quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bruno de Carvalho: suficiente e prometedor !...


 
Dois anos depois, Bruno de Carvalho volta a ser candidato à presidência do Sporting. O candidato derrotado por Godinho Lopes nas últimas eleições, anunciou esta quinta-feira pelas 18.00 horas a sua recandidatura. Ao contrário da primeira vez, Bruno de Carvalho esteve só. Eis o texto integral da sua declaração:

ANÚNCIO DA CANDIDATURA DE BRUNO DE CARVALHO À PRESIDÊNCIA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL 
O Sporting Clube de Portugal vive um dos períodos mais difíceis da sua história.
Os seus problemas, que nos magoam e fazem sofrer, estão claramente identificados. As soluções passam inevitavelmente pela necessidade de reestruturar o Clube com realismo e sensatez, criando as condições necessárias para a sua sustentabilidade e o seu crescimento.
As medidas a tomar exigem coragem e determinação, mas sobretudo competência, e a liderança forte de alguém que conheça profundamente o Clube. Alguém que lidere, que sinta, que viva e que ame o Sporting Clube de Portugal.
 Como sempre afirmei, o Sporting e os seus interesses têm que estar sempre acima de quaisquer outros.
Chegámos ao momento em que os sócios serão em breve democraticamente chamados a optar em consciência pelo modelo que entenderem melhor servir os interesses do Sporting Clube de Portugal e pelos protagonistas que o levarão a cabo.
Pois bem: face ao momento actual do nosso Clube e ao apelo recebido de milhares de Sportinguistas para que eu me posicione do lado das soluções, onde sempre me situei, sinto-me na obrigação de uma vez mais me disponibilizar para ajudar o Sporting Clube de Portugal a reencontrar-se com a sua história e a ultrapassar com sucesso esta difícil fase.
Quero por isso hoje, 7 de Fevereiro de 2013, exactamente dois anos depois, anunciar que sou de novo candidato a Presidente do Sporting Clube de Portugal.
Faço-o nesta data por ela simbolizar o início de uma jornada onde assumi a responsabilidade de deixar de ser um sócio anónimo para servir de forma activa este grande Clube.
Faço-o com a plena consciência da exigência requerida pelo árduo trabalho que temos pela frente, primeiro durante esta campanha, depois na gestão rigorosa do nosso Clube.
Dois anos volvidos, é todavia com profunda tristeza que verifico que as condições desportivas e financeiras são significativamente piores. Esta situação, infelizmente clara para todos os sportinguistas, vai obrigar a muito realismo e a muita sensatez para podermos colocar o Sporting Clube de Portugal novamente da senda dos triunfos.
Para isso é fundamental que haja a coragem de assumir perante os Sócios apenas o que é possível e exequível.
Relançaremos o Clube com um ADN totalmente Sportinguista, e com total transparência do Universo Sporting para todos os Sportinguistas.
Levaremos a cabo uma gestão com os máximos rigor, competência e empenho, colocando, como sempre o fizemos, os interesses do Sporting Clube de Portugal acima de quaisquer outros, não abdicando de uma inabalável coerência já sobejamente demonstrada.
Garantiremos um Clube e uma SAD a uma só voz, com uma liderança clara e inequívoca, e órgãos sociais e estruturas responsáveis e conhecedoras do Clube, do desporto e da gestão.
 Modernizaremos o Clube, na linha do contributo por nós já dado nestes últimos dois anos para as alterações estatutárias e para o novo regulamento eleitoral.
Consolidaremos um Sporting verdadeiramente democrático, onde a voz de todos contará e terá sempre eco, num Clube de e para todos em que não existam conflitos inter-geracionais ou quaisquer outros.
Associaremos a dedicação dos colaboradores e funcionários do Clube ao nosso trabalho para melhorar as nossas propostas e concretizá-las adequadamente em todos os domínios.
Recriaremos a Onda Verde que vivemos com alegria na nossa anterior candidatura, com ela iniciando um novo ciclo na vida do nosso Clube que ninguém mais vai conseguir parar.
A Formação e a equipa B manter-se-ão como apostas fundamentais para o nosso presente e o nosso futuro. A formação será prioritária em todas as modalidades com vista ao respectivo desenvolvimento e crescimento sustentado, e para garantir um Clube eclético e orgulhoso de ser um dos maiores do mundo também devido à pujança das suas modalidades.
