sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Metodologia de Treino chegou a Alvalade !!!...

professor Jorge Castelo
Está completa a equipa técnica de Ricardo Sá Pinto. Como pode ser confirmado aqui, o Sporting informou a constituição definitiva da equipa técnica que, sobe a liderança de Sá Pinto, vai dirigir o futebol profissional do Sporting.
As novidades são Hugo Porfírio e o professor Jorge Castelo. Sobre o primeiro, que todos conhecemos, a susrpresa é pouca. Foi mais um dos muitos produtos da nossa formação, que depois de um multifacetado percurso no futebol profissional, regressa agora a Alvalade. Um sportinguista é sempre benvindo a Alvalade e com o aval de Ricardo Sá Pinto, nenhumas dúvidas subsistem, pelo menos para mim e julgo que o mesmo acontecerá com todos os sportinguistas.
Sobre o professor Jorge Castelo, que hei-de dizer aos sportinguistas que me lêm?!... Tão só e apenas, que é um profundo e reconhecido "expert"  em toda a matéria que diz respeito à metodologia do treino específico dos atletas profissionais de futebol e que acumula com esse conhecimento os graus académicos máximos - mestrado e doutoramento - das universidades portuguesas, a regência universitária das disciplinas ligadas à Metodologia do Treino, a autoria de consagrados compêndios ligados à mesma área e finalmente as funções de Técnico Formador da UEFA e responsável por todos os Cursos de Treinadores, ministrados sob a alçada da Federação Portuguesa de Futebol.  No campo do exercício específico da sua profissão, contabiliza 25 anos de prática como treinador nas diferentes áreas ligadas ao futebol profissional e respectiva formação e pode orgulhar-se de estar ligado à conquista de 3 Campeonatos Nacionais de Futebol, 2 Taças de Portugal e 1 Super-Taça e ter estado presente em 2 finais da antiga Taça dos Campeões Europeus, 1 meia-final da antiga Taça das Taças e 1 meia.final da antiga Taça UEFA.
Do professor Doutor Jorge Fernando Ferreira Castelo, nascido em Lisboa a 26 de Janeiro de 1957 (55 anos), apenas me restam uma mágoa e uma dúvida. A mágoa de que todos os títulos que ajudou a conquistar não tenham sido alcançados ao serviço do Sporting Clube de Portugal e a dúvida será, se desde muito pequeno não albergou no seu coração o mais nobre e poderoso dos animais: o Leão. Com o seu fascinante "curriculum vitae", penso que só pode ter nascido leão! Mas se esse meu pensamento estiver errado, em vez de uma, terei duas mágoas, mas a minha aceitação à sua escolha não sofre a mínima contestação, antes merece o meu forte e convicto aplauso.
Venho defendendo aqui nos últimos tempos, a necessidade imperiosa de o Sporting acolher nas suas fileiras um profundo conhecedor do treino específico para o futebol profissional e de todos os segredos da Metodologia de Treino que possam elevar os profissionais do clube a patamares que suportem a nossa legítima ambição. Sempre me senti um pobre João Baptista a pregar no deserto, cuja voz julgava incapaz de impressionar os tímpanos decisores de Alvalade. Porventura os meus modestos dotes nunca chegaram junto de quem hoje decidiu convidar o Professor. Mas mais importante que a minha voz tenha chegado aos destinatários, mais importante que alguém tenha ouvido os meus dramáticos pedidos, foi que esse alguém, inteligente, pragmático e realista, tenha optado pela via que poderá ajudar a construir o sucesso e o futuro do futebol do Sporting Clube de Portugal.
Como sempre defendi, não há milagres. O milagre da redentora mudança de paradigma dos processos de treino dos futebolistas profissionais do Sporting, estará porventura, nas mãos competentes do professor Jorge Castelo. Assim o espero. Assim o desejo convictamente!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - SL para o grande amigo e enorme sportinguista João António Cachim. Rápida recuperação. O Sporting e este teu amigo em particular, precisamos de ti.

7 comentários:

  1. Bom dia,porque que o meu blog ja nao se encontra na vossa lista?

    Corrijam ou digam algo

    http://espiritoleonino.blogspot.com

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Eduardo Nogueira,
    Uma falha minha, lamentável, levou a que fosse apagado o v/blog do meu blogroll. O meu pedido de desculpas e o erro já foi reparado.
    Sporting sempre !...
    SL

    ResponderEliminar
  3. Álamo amigo,

    Se dúvidas tivesse de que Sá Pinto era o homem ideal para liderar o balneário e incentivar os jogadores para mais altos vôos, com este grande homem a colocar toda a sua ciência em prol da equipa, então, agora sim, não restam dúvidas que estaremos no rumo certo para, mais cedo do que tarde, levarmos o mar de leões espalhados pelo mundo a unir-se e acreditar nesta equipa ainda que enriquecida por alguns novos valores que certamente acrescentarão valor nos lugares mais fragilizados do campo, nomeadamente a defesa.

