terça-feira, 27 de outubro de 2020

Está tudo dito!!!...

 


O motor do novo Sporting

«Se muitos lhe apontavam em jovem as dificuldades de um físico irreverente para futebolista (alto, pesado, pouco ágil), ele tratou de compensar com o primor dos factores tácticos (estudou, entendeu o jogo e interpretou a função que escolheu) e técnicos (evoluiu na articulação motora e na relação com a bola). Em momento algum, perante qualquer treinador, desenvolveu relação de amor à primeira vista. Muitos condenaram-no à vulgaridade e afastaram-no liminarmente de um nível que desse resposta às máximas exigências competitivas; outros olharam-no como caso mais ou menos perdido, sobre o qual preferiram adiar decisão definitiva quanto ao futuro, promovendo empréstimos a clubes com ambições moderadas (Moreirense e Belenenses) e a cedência a um concorrente directo (Sp. Braga), opção com sabor a despedida – ninguém no Sporting teve planos para ele como titular da equipa principal.

Neste percurso, João Palhinha aproveitou o tempo e os conselhos dos treinadores com quem se cruzou (Miguel Leal, Quim Machado, Sá Pinto, Rúben Amorim, Custódio e Artur Jorge); levou a cabo uma evolução física e biológica (tirou peso ao 1,90 m de altura e tornou-se um jogador mais solto) e foi adquirindo experiência longe de Alvalade, onde ainda se cruzou com Jorge Jesus. A partir de determinada altura tornou-se um jogador cujo físico evoluiu de problema a solução; apetrechou-se então com armas cada vez mais consistentes e viu crescer o estatuto à medida que a imensa qualidade futebolística veio à superfície, até dominar em pleno a tarefa que desempenha.

O ponto de situação de JP é fácil de definir: faz quase tudo bem e cada vez faz mais e melhor. É um médio que alargou influência e o raio de acção; aumentou eficácia nos duelos individuais, consumando a construção de um jogador inteligente, sóbrio e preciso; que zela pelo equilíbrio mas vai revelando armas para se tornar importante também nas acções de aproximação ao golo, virtude que lhe concede imagem temível quando aplicada ao jogo aéreo – é um perigo na área adversária e um seguro de vida quando chamado a defender. JP evoluiu muito na distribuição criteriosa e sem erros, confiança que lhe permitiu alargar influência através da clara melhoria no passe longo.

Um dos segredos para a afirmação de JP é, também, conhecer os seus limites, suprema prova de inteligência de quem os aceitou e jamais quis ultrapassá-los. Não nasceu com o dom de outros mas compensou com trabalho e dedicação de modo a superar o que a natureza lhe negou. Agora só tem de aproveitar a oportunidade e dar-lhe continuidade; agir como quem não procura álibis para dar por concluído o processo de afirmação; e enquadrar-se perante o reconhecimento exterior de modo a consolidar a autoridade e não entendê-la como sinal de uma plenitude prematura, logo incompleta.

Motor do novo Sporting, depois de ter assumido o controlo da equipa que melhor futebol praticou em Portugal na época passada (o Sp. Braga de Rúben Amorim), JP é a prova de que as grandes potências colectivas não têm, necessariamente, referências estruturais entre aqueles que se expressam e se tornam decisivos pelos golpes instantâneos de magia avulsa. Para quem tanto exigiu de si próprio e superou tamanhas dificuldades na construção do jogador em que se tornou; para quem conquistou um lugar ao sol no actual panorama nacional, ninguém acredita que vá dar por terminada a empreitada que aceitou levar a cabo. Agora que encontrou um treinador que confia em absoluto no seu potencial, é justo que usufrua do momento mais alto da carreira e com ele se fortaleça ainda mais. Nada que deva desviá-lo da missão principal que é continuar a evoluir para jogador indiscutível no Sporting e no futebol português.»

Rui Dias escreveu. E quando ele escreve...

Está tudo dito!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Caríssimo Amigo, bom dia!