Adoptaremos as políticas financeiras adequadas para a sustentabilidade do Clube que permitam honrar os nossos compromisso financeiros e fazer face às novas regras de fair-play desportivo, mantendo índices de competitividade altamente exigentes.
Exigiremos o Respeito devido ao nosso Clube por parte das entidades que tutelam o Desporto e a Arbitragem, e da Comunicação Social.
Nunca iludiremos os sportinguistas com quimeras inalcansáveis; mas certos de que é o sonho que comanda a vida, a nossa vontade, a nossa dedicação, a nossa garra e a nossa competência levar-nos-ão ao orgulho das vitórias que também é nosso por direito próprio.
Prometemos liderança firme, competência sólida, rumo claro, determinação inabalável. E o redespertar do orgulho sportinguista, confiando para isso nos sportinguistas e pedindo-lhes a todos eles que confiem em nós.
Nesta campanha eleitoral não iremos discutir treinadores nem jogadores. O Sporting Clube de Portugal tem um treinador que é Jesualdo Ferreira, a quem devemos dar todo o apoio, devendo cada um de nós contribuir para alcançarmos as vitórias que ambicionamos. O plantel está definido e será com esse que iremos lutar até ao final do campeonato pela melhor classificação possível.
A próxima época será preparada com toda a ponderação. Actuando de forma cirúrgica, aumentaremos com segurança os nossos índices de competitividade.
Financeiramente o Sporting Clube de Portugal e a sua SAD têm vários desafios pela frente, dos quais temos plena consciência e que estamos preparados para enfrentar.
1º) Demonstraremos aos nossos parceiros financeiros que apostaram num Clube sério, que honra os seus compromissos e é um dos maiores do Mundo. Sabemos da Reestruturação financeira indispensável, mas também sabemos que ela está ao nosso alcance, e que poderá ser ainda melhorada com a nossa intervenção directa após as eleições;
2º) Implantaremos uma nova política de Rigor e Exigência. O Clube e a SAD têm de apostar nos melhores, tendo na sua estrutura excelentes profissionais que nos permitem potenciar recursos, aprofundar sinergias, e aumentar drasticamente a eficácia e eficiência do binómio recursos/resultados;
3º) Apostaremos em novas parcerias e nas novas tecnologias, e trabalharemos para consolidar a Marca Sporting pelo Mundo, com carinho especial pela Lusofonia, muito para lá da sua mera divulgação;
4º) Faremos com que os sportinguistas regressem à sua Casa comum, tornando-se novamente sócios e levando-os também a associarem-se a este novo Ciclo que todos ansiamos começar;
5º) Garantiremos os Núcleos Sportinguistas como os parceiros indispensáveis para a expansão do nome e da Marca do Clube, e para o ajudarem a gerar as receitas que continuam hoje a ser desperdiçadas;
6º) Saberemos encontrar e aprofundar novas parcerias financeiras que permitam a entrada de capital na SAD mantendo o SCP como detentor da respectiva maioria.
Seremos uma lista agregadora, seremos uma candidatura motivadora, seremos uma candidatura do Sporting e para o Sporting, dos Sportinguistas e para os Sportinguistas.
Não pedimos união, pedimos confiança! A união proporcionada pelo nosso amor pelo Sporting Clube de Portugal já existe, a união em torno do nosso projecto e das pessoas que o concretizarão será a óbvia consequência natural de um bom trabalho e de um bom desempenho.
Sabemos das dificuldades que nos esperam. Elas não nos demovem da certeza de sermos bem sucedidos, apenas nos dão mais força e nos conferem maior sentido de responsabilidade. Porque temos a absoluta certeza que todos juntos faremos regressar o Sporting Clube de Portugal ao lugar que é o seu.
Não podemos terminar sem uma mensagem a todos os próximos candidatos que se anunciem: esperamos que as próximas eleições possam ser o verdadeiro espelho dos valores e dos ideais que defendemos neste Clube. Que cada candidatura entenda a importância deste acto eleitoral e saiba estar à altura da responsabilidade de o dignificar, demonstrando que as anteriores eleições e a respectiva campanha apenas foram um episódio para esquecer da nossa história recente.
Estamos nestas eleições para vencer.
Não para vencer a nível pessoal, mas para fazer vencer o Sporting Clube de Portugal!
O Sporting é dos sócios. O Sporting Somos Todos Nós!  
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
 
