quinta-feira, 7 de junho de 2012

Três alegrias e uma decepção...

Dificilmente haverá um sportinguista que não classifique Fito Rinaudo como um dos melhores jogadores de todo o plantel do Sporting. O infortúnio abateu-se sobre este categorizado atleta, quando era peça nuclear de toda a promissora época leonina e as consequências todos nós as conhecemos. Nunca mais a equipa evidenciou a solidez defensiva que vinha protagonizando e nunca mais as transições defensivas  tiveram a clareza e a eficácia que Rinaudo lhes emprestava. Nunca mais a linha média exibiu a confiança que a segurança do argentino lhe proporcionava e só a revolução que Ricardo Sá Pinto determinou na mentalidade competitiva da equipa permitiu fazer o que de bom foi conseguido na Liga Europa e no último terço do campeonato, excepcionada que terá de ser sempre, a desconsolada presença no Jamor.
Hoje chegaram notícias de Fito, que nos animam e nos fazem supor que teremos  a sua garra, o seu querer e a sua tremenda capacidade de volta. Pudemos constatar aqui que, de férias na sua Argentina, Rinaudo quer voltar a Alvalade no máximo das suas capacidades e vai trabalhando, com profissionalismo e uma vontade do tamanho da sua ambição, para chegar  com a mente limpa e o corpo preparado para os grandes desafios que se lhe hão-de colocar.

A equipa B, vai sendo paulatinamente construída. Indiferente aos arautos do cepticismo e do divisionismo que por aí vemos instalado, que surprendementemente bebem todas as especulações com que os orgãos do costume continuadamente persistem - idiota será quem não o adivinha e lhes dá crédito - em inventar, conscientes da fertilidade de algumas parcelas de terreno leonino. Também aqui, soubemos que Zézinho vai regressar a Alvalade, depois de 23 jogos a titular no Atlético, que lhe conferiram a experiência que as anteriores etapas da sua formação não lhe puderam proporcionar. É um regresso que se saúda, como deveremos saudar todos os regressos dos nossos, tema que já anteriormente aqui abordámos.
A nossa equipa B, contrariamente aos pregões que constantemente se vão ouvindo por aí, não vai receber uma importação massiva do Brasil ou de outro qualquer país vizinho ou mais afastado. Isso poderá naturalmente e pontualmente acontecer, sempre que signifique qualidade e baixo custo. O resto amigos, o resto será produto genuíno e categorizado produzido na nossa Academia, tão só, a melhor escola de formação do mundo.

Quem não se lembra de um loiro gigante dinamarquês, que optou por acabar a sua carreira defendendo as balizas do Sporting, pela razão simples e bonita de pretender ser campeão nesse último ano da sua vida desportiva?!... Quem não se lembra do grande guarda-redes que foi Peter Schmeichel, a defender a baliza do Sporting e a celebrar em Alvalade, como se junior fosse, esse glorioso título de campeão?!... Pois bem, como aqui poderá ser recordado, o "grand danois" veio de visita a Portugal e falou da alegria que esse título lhe deu e da felicidade que sentiu nesse dia no regresso glorioso e apoteótico de Paranhos até Lisboa. Foi bom rever Schmeichel e tremendamente agradável ver o brilho dos seus olhos, quando recordou esses seus tempos gloriosos no Sporting.

Portugal venceu por 3-1 a Albânia em jogo de qualificação para o Euro2013 de sub-21 e pesem embora os desastrosos resultados do arranque desta fase de apuramento, ainda poderá aspirar à qualificação, se conseguir vencer na Polónia o jogo que nos resta, à custa das prerrogativas que um dos melhores segundos lugares lhe poderão conceder. O melhor em campo?!... Segundo a apreciação da edição "on-line" do insuspeito jornal Record, terá sido André Martins com uma classificação de 4.7, numa escala de 0-5. Que falta que este miúdo faz na selecção que no sábado começa o Euro2012!... Sem Rui Costa, sem Deco e com a pobreza franciscana de a selecção não ter um armador de raíz, Paulo Bento vai fazer um improviso. E nem ele ainda saberá neste momento, onde encontrar a classe e a visão de jogo necessárias para dinamitar a poderosa Alemanha. Já fez, sem resultado que se visse, as mais disparatadas experiências. Até já ensaiou Nani como armador de jogo. Temo que o maior disparate que terá cometido, terá sido exactamente, ter deixado André Martins em Portugal e ter levado alguns excursionistas a pedido dos interesses que bem conhecemos, a quem parece que se terá definitivamente submetido. Nunca me passou pela cabeça, mas desde que vi um porco a andar de motorizada, já nada me surpreende!!!,,,

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário