terça-feira, 12 de junho de 2018

Mas isto seria muita areia para a camioneta de Bruno de Carvalho!...


A demagógica proposta dirigida ontem por Bruno de Carvalho a todos os jogadores que apresentaram a rescisão por alegada justa causa perante o Sporting Clube de Portugal é, para quem ainda tivesse dúvidas, reveladora do inclassificável sofisma que o seu conteúdo encerra, e proclama aos quatro ventos a profunda desonestidade intelectual do proponente. 

De facto, analisemos com isenção e bom senso os termos propostos pelo ainda presidente do Sporting aos jogadores, condição "sine qua non" para a sua imediata demissão:

1 - Os atletas obrigar-se-iam a enviar uma carta na qual manifestassem a intenção de voltar atrás nas rescisões e ainda,

2 -  A disposição de virem a cumprir o contrato com o Sporting, mesmo que Bruno de Carvalho eventualmente voltasse a ganhar as eleições posteriores à sua demissão.

Devendo ter o ainda presidente do Sporting a clara noção de que nenhum dos jogadores que apresentou a rescisão, considera possível a manutenção do contrato estabelecido com o Clube, com Bruno de Carvalho na liderança, o mínimo que lhe seria exigível seria evidenciar a honestidade intelectual que o respeito devido aos jogadores mereceria e que deveria ter conduzido a uma proposta não muito longe destes termos:

i) - Os atletas obrigar-se-iam a enviar uma carta na qual manifestassem a intenção de voltar atrás nas rescisões, mas,

ii) - No caso e só nesse caso, de Bruno de Carvalho eventualmente vir a ganhar as eleições subsequentes à sua demissão, este comprometer-se-ia a negociar a sua transferência para o clube que os atletas ou os seus representantes indicassem, por um valor equivalente a uma percentagem a acordar com cada um deles, da cláusula de rescisão inscrita no contrato que os ligava ao Sporting.

Mas isto seria muita areia para a camioneta de Bruno de Carvalho!...

Leoninamente,
Até à próxima

12 comentários:

  1. Sejamos sinceros: rescindir contrato por justa causa com opção de retorno caso ele saia é demonstrativo da verdadeira razão.

    Podem-me dizer mil e uma coisas sobre o incidente da Academia e a perturbação psicológica q daí adveio, bem como sms/whatsapp, mas.... como se costuma dizer: Para filho da p.....

    E não, não sou um crente no Brunismo, ou qualquer outro termo que inventem para pressionar ou insultar. Sou do SCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os negócios de milhões jamais deverão ser decididos por impulsos de "para fiho da p.... filho da p... e meio"! A menos que seja o bolso do decisor a arder. Aqui nunca será o bolso de BdC a arder...

      E este "incêncio", que ainda não estará extinto, fará arder ao Sporting qualquer coisa que caminhará a passos largos para os 200 milhões. Hoje mesmo, alguém se "divertiu" a fazer contas sobre os milhões que o Sporting perderá da FIFA, deixando de receber aquilo que a organização paga aos clubes dos jogadores presentes no Mundial. O Sporting tinha quatro atletas, agora não tem nenhum...
      Eu também sou do Sporting! Há muitas décadas...

      Eliminar
    2. E esse valor é de quanto?
      E pode ser mesmo assim considerado, tendo em conta que ainda falta analisar a justa causa?

      Aqui nem tem de haver sequer ideia de negócios de milhões. Porque temos de assumir que estes jogadores têm de ser vendidos?
      Ou já estamos a equacionar que se o presidente do SCP sair, eles retornam e nós....vendemos pelo peço justo?

      Eliminar
    3. Isso é desinformação, visto que a FIFA paga ao clube ou clubes por quem o jogador jogou nos últimos dois anos. Ou seja: o Sporting receberá a totalidade dos pagamentos devidos à participação de Patricio, Gelson e William e metade da de Bruno Fernandes (a outra metade será da Sampdoria).

