quinta-feira, 20 de outubro de 2022

O Sporting sempre em primeiro lugar!!!...


A culpa é de todos

«Enquanto o clássico FC Porto-Benfica se joga esta sexta-feira com duas equipas em alta, a nação sportinguista volta de novo ao divã. Se erros individuais, de Adán e Ricardo Esgaio, impediram os leões de calmamente selarem o passaporte para os oitavos-de-final da Champions para desilusão da massa adepta, ninguém esperava o desmoronamento de um castelo de cartas (que é a verdadeira face dos comandados de Rúben Amorim nesta temporada) em Barcelos face ao Varzim.

Como escrevi logo após essa miserável prestação, uma exibição medíocre, uma derrota vergonhosa e inadmissível, um modelo esgotado e sem plano B e a evidência crassa de um plantel fraquíssimo e sem planeamento.

Depois, quando durante a semana li títulos como "Rúben Amorim firme", "intocável" e outros que tais, lembrei-me que, habitualmente, os homens só fazem juras de amor quando estão em momentos de aperto. E, no futebol, quando se passam mensagens de confiança inabalável no treinador, é meio caminho andado para um destino já traçado e um sinal de que a porta está entreaberta para o elo mais fraco sofrer na pele o efeito do chicote.

Aqui, na semana passada, abordei o assunto da clara teimosia de Rúben Amorim em diversas decisões e opções, mas que fique bem claro que entendo que uma sua eventual saída seria um retrocesso no projecto desportivo do Sporting do qual ele é o eixo central e pedra filosofal. E os leões entrariam num terreno inóspito de regresso aos tristes tempos em que Varandas e a administração da SAD apostavam em Marcel Keizer, Leonel Pontes e Silas com os resultados que todos conhecem. Julgo que nenhum sportinguista de bom senso deseja voltar ao abismo.

O treinador referiu culpas que não vão morrer solteiras, após a 'débacle' com o Varzim. Ora, todos têm culpas. Presidente e seus pajens, Hugo Viana, Rúben Amorim e também os jogadores. Só há uma entidade que está ilibada de qualquer culpa: os adeptos, que nunca deixam de apoiar mas por isso mesmo têm todo o direito do mundo em mostrar a sua frustração face à incompetência. Agora, esses, também não estão para aturar guerras em surdina nem ciúmes entre Frederico Varandas e Rúben Amorim. Até porque os dois deviam saber que a separação desta dupla é a morte de ambos a curto prazo no Sporting.

PS: Falando de culpas, no que toca ao que se passa com Cristiano Ronaldo só há um culpado: o próprio. Para quem o respeita e admira, é penoso e degradante ver como não compreende como a sua lenda e a sua marca (esta que vale muitos milhões) está a ser deteriorada pelas suas birras quando ele é um exemplo de um profissional de excepção. Um homem que não percebe que está numa curva de declínio torna-se infeliz porque a sua expectativa é maior do que a realidade que está a viver. Cristiano Ronaldo tem de continuar no Olimpo que é o seu lugar e não ser o rei do azedume.»


Daqui do meu canto, Leoninamente, apelo a todos os "culpados", muito especialmente aos jogadores...
Toca a jogar
Correr a fartar
Se és bom jogador, ataca.
Anda p'ra frente
E mostra que és gente
E sabes honrar a marca!...

Não poupes no suor 
Dá sempre o teu melhor
O Sporting merece.
Avança p´ró golo
Deixa de ser tolo
Ao fim o Leão agradece.

Toca a jogar
Correr a fartar
Se és bom jogador, ataca.
Anda p´ra frente
E mostra que és gente 
E sabes honrar a marca!...

O Sporting sempre em primeiro lugar!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Boa noite,
    Desta crónica realço: algo tem de.mudar. ou a teimosia do treinador num modelo que está esgotado e o facto de não "querer" jogar com avançados (que agora, por teimosia e embirração não tem - e, olhando para as prestações do Paulinho, e quando a desculpa era que o Slimani não se aplicava como o Paulinho e depois em campo marcou, continuo a achar a dispensa do Slimani mal contada). Ou muda a estrutura e começa a contratar jogadores que façam a diferença. Mas palpita-me que a corda vai partir para o lado do costume.
    Só discordo na análise de o fim do Amorim no clube será o fim de Varandas. Há sempre uma cartilha para justificar tudo. E ninguém, no final, põe o Sporting em primeiro lugar.

    ResponderEliminar