segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A lei de Murphy colou-se ao Sporting !...

Edward Murphy, o homem da lei estranha
Quando elaborei e publiquei há um bom par de horas, o artigo anterior, cometi sem querer um acto colossal - agora está na moda este palavrão e eu adoro modas !... -, de prestidigitação, ao esquecer-me que em consequência de um falhado teste de tolerância à gravidade por seres humanos, um até então quase desconhecido engenheiro aeroespacial norte-americano de ascendência panamiana, Edward A. Murphy, tinha chegado a uma tão surpreendente quanto irrefutável conclusão: "Se em qualquer momento, alguma coisa tiver a mais remota possibilidade de dar errado, é certo que dará mesmo. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.".
Se me tivesse passado pela cabeça a força da lei que celebrizou Murphy, adiaria porventura "sine die" a reflexão que impus  a mim mesmo e sugeri aos sportinguistas que me lêm e muito provavelmente teria evitado  que horas depois, a estrutura directiva do Sporting tivesse decidido substituir o treinador Domingos Paciência por Ricardo Sá Pinto. Assim, temo que a minha voluntariedade tenha precipitado as coisas e sinto-me, de certo modo, culpado pelo que acaba de acontecer. Nem Gabriel Garcia Marquez com a sua fabulosa obra, terá conseguido o que eu e a poderosa lei do capitão americano de aeronáutica conseguimos, ao despoletar a "crónica da morte anunciada" de Domingos Paciência!... Longe vá o agoiro que as palavras e só as palavras possam traduzir, e que Domingos tenha muitos e muitos anos de vida e com muita saúde e felicidade na sua vida pessoal e familiar.
Mas o que tem de ser tem muita força!... Culpas próprias e erros alheios terão ditado o fim da  ligação de Domingos ao Sporting e não valerá a pena chorar sobre leite derramado. Apagou-se em Domingos Paciência o fogo do leão. Honra a quem sai e esperança em quem entra. É a lei da vida, mais forte ainda que a que Murphy nos concedeu.
Mas a danada da lei do engenheiro americano, qual cutelo afiado, paira sobre a cabeça de Ricardo Sá Pinto! Porque entre a sua generosidade leonina e a sua impulsividade latina e descontrolada, Murphy já ameaça tanto o seu futuro como o do promotor da sua ascensão meteórica. Godinho Lopes, desdizendo hoje o que ontem tão permptoriamente afrirmara, deverá cuidar da afronta que fez a Murphy. Porque "... dar errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível." será um aviso demasiado sério para ser menosprezado.
Alvalade será um verdadeiro vulcão, tanto no momento presente como amanhã. Nunca acreditei em "chicotadas psicológicas"! Acredito na competência, no bom senso e no trabalho, como forma única de chegar ao êxito. E o êxito que se me afigura passível de ser alcançado pelo Sporting neste momento, será tão só, sobreviver sem danos irreparáveis!!!.

Leoninamente,
Até à próxima..

2 comentários:

  1. Caro Álamo
    Porque escrevo num blogue leonino gostava de expressar a minha opinião aqui com o texto que está nesse blogue feito por mim,relativamente a Domingos que como ele diz "recebeu os jogadores a conta-gota", eu direi que agora somos nós que estamos a saber coisas que se passaram aos poucos, o que francamente é lamentavel.
    Sabias que Sá Pinto e Domingos não se falavam?
    Pois isso são outras contas, que o tempo nos vai dizer porque.
    Caso autorizes eu ponho como comentário.
    Um abraço Leonino

    ResponderEliminar
  2. Caro G@rfield,
    Claro que autorizo! E mais, tenho todo o gosto nisso!...
    Já me tinha chegado que as coisas entre os dois não andariam bem. Mas as palavras de Sá Pinto, referindo a amizade que os une, vieram suscitar dúvidas entre o que constou e a realidade.
    Haverá sempre pormenores a que nunca teremos acesso, mas como dizes e bem, o tempo há-de trazer-nos todos os porquês.
    Abraço Leonino

    ResponderEliminar