    Interrompo o meu auto-imposto silêncio, do qual o meu Amigo sabe a razão pela simples razão de a sua frase final me ter levado a ficar a pensar.
    Na verdade, não está tudo dito...
    Como o meu Amigo sabe bem, não votei em Frederico Varandas e na sua lista.
    No entanto, embora para alguns lhes caia mal, vivemos em Democracia, e os Orgãos Sociais foram legítimamente eleitos, pora um mandato que, excepto em caso de violação grave aos estatutos do Clube, que não consegui descortinar, devem cumprir. Será então tempo para, outros que creiam poder fazer melhor, se apresentarem a sufrágio, e que o melhor (ou o que conseguir reunir maior n~umero de votos) passe a liderar os destinos do Clube.
    Nos entanto, o que tenho verificado, com exemplos concretos em comentários na blogosfera, de nível muito Taberneiro, mas não só, é:
    - este Presidente não fala, não protesta, rua com ele;
    - este Presidente atacou o Pinto da Costa, falou, devia estar calado, rua com ele;
    - esta Direcção tem contrato com a Macron, não tem expressão internacional, que vergonha, rua com eles;
    - esta Direcção fez contrato com a Nike, é mesmo de croquete, só tem estilo, são camisolas feitas de garrafas de água, "o logo sai ao fim de meia dúzia de lavagens" (li eu, já lá volto), rua com eles;
    - estes gajos deviam apostar nos miúdos, só compram velhos, negociatas, rua com eles;
    - esta equipa agora é só miúdos, deviamos era contratar um ponta de lança daqueles muito bns, rua com eles;
    - vão buscar treinadores velhos, que nunca deram nada, rua com eles;
    - compraram um treinador jovem, muito caro, ra com eles;

    E por aí adiante, fazia aqui um autêntico romance se fosse a escrever todas as atoardas de que me lembro, desde propoem para Presidente o autor de um blogue, que dizem ter o perfil adequado, só porque escreve umas coisas na net, até propalarem o regresso de Carlos Vieira, o último General daquele Presidente que se julgava tão importante, que até numa estátua colocou uma frase sua, ainda durante o seu mandato, como se fosse uma figura histórica.
    Enfim, esquecem-se essas criaturas que, por exemplo, ter a Nike (onde quase que adivinho a mão de Cristiano Ronaldo, um dia se saberá) é ter a marca com maior visibilidade do mundo, ou acham que para a selecção é bom, no Sporting já é uma merda?
    Já pensaram que vão ter os equipamentos na mesma loja, a nível mundial, dos da nossa selecção, e do Cristiano, já pensaram? Já pensaram no que é ter a gama e o poder da Nike em criar merchandising de qualidade com o logotipo do Sporting?
    A do logo sair, só mesmo de quem compra contrafacção. Tenho muitos artigos da Nike, o logotipo é bordado...
    Quanto aos miúdos, primeiro era que se deixavam sair, que não se aproveitavam.
    Agora é que se fazem contratos cedo de mais, antes que tenham provado fosse o que fosse.
    Realmente, bom bom é ter claques que atacam os jogadores do Clube. As claques dos outros (as legais e as clandestinas) vão visitar os talhos e as casas dos árbitros com ameaças, e até o centro de treino deles, como já sucedeu. É esse o caminho? Seguramente não, mas atacar os nossos atletas, ou aproveitar o primeiro jogo em que é permitido ter público para insultar o Capitão de equipa ao intervalo, ou insultar o Presidente com os cânticos do costume, também seguramente não o é.

    Fico por aqui que já vai longa a missiva.
    Desejo a todos os Amigos deste blogue, e especialmente ao Querido Amigo Álamo, saúde, da boa, como se diz na Beira.
    Mantenha-se a salvo e com cuidado.

