isso jamais significará uma crítica às potencialidades, capacidades e atributos de quem o cometeu. O plauso hipócrita ou o silêncio complacente com o erro, não constituem balizas para a minha vida e forma de estar. Talvez cometa amiúde o pecado do perfeccionismo e deseje sempre ver réplicas em todos os que aprecio. Mas continuo a pensar que isso não será crime, nem trará mal ao mundo. Tenho noção da minha pequenez no universo leonino e, em particular no apertado círculo de José Couceiro. Porque quem sabe se o meu dedo indicador não lhe traria benefícios?!...

      Eliminar
  8. Couceiro disse foi que apenas avançaria se conseguisse garantir os dois pressupostos de que falou... Obviamente que se ele se vê como hipotético candidato será ele que terá de reunir essas condições.

    Qualquer outra intrepretação que se pretenda dar às palavras de Couceiro é um perfeito disparate, e só podem ser vindas de quem já tenha a sua ideia pré-concebida em quem irá votar!!!

    SL

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... Obviamente que se ele se vê como hipotético candidato, será ele que terá de reunir essas condições...". Estou completamente de acordo com Carlos Tobias. Se José Couceiro tivesse expressado, sem subterfúgios, essa intenção teria o meu aplauso. Mas em comunicação, como na política, o que parece, é! Couceiro pareceu dirigir-se a alguém, logo dirigiu-se mesmo! Esqueceu-se de como a nação leonina está ávida de caminhos, de capacidade de decisão e abomina cada vez mais as "meias tintas"! Ao dirigir-se a esse alguém, Couceiro esqueceu-se que seria ouvido com muita atenção pelo grandioso universo leonino e esse está farto de que lhe peçam condições. Ele simplesmente quer ouvir essas condições, a forma límpida e cristalina como cada candidato pensa poder retirar o Sporting do pântano em que o atolaram. Todo e qualquer candidato deverá ter muito cuidado com o que a partir de agora vai dizer aos sportinguistas...

      Eliminar