Lisboa, 7 de Fevereiro de 2013
Bruno de Carvalho

Como primeira declaração das intenções que animam esta candidatura, considerá-la-ei apenas suficiente. Procurou tocar nos pontos mais importantes, para os quais todos os sportinguistas pretendem ouvir respostas e soluções. Mas refugiou-se no circunstancialismo desta apresentação, para se eximir a outros cuja importância não será menor, como sejam a indicação da constituição das listas que o acompanharão, a indicação das medidas concretas para resolver os problemas financeiros do Clube e a disposição de dar continuidade ao que foi feito de positivo no consulado da presidência anterior. Necessariamente que qualquer das lacunas que o seu discurso me sugeriu, hão-de ser desfeitas até ao dia 21.
A serenidade e confiança exibidas, conduziram-me à convicção de que a campanha que virá a desenvolver estará profundamente reflectida e dificilmente será perturbada por factores semelhantes aos da campanha de há dois anos. Se todos os candidatos alinharem pela mesma percepção, os sportinguistas serão poupados aos momentos pouco edificantes então verificados e o grande vencedor será o Sporting Clube de Portugal.
A acompanhar com naturais interesse e atenção...

Leoninamente
Até à próxima
 

6 comentários:

  1. Gostei. Fico curioso para conhecer a sua equipa e o seu programa.

    O que fica evidente é o programa de oposição a Bruno de Carvalho iniciada pelo jornal desportivo mais corrupto do pais, Record. A capa de hoje marca posição. Quem apenas ler a capa do jornal, imagine-se o que irá pensar de BdC!
    "Não preciso de união"?! Porque ignoram o contexto das suas palavras? Foi issi que ele quiz dizer? Vejamos:

    "Não pedimos união, pedimos confiança! A união proporcionada pelo nosso amor pelo Sporting Clube de Portugal já existe, a união em torno do nosso projecto e das pessoas que o concretizarão será a óbvia consequência natural de um bom trabalho e de um bom desempenho." - Disse BdC!

    Este jornal, tál como os outros (A Bola é o jornal do SLB, o Jogo é todo azul e não creio que simpatizem com a cor do discurso de BdC) tudo evitarão para que BdC venha a ganhar estas eleições, pois sabem que com ele a música será outra. Embora reconheça que os clubes precisam da CS, a CS desportiva sem a os clubes não vai longe, e muito menos irá quando esbarrar com o nariz nas portas do Estádio de Alvalade, sempre que semear mentiras, com o intuito de manipular a mente de muitos e assim enfraquecer o Sporting - pois é esse o seu objectivo final!

    Deplorável!

    Ao ler este jornal não só sujamos os dedos (pois o seu conteúdo é só m...) mas sujamos também os nossos olhos e a nossa alma sportinguista, por isso o melhor a fazer é NÃO LER E MUITO MENOS COMPRAR(financiar)O RECORD!

    Saudações
    Manuel dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Manuel dos Santos,

      Como disse no final do meu post, a declaração de BdC foi suficiente e prometedora, mas deixou-me à espera do subsequente desenvolvimento. A constituição das suas listas e a questão central que se prende com a manutenção no Clube da maioria da SAD e da sua interligação com este, terá de ser melhor explicada, porque eu não estou a ver nenhum investidor a aplicar o seu dinheiro, sem ficar com instrumentos de controle desse investimento.
      Fiquei triste com a recusa de Abrantes Mendes de fazer parte das listas de BdC. Seria a sopa no mel se ele fosse o próximo PMAG. Receio que BdC se vire para Vicente Moura, que não suporto nem pintado de verde. Dias Ferreira também teria o meu aplauso nesse lugar, mas penso que se candidatará à presidência, porque continua com um ego cheio de um apetite estouvado e despropositado.
      Vou aguardar pela definição de BdC e seguir atentamente o que irá fazer José Couceiro. Desta vez os sportinguistas terão de usar a razão em vez da emoção. A situação do Sporting é muito séria e receio que não tenhamos outra oportunidade como esta.
      Mas gostei de ouvir Bruno de Carvalho.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  2. Fez "oposição destrutiva" desde o primeiro dia de Godinho Lopes. Desta vez não leva o meu voto a não ser que os outros candidatos sejam ainda piores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que outra "oposição" poderia ser feita face ao descalabro da governação de Godinho Lopes?!... Sob esse ponto de vista, quais os sportinguistas que desde o princípio, não estiveram contra o que GL fez ao longo destes dois tristes anos de mandato?!...
      Outra coisa será a posição séria de aguardar os projectos de outros que se vierem a apresentar. Eu estou nessa posição: aguardar !...

      Eliminar

  3. Lá chegou o seu profeta. Pouco ou nada disse, que não fossem lugares comuns ditos por toda a gente. isso pouco me preocupa, já não poderi dizer o memso se durante a campanha este senhor não concretizar o que pretende fazer.
    Já agora, gostaria de lhe dizer que teve mão pesada com o Couceiro que nem candidato era, mas com este senhor é de uma grande benevolência.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei-lhe nota "suficiente", para o caso de o caro não ter reparado e disse que apenas entendia o discurso como "prometedor", deixando para o desenvolvimento na campanha a minha opinião final, atitude que parece partilhar também.
      Sobre o José Couceiro, apenas tive mão pesada para o seu erro comunicacional que apontei, que muita gente próxima dele entendeu como intencional, porque não desejará candidatar-se. Ontem apreciei em "A Bola TV" um discurso de que gostei muito, já sem as exigências anteriores. Talvez fosse um excelente candidato, porque domina o "cor business" do Clube, mas estará demasiado cauteloso...
      Não acredito em "profetas" caro "Obol"! Veremos os homens corajosos que se hão-de apresentar e, depois de pesar muito bem os projectos, decidirei. Nem lhe passe pela cabeça que já decidi. A história de manter a maioria na SAD, é muito bonita, mas por mais voltas que dê à minha cabeça, não a considero exequível. Vamos ver quem será capaz de colocar em pé o "ovo de Colombo" !...

      SL

      Eliminar