domingo, 23 de outubro de 2022

Sacudir a "crise"!...

A crónica do Sporting-Casa Pia, 3-1: leão apanha susto mas sacode a crise

Equipa de Alvalade responde ao pedido do treinador e com êxito sobe na classificação

«Tendo em conta os recentes resultados negativos do conjunto leonino (em que se destaca a eliminação da Taça de Portugal aos pés do modesto Varzim), Rúben Amorim pediu aos seus homens para recuperarem "a chama" do passado neste duelo com o surpreendente Casa Pia. E os jogadores corresponderam à solicitação do técnico. Não foram felizes durante a primeira parte, é verdade, mas na segunda os astros alinharam-se e tudo se resolveu de forma tranquila. Contudo, convém realçar, houve mesmo mérito do Sporting. Era preciso trabalhar muito e bem para ‘desmontar’ um adversário organizado e personalizado e foi isso que sucedeu.

Com os fantasmas a sobrevoarem Alvalade, os leões tiveram o condão de nunca se desunirem. As contrariedades – várias boas oportunidades desperdiçadas (incrível a de Edwards logo aos 5’) e golo do opositor (43’) numa transição tão veloz quanto efectiva – foram enfrentadas com a clarividência necessária. Dentro e fora do campo.

Mexida certeira

Amorim leu bem quando resolveu lançar Paulinho. Faltava uma presença mais fixa na área contrária e, já agora, também se antevia que o desvio de Edwards para a direita iria provocar desequilíbrios na estrutura defensiva dos gansos. A alteração foi tão certeira que o dianteiro precisou de escassos três minutos para empatar num golo típico de ponta-de-lança! Melhor ainda foi assistir à reviravolta 120 segundos volvidos. E para que o assunto ficasse quanto antes resolvido, o Sporting selou o 3-1 aos 65’.

Foram três ‘tiros’ na crise em somente 8 minutos. Num ápice estava ultrapassado um obstáculo que chegou a ameaçar retirar, logo à 10ª ronda, o Sporting da discussão do título. Vai ser fácil recuperar a desvantagem de 9 pontos para o líder Benfica? Não parece, mas o discurso oficial aponta no sentido de ir jogo a jogo. É a estratégia adequada e, neste momento, a equipa (e os adeptos) deve valorizar a subida na tabela. E ganhar ânimo por perceber que o segundo lugar dista escassos 3 pontos...

Galvanizados pelos golos de rajada, os leões nunca mais deixaram de controlar o jogo, podendo até dar mais minutos a jovens que, certamente, irão ganhar maior protagonismo no futuro. Ao invés, o Casa Pia - que tem exibido uma tremenda capacidade defensiva –acusou demasiado os golos. A equipa tentou sempre ser positiva, mas os estragos já não tinham conserto. Até o ‘velocista’ Godwin perdeu acutilância. Antes, enquanto o marcador esteve favorável, o nigeriano foi um perigo à solta.

HOMEM DO JOGO

Longe dos holofotes nos últimos tempos, PAULINHO reapareceu em grande. Marcou e agitou o jogo de forma decisiva»

Sem colocar em causa o importantíssimo papel de que se revestiu a presença em campo de Paulinho,  na minha opinião de adepto, julgo mais importantes para o desfecho da partida e para esta decisiva vitória do Sporting, os desempenhos tanto de Pedro Porro, quanto de Nuno Santos, que terão sido para mim, eles sim, os homens do jogo e quem mais ajudou Amorim a...

Sacudir a "crise"!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário: