quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Nem que seja apenas pelo exemplo!!!...


‘Clear obvious error’

«Se os comentadores e especialistas se dividem quanto à existência ou não de uma situação de penálti entre o Zaidu e o Pote, no final da primeira parte do recente Sporting vs. FC Porto, já a esmagadora maioria considera que a intervenção do VAR, sobre a decisão do árbitro Luís Godinho, foi extemporânea e contrária ao protocolo de intervenção do VAR.

Por todos, vejam-se as desassombradas considerações do ex-árbitro Duarte Gomes no jornal ‘A Bola’ de ontem.

O regulamento do VAR, emitido pelo IFAB, fala em “clear obvious error” (“erro claro e óbvio”) como pressuposto para o desencadeamento da intervenção do vídeo-árbitro. Tendo em conta que a essência da apreciação da jogada se coloca na “intensidade” do empurrão, porque mão nas costas do jogador do Sporting existe sem sombra de dúvida, o sr. Tiago Martins exorbitou claramente as suas funções.

Mas não foi só ele que errou. O sr. Luís Godinho, árbitro do encontro, após visionar as imagens, por sugestão do VAR, acabou por reverter a grande penalidade assinalada e a expulsão de Zaidu.

Fez mal, porquanto o protocolo do VAR dispõe que a decisão original só deve ser alterada pelo árbitro em caso de erro claro e óbvio, erro esse que o árbitro não poderia nunca ter vislumbrado pelas imagens. Ambos erraram.

E não era uma grande penalidade qualquer , porque, a ser marcada, com toda a probabilidade o FC Porto, a jogar toda a segunda parte com menos um, perderia o jogo e aumentaria o atraso relativamente ao Sporting e ao Benfica.

A gravidade da situação justificaria, no mínimo, um esclarecimento do Conselho de Arbitragem. Lembrar-se-ão como o Conselho de Arbitragem foi pressuroso a esclarecer o que se entendia por “fase de ataque”, num golo anulado ao Sporting (é sina!), em Portimão.

Desta vez, singularmente, o que o Conselho de Arbitragem faz é – pasme-se – apresentar queixa ao Conselho de Disciplina da FPF, por causa das declarações de Frederico Varandas após o jogo. Quanto às questões técnicas e a polémica instalada nem uma palavrinha...

Que mau serviço o Conselho de Arbitragem prestou ao futebol português.»


O meu aplauso para Carlos Barbosa da Cruz! Se as "comanditas" todas que vegetam impunes no futebol português, estavam à espera de que "depois da tempestade viesse a bonança", estarão muito bem enganadas! A voz e os protestos da indignação de quantos amam o desporto-rei e defendem os mais elementares princípios e valores que deveriam reger o futebol em Portugal, muito dificilmente, desta vez, será calada, enquanto aos culpados não for aplicado o justo ferrete da punição pelos crimes cometidos. Admitir sequer que Luís Godinho e Tiago Martins continuem por aí à rédea solta, será o maior erro que poderão cometer os responsáveis pela manutenção da sua impunidade!...

Luís Godinho e Tiago Martins, erraram. Terão de ser punidos!...

Nem que seja apenas pelo exemplo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Punidos?????? Banidos... e ainda era pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O banimento ou afastamento compulsivo da arbitragem seria uma das muitas punições que lhes poderiam ser imposta, ainda que, cumulativamente, merecessem muitas outras penas mais severas!...

      Eliminar
  2. Julgo que a critica ao CA ainda é demasiado polida e suave, pois começo a suspeitar que as nomeações para o VAR estão a ser premeditadas com o intuito de favorecimento de um certo clube. Senão, reparem na quantidade de vezes que este senhor Tiago Martins e o senhor Vasco Santos já foram nomeados para VAR de jogos do FCP e, por azar, cometem sempre erros de palmatória a favorecer o mesmo clube. Desde um penalti em Portimão, por corte de bola com o peito, a um penalti por empurrão de avançado ao defesa, a um penalti por pontapé de Marega, ao penalti claro de Zaidu, revertido... etc., etc. que a lista é longa.

    Neste momento o VAR, criado com o objectivo de introduzir verdade desportiva, está a ser usado para criar uma "mentira desportiva". Pode ser apenas azar dos intervenientes, mas quando o CA os nomeia constantemente, apesar do erros, a coisa torna-se suspeita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que haverá qualquer coisa no ar cujo odor desafia os mais pacientes, parece facto indesmentível! Terei de confessar no entanto ainda não ter sido capaz de descortinar se os sucessivos erros tenderão sempre a "beneficiar o mesmo clube" ou se tenderão, muito particularmente, a prejudicar SEMPRE o Sporting!...

      Eliminar