segunda-feira, 31 de outubro de 2022

"Temos claro o que queremos fazer"!...

Rúben Amorim: «Estamos a falhar no que é ser equipa grande»
Treinador do Sporting aborda falta de consistência

«Rúben Amorim fez esta segunda-feira a antevisão do jogo com o Eintracht Frankfurt, um encontro da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que se disputa amanhã, em Alvalade, a partir das 20 horas, e que é decisivo para definir o futuro do Sporting na Europa esta época.

Empate é suficiente com o Eintracht. Quão perigoso pode ser pensar assim? O que espera dos adeptos? 
"Nem falámos em empate, temos de vencer porque temos de ter noção do momento em que estamos, qualquer bola que vai à nossa baliza dá golo. Importante é não sofrer golos. Esse factor vai entrar na cabeça dos jogadores apenas nos últimos minutos. Podemos contar com dois resultados. No início do jogo seria um erro pensar no empate. Temos de vencer e jogar bem. Em relação aos adeptos, espero a mesma recepção de sempre. Não estão contentes com os resultados, fazem bem em não estar, porque a exigência tem de ser outra".

Eintracht tem de entrar para vencer. Facilita a estratégia do Sporting? 
"Não há vantagem alguma. Sabemos que podemos contar com dois resultados, mas no início isso não terá impacto. O Eintracht, desde o último jogo connosco, mudou o sistema, voltou ao ano passado, espera mais as equipas. Deu-se bem com isso, voltou às raízes, lá tivemos um Eintracht que nos pressionou em cima e depois aproveitámos o espaço. É uma equipa completamente diferente. Marcam muitos golos na liga alemã. No início não terá influência, no fim logo veremos se faremos alguma adaptação ou se lemos o jogo e percebemos que é melhor segurar um ponto. Mas no início temos de pensar em ganhar senão não passamos à fase seguinte".

Apuramento pesa na possibilidade de continuar? 
"Nada. Faço a avaliação se sou a pessoa certa para o futuro do Sporting. Podemos falhar ou não objectivos, mas todas as épocas começamos do zero. A única avaliação é ter a noção da exigência do clube. Principalmente se sou a pessoa certa para seguir no clube. Farei essa avaliação no final. Gosto de assumir as minhas responsabilidades. O factor mais importante que trouxemos foi a exigência, sem qualquer tipo de desculpa. Se é boa na parte boa, na parte má temos de sofrer as consequências. Os oitavos não mudam muito. Diz mais do treinador, se somos consistentes a ganhar às equipas que não têm o mesmo valor do que nós e não temos tido essa capacidade. Na Champions vamos à luta contra equipas com outros orçamentos. Estamos a falhar no que é ser equipa grande, ter consistência. A minha avaliação tira de parte a Liga dos Campeões. Em jogos grandes conseguimos fazer o que é preciso".

Futuro comprometido sem a Champions? 
"Acho que vamos passar, não vou responder já a essa pergunta. Não entra na minha cabeça".

O que se pode tirar de positivo destas fases menos positivas? 
"Acho que os adversários estão com mais dificuldades em parar-nos, porque criamos mais oportunidades. Temos de arranjar forças onde for. O futebol é mesmo assim. Há coisas boas nos maus momentos, aprendemos com eles, mas não há muita coisa a tirar. Não sou apologista de que temos de sofrer para crescer. Temos de viver com as coisas como elas são. Podemos estar a falhar objectivos, mas o clube em si está mais fortalecido e tem mais futuro".

Golos de bola parada? Preocupam? 
"Essa é a parte mais fácil de perceber. O trabalho tem sido o mesmo, toda a equipa técnica tem feito um trabalho exaustivo como fazia noutras épocas. É olhar para a equipa e olhar que saindo o Palhinha, o Matheus e o Feddal, trocando por outros jogadores que foram opção nossa para mudar a qualidade do jogo, isso retira muita altura e agressividade no ar da nossa equipa. Nunca tivemos tantos jogos sem o Seba [Coates]. Relembrar que nunca tivemos tantos jogos sem o Paulinho. Às vezes temos só os baixinhos. Se não aumentarmos a agressividade, e nisso podemos ser muito melhores, um jogador pode ter 2 metros mas podemos empurrá-lo sem falta, é o que fazem ao Seba. Temos culpa nesse problema da equipa, mas não há como substituir uma equipa que era muito grande por uma equipa muito mais baixa. Esses factores têm de ser acautelados, não o foram pelo treinador porque olhou para o jogo de outra forma".