      Eliminar
    4. Não será desinformação. Alguém andou a fazer as contas erradas por não estar suficientemente informado. Agora, pela informação de José Machado, terá de corrigir as contas. Porém, faço notar ao caro José Machado que a desinformação apenas poderá ser cometida por um "orgão de informação". Aqui estamos num blog, onde não há profissionais e muito menos remuneração pelo trabalho oferecido gratuitamente aos leitores. Espero que entenda e colabore, em vez de vir para aqui armado em ERC! Há que entender o espírito da blogosfera: cada um dá o que tem e a mais não é obrigado. Com as dicas de todos, não estaremos "desinformados"!...
      Obrigado pela sua dica...

      Eliminar
  2. Caro Álamo... mas quem está tão afectado psicológicamente pode fazer o jogo que o Bruno Fernandes fez há dias pela selecção? Eu, como o meu amigo tive um burnout... nem queria sair da cama. E esta alminha consegue jogar assim? E o nosso seleccionador diz que eles estão bem?
    Concordo consigo em muita coisa, mas aqui há mais.
    Grande abraço.
    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem, até posso admitir a tese de UKLion que, no mínimo, razoável será. Mas não ficaria o Bruno Fernandes desarmado se eventualmente o Bruno de Carvalho não lhe tivesse oferecido todos os trunfos. Foi essa a razão que me fez escrever este postal.
      Abraço e SL

      Eliminar
    2. E é um bom postal, mas custa-me a perceber a lógica da rescisão. E o Podence? Porquê? O meu caro amigo tem razão em muito do que diz, mas a mim custa-me ver isto... não entendo, como não entendo o BdC, o Varandas, o Daniel, o Sobrinho ou o Castro (a pedir ao "amigo" traficante dos pneus para ter calma...) e outros. O SPORTING é o que me interessa, e mesmo sem estes todos, vou continuar a AMAR o Leão Rampante! Ídolos só tenho 1, o meu querido pai que, graças a Deus, já não tem que assistir a isto tudo. Mas por isso também visito este espaço e leio tudo o que escreve e não vou a outros "espaços" onde o ódio a BdC ou "croquetes" é a regra. SL.

      Eliminar
    3. Caro UKLion, estaremos a assistir a uma tremenda luta pelo poder no Sporting. Por uma lado, quem está sentado da "cadeira" defende os seus interesses pessoais e de um grupo a que está ligado, que não poderei aqui explicitar, por razões óbvias. Do outro lado estará um outro grupo, esse mais conhecido e que dá pelo nome de COFINA, a que alegadamente se vem dizendo por aí, estará ligado Álvaro Sobrinho. No meio de tudo isto está o Sporting e os sportinguistas que teimam em ainda pensar pela sua cabeça. Enquanto Bruno de Carvalho não entrou em paranóia, ou "burnout" como disse uma vez Eduardo Barroso, ou em estado crítico de descontrolo emocional absoluto como me parece, a partir da sua reeleição para o segundo mandato, as coisas ainda foram caminhando, com algumas realizações extremamente positivas, como reestruturação financeira, equilíbrio orçamental, aumento de competitividade em todas as modalidades e... "last but not least", a construção do Pavilhão João Rocha. Ultimamente, terá perdido o rumo, o discernimento, o bom senso, o sentido de estado e estará a cometer erros semelhantes aos que levaram à queda dos mais diversos ditadores por esse mundo fora.

      Tenho uma opinião muito pessoal sobre o que se passou em Alcochete, talvez parecida com a do juiz do Barreiro que tem o processo nas mãos e que ontem veio a público emitir a sua opinião: tudo o que terá acontecido, será, no mínimo, e sublinho, no mínimo, da responsabilidade moral de Bruno de Carvalho. Veremos no futuro o que os tribunais hão-de dizer, quando reunirem todas as provas...

      Quanto à atitude dos jogadores, aí a responsabilidade de Bruno de Carvalho não será apenas moral. Não sou néscio para não perceber que o que esta maltinha do pontapé na bola quer é milhões! Ora BdC, presunçoso e narcisista, ter-se-à convencido que pode muito bem fazer e dizer tudo o que lhe apetece e esquece que por detrás de cada jogador há um agente ganancioso e poderosos escritórios de advogados. E aí temos o quadro actual. Se há um culpado que se espalhou ao comprido pelo chão, é Bruno de Carvalho! As questões contratuais dos jogadores têm de ser tratadas com pinças e jamais na praça pública, o lugar onde BdC adora masturbar o seu tacanho narcisismo!...

