quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

E se não, onde estão os tomates?!...


TANTAS MÁS NOTÍCIAS EM ALVALADE...

«Por todas as razões - algumas muito boas, várias delas defendidas nas últimas horas por Octávio Machado, como a qualidade de jogo da equipa, a aposta firme em jogadores portugueses e o aumento de espectadores em Alvalade - o Sporting vai estar, no mínimo até final da temporada, no primeiro plano da actualidade futebolística. E não apenas porque lidera a Liga.

Ou porque lhe fugiram por entre os dedos futebolistas que muito desejava, ou porque viu ser arquivado o processo dos vouchers, ou porque pode perder Slimani, sem esquecer a novela Carrillo, que pode ser surpreendente para quem vive no reino do leão.

A questão que ultimamente tenho colocado a mim mesmo, independentemente de alguns dos mais altos responsáveis dos leões defenderem que no clube só se fala de jogadores com contrato assinado, é por que razão tem perdido o clube jogadores que lhe interessam, particularmente para o FC Porto.

E a propósito desta temática, quando se pretende fazer dos jornalistas bodes expiatórios nestes processos é bom não esquecer que há muita gente interveniente no jogo que planta notícias através de empresários que lhes são próximos… E como diria o mesmo Octávio Machado muita gente sabe do que estou a falar…

Danilo falou com Jorge Jesus, Suk tinha uma proposta melhor do Sporting, Carlos Pereira defende que Marega e José Sá não se tornaram leões porque o clube se atrasou, mas quais serão verdadeiramente as razões? Se o treinador é reconhecido por todos como um dos melhores da atualidade, porque será? Terá isso a ver com a forma de estar do presidente do clube no atual panorama do nosso futebol? É bem provável mas, mesmo assim, alguém me conseguirá convencer de que o futuro, por exemplo, de José Sá será mais feliz no Dragão do que em Alvalade? E em boa verdade, jogarão Suk e Marega mais vezes do que Aboubakar?

Depois, os vouchers. A entrevista recente de Vítor Pereira, muito polida, com as palavras certas, mas com perspetiva reduzida de futuro, deixava perceber o que se passaria relativamente à queixa apresentada pelos leões. Em boa verdade, a partir de agora vai ser um salsifré, mas será de bom tom que todos os clubes tenham um aparelho na cabina dos árbitros que quantifique o valor das prendas. Sejam elas pastas para os dentes, sabonetes, roupões, fatos de banho, viagens (desde que até Cacilhas ou Valença…) ou vouchers. Uns com direito a champanhe, outros só com águas das pedras.

E há, finalmente, a situação de Slimani. A comunicação saiu no mesmo dia do arquivamento da história dos vouchers, para evitar que se repare muito que o processo disciplinar ao argelino foi instaurado 60 dias depois. O avançado do Sporting tem-se posto a jeito muitas vezes, também acho que naquele lance com Samaris devia ter sido expulso. Mas, como diria o outro, e devia só ter sido ele? Em boa verdade nos jogos recentes entre Sporting e Benfica houve vários jogadores dos encarnados que molharam a sopa. Mas essas queixas foram arquivadas - e aí Octávio Machado está cheio de razão.

Falta Carrillo, para embelezar este bouquet leonino. O processo tem sido complicado, as duas partes esticaram a corda, cada uma à sua maneira. Nesta altura o peruano tem tudo a seu favor para fazer o que muito bem entender, e até admito que possa tornar-se jogador do Atlético de Madrid até final do mês. Mas se os leões não se defendem não ficaria admirado de o ver de vermelho até final da época. E, se assim for, são sucessivas as más notícias em Alvalade e o castelo verde e branco poderá levar um abanão tipo terramoto...»