Ansiedade na hora de finalizar? 
"Não sei explicar… Não acho que seja falta de confiança. Lembro-me que o Porro falhou uma em rotação e ele tem sempre muita confiança. O Nuno Santos tem uma que quer meter a bola por cima, isso revela confiança. O Pote falhou uma em frente à baliza que não é normal, o Arthur uma sem guarda-redes… Falta-nos convicção, confiança na convicção. Há qualquer coisa no ar que se sente, não sei explicar. No ano em que fomos campeões sentia-se que algo ia acontecer, agora sente-se o contrário. Isso muda com os resultados, não com conversas ou vídeos".

Abordou possibilidade de renovar com o presidente? 
"Não vou estar a comentar. Sei que tenho muita confiança por parte da direcção, mas num clube tão grande isso não é suficiente. Vamos ver. Temos de encarar isto como é. Temos de ganhar, passar a eliminatória e cumprir o objectivo. É isso que vamos fazer".

Pote no meio ou Mateus Fernandes? 
"Nesta fase não vou dar nada, peço-vos desculpa. Haverá fases melhores em que vos vou dar tudo. Jogará lá um jogador de acordo com as caraterísticas que achamos melhores para o jogo".

Jogadores mal preparados fisicamente? 
"O Benfica tem mais jogos, utiliza os mesmos e tem melhores resultados. Melhor treinador na parte do Benfica, melhor preparação dos jogadores. Ainda não tenho essa capacidade. Daí olhar para os meus e entender que precisávamos de energia para aquele jogo. Eu entendi de uma forma, o treinador do Benfica entende de outra. Se olharmos para os resultados vemos uma clara diferença na qualidade dos treinadores".

Número de lesões inédito. É só porque causa do calendário ou houve falta de preparação? 
"É relembrar as lesões. Alguma foram traumáticas, o St. Juste tem-se lesionado porque não fez pré-época e torceu um pé. O Neto tem uma lesão traumática no joelho, não podemos … O Porro, que está ali, há uma ou outra vez pela sobrecarga de jogos e pela potência e forma como ele joga, tem alguns problemas. Não podendo rodar sempre, temos as lesões. Não é o departamento médico, é a nossa preparação. Fazemos o mesmo que noutros casos. Já falámos que eu tinha escolhido um plantel curto e não tínhamos quase lesões e aguentámos calendários altos. Há coisas que não controlamos, sequências que não controlamos e jogadores que estão em fadiga e lesionam-se. Um jogador pode ter lesões por problemas pessoais… é ter convicção no que fazemos e não tenhamos a sensação de que quando está tudo bem, está tudo certo, e que quando as coisas correm mal, está tudo errado. Temos tido um ano mais difícil de lesões e há que encarar com normalidade".

Alguma vez pensou abdicar dos 3 centrais? 
"Não. Eu penso muito mais em mudar o sistema quando é preciso, quando estamos bem. Quando estamos mal temos de voltar às raízes e saber o que fazemos. Acredito muito no nosso sistema. Às vezes são 3 centrais, outras são 4 defesas, depende de como pressionamos. Temos o Reis de um lado e o St. Juste do outro, podemos fazer uma variação para 4 defesas. Na pré-época não tivemos o St. Juste e isso mudou por completo o planeamento. Nunca tive ideia em mudar porque podemos fazer muito com as peças que estão.

Mercado pode mudar consoante a passagem, ou não, na Champions? 
"É uma coisa boa do nosso momento. Temos claro o que queremos fazer e não mudamos consoante os resultados. As competições onde estamos inseridos mexem com o número de jogadores, mas a nossa ideia não é procurar assim ninguém no mercado. Temos a paragem do Mundial, este ano é atípico porque há uma espécie de pré-época a meio. O que posso dizer é o que digo sempre, neste momento na minha cabeça não está 'vamos chegar a Janeiro para investir neste e naquele'. Queremos apostar em jogadores jovens para rentabilizar. Não somos parvos, sabemos os jogadores que são atractivos no mercado, temos de salvaguardar essa situação. Não vamos alterar por nada".»
Por Ricardo Granada

"Estamos a falhar no que é ser equipa grande", mas...

"Temos claro o  que queremos fazer"!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem necessidade de ir muito longe!...


A lição de Schmidt

«Ao fim de quatro meses de trabalho, Roger Schmidt teve um impacto brutal no ecossistema do futebol português. Fez renascer o Benfica, entusiasmando os adeptos com bons resultados mas também um futebol de ataque e empolgante. Com uma vantagem muito confortável na liderança, já apurado para os oitavos de final da Champions (e ainda na luta pelo primeiro lugar num grupo que tem PSG e Juventus), Schmidt tem os benfiquistas na mão.

