quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Força Andraž, nós sportinguistas queremos aplaudir-te!...


Sporar adapta-se a Rúben Amorim

«Diz quem o conhece que Andraz Sporar é um homem de objectivos, um atleta que não vive sem fixar metas, todas elas ambiciosas, a curto, médio e longo prazo. Metas pessoais, claro, para cumprir, também, os objectivos colectivos. E se no ano passado o internacional esloveno falhou por três a meta que havia fixado a si próprio - chegar à dezena de golos de leão ao peito -, a nova temporada trouxe um desafio inesperado ao avançado de 26 anos: a condição de suplente.

"O Sporar é opção técnica. A equipa vai mudando a forma de jogar durante o ano. Agora é preciso características específicas para jogar naquela posição da forma como nós jogamos e ele vai ter de adaptar-se a jogar da maneira que eu quero", justificou Rúben Amorim, no passado dia 3, face à mudança de estatuto do avançado que, desde a sua contratação, em Janeiro, era titular indiscutível, tanto com Silas como com Amorim.

Ora logo no dia seguinte a esta declaração, Sporar ficou mesmo de fora dos convocados para o jogo com o Portimonense. Motivo? Uma tendinite no adutor da coxa direita, que o levou mesmo a falhar os compromissos da sua selecção. Ainda viajou, foi avaliado, regressou mais cedo a Alcochete e desde aí, decidiu fazer horas extra, tanto na Academia do clube como em casa.

A reunião e o mercado

Sporar ficou a conhecer as razões e os motivos de Rúben Amorim numa conversa, cara a cara, ainda na pré-época. O treinador explicou ao avançado o que pretendia dele e o que exige naquela posição. O avançado entendeu, interiorizou e desde esse dia traçou, então, uma renovada meta para esta temporada: voltar a ser titular indiscutível no Sporting, recuperar esse estatuto de leão ao peito e, só depois disso, voltar a pensar numa meta de golos.

Face à perda de estatuto dentro do plantel leonino, o mercado olhou, naturalmente, para Andraz Sporar. Ao agente do avançado, chegaram várias abordagens mas a todas elas o internacional esloveno respondeu da mesmíssima forma que à própria administração da SAD do Sporting, quando a 6 de Outubro, nas negociações em torno de Paulinho, o SC Braga solicitou o empréstimo do avançado: Sporar rejeitou liminarmente sair de Alvalade depois de tão pouco tempo de leão ao peito, tem a firme convicção de que vai afirmar-se no Sporting e, feita a natural adaptação, tem feito saber no seu círculo mais próximo que o clube enche-lhe as medidas, além de estar encantado com as condições do clube de Alvalade, com a cidade de Lisboa e motivado pelo apoio que lhe tem sido dado por parte do staff.

Sem nunca ter jogado em 3x4x3, habituado a ser um ponta de lança de referência, Sporar já mostrou, no clássico com o FC Porto, algumas das movimentações que Amorim lhe pediu e o avançado tem treinado. Exemplo disso o lance do 2-2, com participação decisiva de Sporar - e um toque de difícil execução.»
(Mário Rui Ventura, in A Bola, hoje às 13:44)

Às vezes de uma fraca moiteira sai um bom coelho! Aconteceu-me hoje ao ler este texto de Mário Rui Ventura, jornalista de A Bola. Uma excelente contribuição para qualquer sportinguista ficar a conhecer algo mais sobre a candente matéria de que a toda a hora se fala no grande universo leonino: o ponta de lança!...

Confesso que fiquei a apreciar um pouco mais Andraž Šporar e a prometer a mim próprio a condescendência de que julgo ele ainda não ser merecedor em Alvalade. E podemos até estar a lavrar, todos, num grande erro...

Força Andraž, nós sportinguistas queremos aplaudir-te!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Sporar é um bom jogador e marca golos. Seria uma aberração ser posto de lado, especialmente considerando que o Sporting é dos clubes principais da liga aquele que estatisticamente tem um índice de golos marcados inferior. É só consultar os registos de Sporting, Benfica, Porto e Braga no campeonato passado para se perceber a falta que faz o goleador numa qualquer equipa. Adaptado ou por adaptar, o Sporting precisa de Sporar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho exactamente o mesmo entendimento o Sporting precisa de Sporar!...

      Eliminar