    Acho que já me aventurei por caminhos que normalmente não me atrevo a opinar.

    Bom TUDO para amanhã

    ResponderEliminar
  4. Tite amiga,
    Não temas dar a tua opinião nem a aventura de caminhos que julgas não serem teus.
    Se o futebol fosse uma ciência exacta, ou tinhas conhecimentos ou o silêncio seria teu aliado, permitindo que te julgassem aquilo que não eras. Mas não é, minha amiga. A subjectividade joga sempre à defesa de quem emite a sua opinião, logo permite que nós, os leigos, possamos "botar" palavra, tendo como base coisas tão objectivas como o amor ao nosso clube, o gosto pelas jogadas e golos bonitos, a determinação e a raça de uma equipa, o anti-jogo dos fracos, sei lá, tudo o que nos faça sentir o jogo, que mais não é que um espectáculo de arte.
    Tens todo o direito de dizeres se gostaste ou não de um jogo, colocando o teu coração e o teu conceito estético na análise. E que os que presumem ser "experts" das análises, que vão todos dar uma volta ou apanhar urtigas.
    Recentrando de novo o tema, não te posso negar que gostei de ver o Sporting a contratar Jorge Castelo e que consigo compreender as razões: há muitos anos a esta parte que a preparação física no Sporting é uma autêntica brincadeira, com culpas evidentes para a falta de competência de quem a ministra e para o permissividade dos sucessivos técnicos principais.
    Nenhum de nós precisa dominar a matéria. Basta apreciar sob esse ponto de vista a prestação dos atletas. Mas se quizeres ter a certeza absoluta de que com Domingos Paciência a "brincadeira" continuou, bastará atentares na crítica dura que Ricky Van Wolfswinkel dirigiu algum tempo atrás a essa vertente do treino leonino, em entrevista que concedeu a um jornal holandês. Está lá tudo e só poderá não compreender as verdadeiras razões que atiraram Paciência para fora do Sporting, quem quizer continuar a não ver o que se nos enfiava pelos olhos dentro.
    Amanhã decidir-se-à muito do futuro do Sporting e de Ricardo Sá Pinto. Estou confiante, mas sempre desconfiado da "ratice" e experiência da "rata pelada" que é Henrique Calisto, o treinador dos pacenses. Haja fé, que a esperança é verde...

    Um beijinho, verde de esperança e de fé

    ResponderEliminar
  5. Falta de treino ou da sua qualidade já eu anda a dizer há tempo demasiado e nem sequer entro na Academia. Basta perceber o modo como os jogadores se cansam "por tudo e por nada", basta perceber que os jogadores holandeses, quando chegaram vinham cheios de força e genica e a foram perdendo à medida que a gestão de esforços se foi fazendo depois de alcançarmos este patamar da Liga Europa, etc. etc. etc.
    Claro que soube dessa entrevista que veio corroborar tudo o que pensava sobre o assunto.

    Sempre pensei que eu, ou era muito exigente, ou tinha vistas mais largas do que os próprios técnicos ou, ainda, que a situação era encomendada para não fazermos sombra aos ganhadores do costume.

    Espero, sinceramente, que esta equipa, mais próxima do nosso sentir leonino, modifique este status quo para vermos finalmente a tal luzinha ao fundo do túnel.

    Abraços mais que esperançosos

    ResponderEliminar
  6. Agora vou ver o Real Madrid para me deliciar com os golos do CR.

    Ciao!

    ResponderEliminar
  7. Já que me "provocaste", vou contar-te um segredo que fica só entre nós.
    Sempre considerei Domingos Paciência um homem sério e íntegro. E as notícias veiculadas pela Lusa, não consegui interpretá-las à letra e, conscientemente, acreditei no desmentido dele. Porém... Pois, há sempre um "mas", um "todavia" e um "contudo" no mundo que nos rodeia e quando apareceu o "papa" a disponibilizar-se para ajudar as instâncias judiciais e "todos" os "ministérios públicos" deste país a descobrirem a "verdade" fiquei "absolutamente esclarecido": o notícia da Lusa era factualmente verdadeira e a culpa irá morrer "solteiríssima" como tu tão bem "adivinhaste" !... Razão tinha alguém dentro ou fora do Sporting. E estou-me "borrifando" para o nome desse alguém, pois o que mais conta para mim é a sua inteligência...
    Vai lá ver o CR a marcar golos, que eu acompanho-te.

    Ciao!...

    ResponderEliminar