É a prova, mais uma (como se fosse necessária), de que a competência não tem nacionalidade. Em Portugal, muito à boleia de José Mourinho e os seus sucessores, criámos nas últimas décadas a ideia de que temos "a melhor escola de treinadores do Mundo", o que fez com que poucos tenham sido os estrangeiros a trabalhar no nosso país. Mas, neste momento, nos cinco maiores campeonatos da Europa, apenas encontramos três lusos: José Mourinho, Marco Silva e Paulo Fonseca. E nenhum deles está em clubes que lutam pelo título no respectivo país.

Faz-nos bem esta lição de humildade. Mesmo um estrangeiro sem grande currículo (aos 55 anos, Schmidt tem apenas um título de campeão nacional e numa liga periférica como a austríaca), pode ter bastantes coisas para nos ensinar.»

Para reflexão de muito boa gente que, em vez de "presunção e água benta", deveria bater forte com o látego nas costas!...

Sem necessidade de ir muito longe!...

Leoninamente,
Até à próxima

Adenda às 04:04:

E já agora, se as palavras de Vitor Pinto não chegarem, ora tomem lá mais estas!... Até dói!!!...

domingo, 30 de outubro de 2022

Para que possamos recuperar Rúben Amorim!...


Não sou médico nem possuirei os conhecimentos específicos necessários a uma avaliação correcta sobre o desempenho físico de Rúben Amorim neste complicado arranque da época 2022/23. Mas sei, como saberão todos os meus leitores, que o treinador do Sporting já leva, salvo erro, 
entre 7 de Agosto e 29 de Outubro, 16 jogos oficiais consecutivos nas pernas (8 vitórias, 2 empates e 6 derrotas), sem que o departamento clínico do Sporting o tenha incluído por alguma vez nos seus periódicos e regulares boletins médicos sobre o estado de saúde do plantel principal.

Acrescentarei ainda aquilo que a todos parecerá natural: o homem andará autêntica e fisicamente "preso por arames" e ninguém compreenderá tamanha omissão do departamento médico leonino. Ai que saudades do tempo em que o doutor Frederico Varandas liderava o departamento!...

Todos nos recordaremos dos "bons velhos tempos" de Rúben Amorim no Sporting, em que o técnico, da sua área técnica, dava "roda livre às bocas aos árbitros" e da ilustríssima Dona Xepa, presidente do CD da FPF o presentear de quando em vez com um ou até mais jogos de suspensão. E o pobre do homem recuperava e voltava ainda com mais e tal capacidade que até terá conseguido ser Campeão!...

Agora, de mote próprio ou segundo ditames de alguém, o homem remeteu-se ao  mais profundo silêncio e colecciona jogos atrás de jogos sem um intervalinho, mais parecendo uma qualquer beata a desfiar tercinhos!...

É por isso que eu, mais do que ansiar pela pausa que aí vem com a competição do Qatar, de modo a recuperarmos a catrefa de lesionados que se vai arrastando pela Academia, suspiro por esse bendito interregno...

Para que possamos recuperar Rúben Amorim!...  

Leoninamente,
Até à próxima

Adeus tristeza até depois!!!...



Adeus tristeza até depois!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 29 de outubro de 2022

Sobrará alguma coisa para terça???!!!...



Um filme repetido, um modelo esgotado, um campeonato acabado!...

Sobrará alguma coisa para terça???!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Antes quebrar que torcer!...


«No rescaldo do exigente empate com o Tottenham, o plantel do Sporting não terá tempo para respirar, dado que hoje há já que ultimar a estratégia para o duelo de amanhã em Arouca (20:30). Um encontro também ele exigente, em especial do ponto de vista físico, tendo em conta que será o terceiro na última semana – o segundo fora de portas –, algo que obrigou Rúben Amorim a traçar previamente um plano de gestão para os jogadores mais sobrecarregados. Só que do plantel ouviu uma mensagem clara, sabe Record: todos querem ir a jogo e deram indicação ao técnico de que os pode... ‘espremer’.

Em Londres, Amorim aplaudiu o esforço dos seus "heróis" – catalogou-os assim – no final do 16.º jogo da época, muitos deles em quebra física nos últimos minutos, mas reconheceu que terá "dificuldade de preparar o Arouca". É que além de Morita ter saído lesionado, há outros que estão por um fio, nomeadamente Matheus Reis ou Gonçalo Inácio, dupla com mais minutos na época, ou Ugarte, o leão que galgou mais quilómetros na Champions – 53,13 km em 5 jogos. Há, ainda, o caso de Porro, dado que no pré-Casa Pia o treinador admitiu que é "difícil" ao ala "fazer três jogos por semana". Tudo aconselha, por isso, a poupanças, mas por vontade dos seus... Amorim nem tem de se preocupar.

