sábado, 3 de outubro de 2020

As culpas maiores estiveram em Rúben Amorim!...


Leão ferido... de morte?

«A goleada sofrida frente ao Lask Linz e consequente eliminação europeia tirou do armário os esqueletos da época passada. O Sporting já estava ferido socialmente antes do jogo, como se viu na última assembleia, mas desportivamente é este golpe que levanta dúvidas. E logo quando Rúben Amorim precisava de confiança para formar uma nova equipa.

Em Alvalade ninguém se entende. São muitas fações, guerrilhas, pedidos de destituição quase diários, num clube que passou a juntar presidentes ao que já era um cemitério de treinadores. Politicamente, o Sporting está completamente esfrangalhado. Culpa de Varandas, que não conseguiu unir o clube como prometia em lema, mas também resquícios de um populismo exacerbado que deixou sementes de ódio bem espalhadas. As palavras de Baltazar Pinto são assassinas. E verdadeiras. Mas ninguém vai assumi-las. E isso pode levar da ferida à morte.


Mas atenção, o falhanço na Europa não é culpa das claques, da política, das pinturas na parede, nem da oposição. A Covid pode ter ajudado, acredito, mas foram estrutura, treinador e equipa que falharam. E terão de ser eles a sair do buraco. Os meninos terão de se fazer homens. Porque ninguém lhes vai dar a mão.»
(Bernardo Ribeiro, Saída de Campo, in Record, hoje às 00:30)

Subscrevo inteiramente a tese defendida por Bernardo Ribeiro nesta sua crónica. Desde a preparação para um jogo desta natureza e com um adversário que me pareceu mal estudado, até à escolha da estratégia e à total ausência de realismo que não terá sido infundida aos jogadores ao intervalo, talvez pela primeira vez desde que chegou a Alvalade...

As culpas maiores estiveram em Rúben Amorim!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Nesta barafunda só espero que o bom senso seja restabelecido. Se não... qual é o próximo treinador? Na era Varandas já vão em sete, se a memória não me atraiçoa.

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro realcar a frase “Varandas nao conseguiu unir os Sportinguistas como prometeu na campanha”, todos os problemas atuais do Sporting se resumem a isso, onde as discussoes dos blogs bem demonstram, ate eu perdi a racionalidade e equilibrio quando falo do estado do Sporting. Enquanto este vetor nao for alterado (que penso que ja nao será conseguido), o Sporting andara neste modo de apedrejamento colectivo e irracional constante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lógico. Tantas teorias para explicar o óbvio. Baltazar Pinto disse Varandas não vê?

      Eliminar
  3. A culpa é sempre do líder, neste caso do treinador. Mas há atenuantes e uma evidência, o Lask Linz é hoje bastante mais equipa que o Spirting. Este Lask Linz provavelmente derrotaria qualquer equipa portuguesa. Fez ao Sporting em Alvalade o mesmo jogo que o Leipzig fez ao Benfica na Luz. O que não se desculpa é a incompetência defensiva nos três primeiros golos do Lask. No quarto a equipa já não estava em campo, sequer. O que dizer do 3 golo do Lask e da posição de Adan e do gesto de Neto?..não são miúdos inexperientes. E faz-se o quê para mostrar a jogadores experientes que aquilo foi inaceitável? SL

    ResponderEliminar
  4. Há muitos anos que o diagnóstico para mim e para grande parte do insucesso no futebol, reside nos "golpes palacianos" e permanente conspiração, contra quem está temporalmente à frente do clube.
    Ambiente, destrutivo, autofágico, corrosivo e condenatorio, que impossibilita e não permite ser mais competitivo e vencedor.
    Por isso, tenho defendido e preconizado, que o principal campeonato a vencer, é o da estabilidade e credibilidade.
    Como se tudo nao fosse suficientemente grave e destruidor, acumularam-se dívidas, fragmentou-se e radicalizou-se ainda mais a Família e ainda por cúmulo inadmissível, estimularam-se ciladas e atentados aos jogadores e às instalações do Sporting CP.
    Respirar e ainda estar de pé, por si só, já é quase
    um milagre.
    Mas o que vislumbro como dramático, de enorme tristeza, muita angústia e profundo mal estar e incompreensão, é verificar que estamos à beira do abismo e possível fim.
    Os recorrentes detratores de tudo e mais alguma coisa, que se alimentam de espúrios egos populistas e de práticas desordeiras e/ou irresponsáveis, um certo dia e exato momento, vão parar.
    Porque já nada há para abater, para ser contra, para caluniar, para dizer mal, para protestar, para agredir, para caluniar - pois o Sporting CP, decretara insolvência e encerra portas.
    À porta dos Tribunais, lá estarão apenas alguns e muito poucos, a continuar a senda de ofender e mal dizer, mas agora, dos credores a reclamarem serem ressarcidos e a posse do património imobilizado.
    Com saudade e raiva, olharei fixadamente e verterei lágrimas, em frente do cartão de sócio e《gamebox》com as minhas mãos já enrugadas e trêmulas.
    Apenas o conforto da consciência tranquila de que tudo fiz e estive, Sempre e Sempre, ao lado do meu Grande Amor.
    Fomos e somos, os principais inimigos de nós próprios e a prova da mais dura, verosímil e contraditória forma de Amar.
    Fraterno Abraço Leonino

    ResponderEliminar
  5. O Benfica foi eliminado da Champions pelo colosso PAOK e não se passou nada, há 3 anos perdeu os 6 jogos na fase de grupos da mesma Liga. e um 5xo do Basileia,outro colosso. Também não se passou nada.
    O Sporting é sempre um drama, aproveitado por uma miserável comunicação social.

    Coreu mal, claro, mas a vida continua. Continuar a trabalhar!
    SL
    SL

    ResponderEliminar