quinta-feira, 13 de outubro de 2022

E quem diria que o silêncio de Amorim viraria ouro?!...


Teimosia é defeito não é virtude

«Não é a primeira vez que os sportinguistas se revoltam contra Ricardo Esgaio. Houve até um dia em que teve de abandonar as redes sociais tal era o volume de injúrias sofridas, mas depois desta quarta-feira o clima volta a ficar complicado. Diga-se em abono da verdade que aquela entrada irreflectida na área é de amador, o penalty é claro e o segundo amarelo merecido, deitando a perder um jogo que estava completamente ao alcance do Sporting e hipotecando a passagem aos oitavos-de-final da Champions que parecia bem encaminhada após a glória em Frankfurt e a vitória sobre o Tottenham em Alvalade.

Fica bem na fotografia Ruben Amorim voltar a defender o jogador como um dos seus, o problema é que a bancada o tornou um proscrito e a única protecção possível para Ricardo Esgaio é não o meter em campo, pois é evidente que não dá mais do que aquilo que se viu, o que é muito poucochinho.

Gratidão é um sentimento nobre e que devemos sempre preservar, teimosia é um defeito não é uma virtude, ainda mais acentuada quando se recai no mesmo erro. Ricardo Esgaio é uma teimosia de Ruben Amorim, Paulinho outra. Contratar um central por 9,5 milhões atreito a lesões é um risco elevado para lá da teimosia (estar permanentemente no estaleiro tem sido o grande contributo de St. Juste quando o clube precisava de um central de categoria para jogar), inundar o plantel de extremos e afirmar especificamente que não precisava de outro ponta-de-lança é muito mais do que teimosia: é um erro crasso.

O Sporting tem muito poucas unanimidades, Ruben Amorim era uma delas. Com vários tiros nos pés, é o próprio que está a cavar a sua sepultura. Muitos viram nele uma espécie de Alex Ferguson dos leões, que pudesse ficar mais de 20 anos no banco, tal a dimensão do trabalho que realizou dando essa enorme alegria do título após tantos anos de jejum. De repente, soaram os alarmes e as vozes contestatárias às suas opções avolumaram-se.

Ruben Amorim mantém todo o talento, liderança, capacidade de comunicar e gerar empatia, contudo, a teimosia está a anquilosar e travar o seu trajecto ascensional e a deixar sem paciência o universo sportinguista. Seria uma pena que o jovem treinador saísse um dia por uma porta pequena. Todos os verde e brancos desejam que se volte a reequilibrar e a calibrar a qualidade na gestão do grupo de trabalho, porque quando Midas perde a capacidade de transformar tudo em ouro, é apenas lata que fica. O que é um pobre espectáculo.

"Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios", escrevia Maquiavel. Ora, teimosia é cair no campo minado do preconceito e envenenará por completo os princípios de Ruben Amorim se ele não tiver a agilidade mental de saber mudar. O futuro do treinador do Sporting ainda está nas suas mãos. Não seja teimoso.»

E quem diria que o silêncio de Amorim viraria ouro?!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. "Gratidão é um sentimento nobre e que devemos sempre preservar, teimosia é um defeito não é uma virtude, ainda mais acentuada quando se recai no mesmo erro. Ricardo Esgaio é uma teimosia de Ruben Amorim, Paulinho outra. Contratar um central por 9,5 milhões atreito a lesões é um risco elevado para lá da teimosia (estar permanentemente no estaleiro tem sido o grande contributo de St. Juste quando o clube precisava de um central de categoria para jogar), inundar o plantel de extremos e afirmar especificamente que não precisava de outro ponta-de-lança é muito mais do que teimosia: é um erro crasso."
    Rui Calafate, no seu esplendor, a colocar em palavras o sentimento deste sportinguista!
    SL

    ResponderEliminar