Não sei qual será a afinidade clubística de JMF! Uns juram sobre os sagrados livros que será um benfiquista de fato camuflado , outros dizem-no adepto sportinguista em fuga do fundamentalismo. Este texto que hoje escreveu, parece-me, nunca poderia ter sido escrito por um benfiquista, mesmo que disfarçado e com a isenção no bolso da camisa! Se estou errado, aceitarei dar a mão à palmatória sem pruridos. Mas que, como jornalista, demonstrou a estatura e a coragem que faltam a um grande número dos seus pares, nem uma réstia de dúvida se me coloca!...

O futebol em Portugal está podre! Vocês estão fartos de saber daquilo de que eu estou a falar! Nesta condição, terá o senhor João Wengorovius Meneses, aceitado a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, a convite do arcanjo e para colaborar na rebaldaria?!...

E se não, onde estão os tomates?!...

Leoninamente,
Até à próxima

14 comentários:

  1. Toda a gente bem informada sabe que José Manuel Freitas é sportinguista, apesar de tentar disfarçar. Como aliás Rui Santos. Sem efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pena que seja assim, dirá o "anónimo das 00:01". É que sendo assim, o "sem efeito" acaba mesmo por ter um "efeito danado"!...

      É a vida! A unanimidade é uma utopia, apesar dos 14 milhões!...

      Eliminar
  2. Ai, que são tantas más notícias: 1º lugar do campeonato, com o melhor futebol praticado; uma das defesas menos batidas da Europa; a academia com mais jogadores nas seleções nacionais; reestruturação financeira efetuada e regresso aos lucros; maior negócio efetuado em Portugal com operadoras de telecomunicações; canal Sporting TV a funcionar a bom ritmo; novo pavilhão a ser construído dentro dos prazos e do orçamento; regresso do ciclismo; modalidades amadoras reforçadas; aumento do número de sócios e audiências no Estádio José Alvalade e onda verde pelo país e estrangeiro. Parem já com essas más notícias, senão eu começo já a chorar.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho jeito para detectar a simpatia clubística destes tipos que não a querem revelar. Seja pelos temas, a forma como os abordam, ou os termos utilizados.

    Este parece-me ser sportinguista, ao contrário dos seus colegas de painel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que em política o que parece, é! Pelos vistos, no futebol também!...

      Valham-nos ao menos estas "excepções"!...

      Eliminar
  4. Muitas vezes oiço o jornalista zé manel a "malhar" no Sporting (também é verdade que algumas vezes nos pomos a jeito...), mas também foi dos poucos que ouvi pôr em causa a justeza dessas tomadas de posição de "condenar" o Slimani e "branquear as cacetadas" dos jogadores do benfas...e sobretudo o prolongar no tempo a abertura do processo...
    Nós já "adivinhamos o que por aí vem"...e é claro que não será nada de agradável para o Sporting...
    Quanto à pergunta: "onde estão os tomates"...?

    Meu caro Álamo...procure num qualquer supermercado perto de si...!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, nesta altura do ano nos supermercados, só encontramos tomates importados! Teremos de esperar por Abril ou Maio!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  5. Segundo alvo falhado em quatro dias deixa Jesus muito desagradado,(dos jornais). Agora parece que foi o Éder. Espero que arranjem melhor do que o Inácio para director desportivo do futebol. Se não é o mais do mesmo.
    Para o hóquei foram contratar o José Trindade anterior responsável da mesma modalidade no Benfica e que bom trabalho lá fez. Nem sei como o Vieira o mandou embora. O JJ esteve naquela casa 6 anos devia ter dado para perceber como deve ser feito esse trabalho. Ou será que sabe, mas não o deixam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será exactamente por conhecer demasiado bem os "segredos", que o JJ estará a ser confrontado com tamanha "guerra"!...

      Eliminar
  6. Outro sportinguista é o Bernardo Ribeiro do Record. Curiosamente outro que se insurgiu contra as poucas vergonhas destes dias, o castigo a Slimani quando outros foram sumariamente arquivados, Os bouchers, o atraso na decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim amigo Valdemar Iglésias, confirmo o que diz sobre BR, de fonte fidedigna.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Demasiado vago para o contexto, o que amplifica as interpretações!...

      Eliminar