terça-feira, 26 de junho de 2012

Nuno Reis e a "Geração Academia" !...



As notícias são escassas. E é muito bom que o sejam. Fartos de ver a vida interna do clube na praça pública, estávamos nós, sportinguistas. Muito particularmente no que ao futebol dizia respeito. Desde a época passada, que foi estancada a "hemorragia" e os "alcoviteiros" ficaram com a vida difícil. Eles, os "alcoviteiros", ainda pululam por aí: fora e mesmo dentro da nossa casa. Mas já não fazem mal a ninguém. Uns vão enganando os papalvos, que sugestionados pelos títulos arrebatadores, ainda vão caindo na patetice de lhes comprarem o papel pintado de vermelho e uns leves toques azuis. Outros, vão prosseguindo sucessivas e ininterruptas "masturbações", cujos orgasmos de tão repetidos, cada vez os conduzem a um prazer menor. É a vida. Ainda bem que, nesse campo, o Sporting voltou a ser aquilo que nunca deveria ter deixado de ser.
Mas não será pecado os sportinguistas fazerem reflexões mais ou menos profundas sobre a próxima época. Conhecidas as dificuldades do clube, ninguém que tenha  aquele mínimo de sensibilidade na matéria, pensará em grandes voos, contratações sonantes, tanto qualitativa quanto quantitativamente. 
São conhecidas as necessidades mínimas do plantel, já reconhecidas pelo próprio Presidente. Hoje limitar-me-ei apenas à análise do centro da defesa que, com o final de contrato de Anderson Polga e as legítimas dúvidas que o caso clínico de Alberto Rodriguez suscitam, poderão conduzir à necessidade da entrada de um ou, no máximo, dois atletas.
A contratação de um central de grande categoria, que possa pegar de estaca, chegar, ver e vencer, parece-me incontornável. Deverá ser um atleta de créditos firmados, com idade nunca inferior a 25 anos e com experiência e classe suficiente para eliminar de uma vez por todas, as lacunas que época após época a equipa sistematicamente tem revelado. Creio que ninguém no universo elonino discutirá este importante ponto.
A recuperação definitiva de Rodriguez, nunca poderá nem deverá ir além de uma possibilidade. Mais ou menos forte, consoante a resposta do atleta durante todo o período a que se convencionou chamar de pré-época. É inegável que se trata de um atleta capaz de excelente produção, talvez potencialmente do melhor que teremos no plantel, mas... as suas sucessivas recaídas aconselham cautelas e muitos caldos de galinha. E essas cautelas recomendariam, do meu ponto de vista, que os dois lugares do centro da defesa leonina, tivessem no plantel, não os habituais quatro disponíveis, mas cinco, sendo que o quinto elemento deveria ser recrutado entre todas as promissoras esperanças da nosa fabulosa "Geração Academia". E sendo o campo de recrutamento vasto e agradávelmente prometedor, um nome, ainda segundo opinião estritamente pessoal, se destaca de todos os outros: Nuno Reis!...
Nuno Reis será, potencialmente, aquele que tem revelado maior gama de atributos, experiência, carácter e personalidade. Simultaneamente, poderá cobrir qualquer percalço com que a recuperação de Rodriguez nos possa vir de novo a surpreender e dar suficientes garantias de progressão no futuro.
O seu comportamento no Mundial da Colômbia, a regularidade que tem patenteado no Cercle Brugge, a sua juventude e estampa atlética e o comportamento reservado e correcto que sempre tem revelado, apontam-no claramente como a opção mais indicada e com maiores probabilidades de sucesso. Assim o entendam os responsáveis leoninos.

Leoninamente,
Até à próxima 

2 comentários:

  1. Apoio a sua inclusão no plantel principal!
    Mais um ano na Bélgica já seria demais

    ResponderEliminar
  2. Amigo,
    Já somos dois a ter essa forma de pensar! Pode ser que quem tiver de decidir, também tenha essa esse "sexto sentido". Oxalá...

    SL

    ResponderEliminar