    Um grande Abraço deste que muito o estima,

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo com um grande abraço! Nem poderia celebrar de outra forma o regresso de um dos mais dilectos Amigos deste blog - que me perdoem nesta hora especial, todos os outros Grandes Amigos de Leoninamente! -, a quem reconheço poderosos motivos para o "auto-silêncio" a que se impôs, mas a quem confesso que nem lhe passará pela cabeça o quanto ele me custou e continua a custar, na medida em que continuo a viver numa difícil e dolorosa expectativa, sempre na esperança de que as suas razões tenham deixado de fazer sentido e o Sol tenha voltado a brilhar!...
      Meu caríssimo Amigo José Lopes, impossível descrever as saudades que há tanto tempo me invadiam por não ter o privilégio das suas palavras, na manifestação do mais puro sportinguismo que me tem sido dado conhecer. Bem haja por estas palavras e... seja bem-vindo a este meu cantinho que também é e será sempre seu, numa grande e importante parte.
      Sobre o tema que terá proporcionado este nosso feliz reencontro, como se torna óbvio, subscrevo cada palavra, cada ponto e cada vírgula do seu leonino discurso.
      Como saberá bem melhor do que eu, o Sporting mudou muito nestes últimos tempos. Mas nada nem ninguém conseguirá extinguir a chama deste fogo vivificador que arde dentro de nós.
      Como o meu Amigo soube desde a primeira hora, não apoiei Varandas nas últimas eleições. Mas mesmo com alguns erros à mistura, por cá continuo a apoiá-lo como o "meu presidente" e mesmo sujeito às críticas que adivinhará, assim continuarei até ao próximo acto eleitoral, seja ele quando for, de preferência dentro dos dois anos como impõem os estatutos do Sporting Clube de Portugal...
      Teremos tanto que dizer um ao outro! Perdoar-me-á no entanto que não tome a iniciativa, porque apenas sei que nada sei, para além deste agradável indicador que hoje me ofereceu.
      Outro grande, leonino, fraterno e amigo abraço, sempre ao seu dispôr.

      Eliminar
    2. Tudo aquilo que sinto e por culpa própria nunca escrevi. E quando tenho dúvidas vou à tasca do Bruno e leio os comentários, fico logo esclarecido sobre a imparcialidade desses adeptos.em suma prefiro ser sportingado do que ser cego.

      Eliminar
    3. Caro José, esta tudo escrito no seu comentário. Nao sou fa desta direcao, nao é segredo aqui, mas sou do Sporting e acima de tudo o bem do clube e elogiar quando as decisoes sao boas. Se ha algo que me deixa satisfeito é perceber que esses que fala sao cada vez mais os mesmos e cada vez menos. Agora ha algo que nunca devemos confundir que é apatia com estabilidade, que infelizmente é muitas vezes confundida inclusive por pessoas nesta direcao

      Eliminar
  2. Se me permitem uma pequena "colherada", concordo em absoluto com o memorando do Sr. José Lopes, ao qual lhe envio um forte abraço Leonino, e que apenas peca por escassez, atendendo que muitos e muitos outros exemplos se poderiam (lamentavelmente) acrescentar.
    Comungo igualmente, da postura e sentimento, de que o Presidente legitimamente eleito, é, e será sempre, também o meu, desde que seja pessoa séria, credível, prestigiada e, que durante o mandato, os Estatutos não sejam violados de forma grave, ímpia e grosseira.
    A única diferença, entre os estimados Sportinguistas que aqui confessam a sua indicação de voto, reside apenas, na de que pessoalmente votei em consciência na lista do Dr. Varandas.
    As razões e fundamentos, basearam-se no conhecimento de algumas das digníssimas personalidades de elevado prestígio, competência e gabarito que integravam a lista, e pela estratégia e projeto, para o futebol profissional, ou seja, de investir, reestruturar e pôr a "casa das máquinas" a funcionar - o ADN da Formação.
    O prometido, está cumprido, e isso é um forte elemento que considero e aprecio.
    Igualmente a humildade de reconhecerem, que na época passada houve alguns equívocos que não resultaram e se revelaram como erros.
    É um outro factor que admiro, o da honestidade intelectual e frontalidade da assunção da verdade, permitindo corrigir o que estava menos bem.
    Manifesto igualmente, por justo e irrefutável, a enorme Coragem do nosso Presidente, que em conjugação com outras características do seu perfil, o elevam à condição de termos um Grande Homem e Cidadão.
    Sem mais considerações, estou muito grato e satisfeito com estes Órgãos Sociais, a quem desejo saúde e sorte, para continuarmos no trilho que em breve nos conduzirá ao sucesso, contra tudo e todos, e sempre na vanguarda pela verdade das competições desportivas.
    No caso de no futuro apresentar a sua recandidatura a novo mandato, jamais poderei em nome da estabilidade, ser ingrato e não valorizar a obra (nas condições complexas e difíceis, sobejamente conhecidas), a seriedade, a coerência e honra na palavra.
    Obviamente sem menosprezo e devida apreciação, de diferentes listas e projectos que reúnam idênticas qualidades, porque importante e determinante para o futuro é o bem do nosso Sporting CP.
    Fraterno Abraço Leonino

    ResponderEliminar