sábado, 15 de agosto de 2020

Por um qualquer buraco no saco!...




Arte Xávega na praia da Torreira e, por enquanto e felizmente, em tantas outras praias de Portugal. Uma pesca difícil, quase braçal, mas quantas vezes redentora para tanta e quase ignorada gente de parcos recursos que, ao longo da nossa costa, teima em resistir mantendo uma tradição ancestral, apenas porque assim o dita a lei da sobrevivência. 

No final de cada lanço, escorregando no fundo do saco pela praia ao encontro dos pequenos xalavares dos pescadores que depois as farão chegar, mais acima à improvisada lota, apenas umas centenas de quilos de carapauzitos, ainda imberbes e prateados. Raramente sedutoras e valiosas lulas, uma corvina ou robalo, dos 'granjolas', que 'frios e eficazes olheiros' sacam da lota a qualquer preço, para fazerem seguir para França, Itália, Japão, sei lá, pelo dobro, triplo ou mesmo quádruplo do preço com que são extorquidos aos pescadores que os arrancaram ao mar... 

Que me perdoem todos os sportinguistas que porventura venham a ler este meu postal de hoje, mas não resisto a comparar a actualidade do Sporting Clube de Portugal, no que ao futebol diz respeito, com a Arte Xávega: os recursos também serão modestos, a intervenção dos principais actores afigura-se-me também difícil e o trabalho realizado, quase braçal e quase sempre, por ironia ou incapacidade comunicacional, condenado ao esquecimento e a um atroz não reconhecimento...

O arrasto de que hoje, 15 de Agosto, feriado nacional por ser dia das "sete senhoras", nos dão notícia, mais uma vez parece modesto: os carapaus que ontem escaparam à rede e mais algumas 'pequenas novidades' que ninguém poderá assegurar poderem amanhã ser capturadas e trazidas para a praia. Entre elas, o "robalo" que a seguir vos mostro, depois de devida e leoninamente vestido:


Chama-se Wanderson Maciel, 25 anos, extremo direito/esquerdo brasileiro e com dupla nacionalidade belga, por ter feito uma boa parte da sua formação na Bélgica,  que pertence actualmente aos quadros do conhecido FK Krasnodar e cujo valor de mercado rondará os 10 M€.

Estou em crer que se eventualmente for apanhado nas redes leoninas, muito dificilmente não escapará... 

Por um qualquer buraco no saco!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Ai que saudades... da Torreira! Até aos 18-19 anitos, não conheci outra praia: casa alugada um mês e... de manhã, beira-mar, pois não tínhamos a nortada que, depois do almoço, nos "empurrava" para a ria (Monte Branco).
    Já lá vão 58-59 anos, uma vida, que saudade... e que "maldade" acaba de me fazer, amigo Álamo.

    ResponderEliminar