      Sobre "brunismo" e "croquetismo" estaremos conversados. O caro UKLion rejeita essas lutas fratricidas estúpidas e eu abomino-as! O meu grande amor é o Sporting! E note que votei em BdC! Mas tive a inteligência e a felicidade de me curar!...

      Eliminar
  3. Se Portugal perder com a espanha a culpa será tb do BdC . O bruno Fernandes nem dorme coitado,a pensar em se aproveitar da situacao (sem justa causa) para duplicar o salario (algum clube o contratará e pagará indemnização ao Sporting ). Mercenário

    ResponderEliminar
  4. Ouçam a análise do especialista em direito desportivo que passou na sic, posso dar o link.nao existe razão para justa causa! Ponto! O Fernando Santos veio posteriormente dar uma ajuda,os jogadores estão optimos. Sei que a rescisão contratual do podence foi pelos eur prometidos pelo mendes.o BdC fez mt bem recusar encher o bolso com 7M.
    Vamos destilar a nossa angustia no BdC?
    Ele tornou-se incomodo por isso a CS foi usada para o mandar abaixo. Os que perderam o tacho aproveitaram a maré... esses são os piores abutres.
    À maioria dos verdadeiros sportinguistas apelo para não entrarem nas novelas da CS,é isso que eles querem,a guerra interna e auto destruição.
    Gostei das palavras ponderadas do Varandas,mas nesta fase de preparação da época seria nova catástrofe fazer eleições.
    Deixem a direcção encontrar treinador. Montar uma equipa.
    Dêem paz ao sporting.
    Não alimentem as novelas da CS
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Álamo,

    Antes de mais cumprimentá-lo e elogiá-lo pela qualidade do que escreve e a regularidade com que escreve. Só assim se consegue erguer e manter um bastião do sportinguismo na internet.

    Sou leitor regular há muitos anos, mas será a primeira vez que lhe escrevo, provavelmente porque em nenhum outro momento da vida recente do meu/ nosso clube senti, como neste, a necessidade de realizar processos de catarse emocional onde, perdoe-me, acabei por inclui-lo.

    É para mim evidente que as alegações de justa causa servem apenas para encobrir a verdadeira razão: aproveitar uma oportunidade de ouro (ou assim eles julgam) para encher bolsos de jogadores e empresários. Ou apenas os melhores e mais cobiçados jogadores do Sporting tiveram pesadelos e suores frios com o que se passou naquela infame tarde (partindo do princípio que ‘suores e pesadelos’ são argumentos relevantes para invocar justa causa para rescisão de um contrato de trabalho desportivo)? Terão Gelson Martins, Podence ou Bruno Fernandes, que, pelo que se consta, não sofreram agressões físicas, ficado mais afectados psicologicamente do que Lumor, André Pinto ou Misic, que até foi um dos que levou com uma fivela de cinto na cara? Estará a sensibilidade e fragilidade emocional directamente ligada ao talento para jogar à bola e ao preço de mercado de um jogador? Desculpe a ironia, mas em breve o nosso scouting colocará os jovens talentos à frente de um ecran a ver ‘As pontes de Madison County’, antes de sugerir uma contratação. Não duvido que este aspecto será muito explorado pelo Sporting na contestação às rescisões e ao qual nenhum juiz poderá ficar indiferente, mesmo reconhecendo que cada um terá a sua forma de lidar com o trauma.

    Teremos todas as razões para contestar e acusar o presidente, mas a justa causa das rescisões (pelo menos a ver pelas informações públicas) não pode nunca ser uma delas. Por serem oportunistas, se basearem em argumentos (outra vez, aqueles que conhecemos) falaciosos e por não defender os interesses do nosso clube.

    Um abraço.

    ResponderEliminar