NÚMEROS

3 jogos no espaço de uma semana, sempre a correr: arrancou com a receção ao Casa Pia, no último sábado; seguiu na visita ao Tottenham, na quarta-feira e finda amanhã em Arouca.

4 jogadores estiveram nos 16 jogos realizados pelos leões até à data: Ugarte, Edwards, Trincão e Matheus Reis. Este último lidera em minutos (1.339’).

53,1 quilómetros percorridos por Ugarte nos 5 jogos do Sporting na Liga dos Campeões. Completou os 90 minutos em Londres e foi sujeito a desgaste tremendo no ‘miolo’.

168 minutos que Porro fez nos últimos 2 jogos, em 180 possíveis. O ala direito era um dos futebolistas que Rúben queria proteger neste ciclo intenso.»
Por Bruno Fernandes e Ricardo Granada

Antes quebrar que torcer!...

Leoninamente,
Até à próxima

Vamos cumprir a tradição Leões!!!...



Vamos cumprir a tradição Leões!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Grande Capitão aponta o caminho!...


Grande Capitão aponta o caminho!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Crença, disciplina e suor!!!...


«O Sporting Clube de Portugal informa que chegou a acordo com o treinador da equipa principal de voleibol, Gerson Amorim, para a rescisão contratual por mútuo acordo.

Ao serviço do Clube desde 2019/2020, o técnico conquistou uma Taça de Portugal na temporada 2020/2021.

O Sporting Clube de Portugal agradece o profissionalismo, dedicação e seriedade do treinador e deseja a Gerson Amorim as maiores felicidades pessoais e profissionais.»

Sempre que a solução constitui problema, pouco ou nada mesmo haverá a fazer. Era o caso evidente e demasiado flagrante do voleibol leonino...

Aguarda-se, de uma vez por todas, por uma escolha acertada, venha de onde vier e custe o que custar, que traga finalmente o que há muito tem faltado ao voleibol do Sporting...

Crença, disciplina e suor!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

O maior erro de avaliação de um adepto!!!...


A aliança que o futebol precisa

«Numa semana em que os três grandes pintaram toda a beleza que o futebol pode ter pelos estádios da Champions, seria bom que os responsáveis do futebol português percebessem, de uma vez por todas, que sem paz e serenidade não há futuro. Sem paz e serenidade nas bancadas, onde não devem estar arruaceiros, onde não podem existir produtos de pirotecnia, onde não deve reinar o fanatismo, o ódio e o crime organizado, o futebol não tem futuro. Pode ter a mesma beleza que Benfica, FC Porto e Sporting levaram aos relvados esta semana, mas nada disso interessará se uma família, um grupo de amigos, não poder assistir pacificamente a um jogo.

Os acontecimentos que causaram a ruptura entre a direcção do Sporting e um grupo de indivíduos que diz ser claque do clube, devem ser entendidos como um problema de todo o futebol português e não apenas da direcção de Frederico Varandas.

A batalha que o Sporting vem a travar por um futebol pacífico, decente e sério, deve ser acompanhada por todos os que defendem uma indústria saudável, solvente e respeitável. Deveria ser apoiada por um acordo mais alargado, com outros clubes, instituições responsáveis pela gestão do futebol, outras entidades, adeptos que defendam o direito de ir ver os jogos sem serem ofendidos e agredidos. Deveria enquadrar uma aliança pela paz no futebol, contra o ódio. Se a tutela política do futebol, através de um governo, serve para alguma coisa, esta não será a menos relevante.

Os clubes que pensam num futuro para lá de cada jogo, de cada campeonato ou eleição, devem empenhar-se nessa batalha contra os vândalos que se escondem atrás de uma bandeira. Contra esse poder mafioso que é transversal a muitos clubes e que vê nas claques dos clubes a melhor forma de impor uma lógica criminosa contra gente de bem e a comunidade em geral.

Quem conseguir juntar-se a esta batalha, quem perceber que esta também é a sua batalha, e que ela passa por acabar com formas enviesadas de pagamento da protecção que as claques garantem aos seus cúmplices nas SAD, nas direcções ou presidências, estará a dar um passo decisivo de civilidade e de futuro para uma indústria que não merece ser tão maltratada. É certo que um futebol que apoia regimes antidemocráticos como a Rússia e o Qatar, palcos de dois Mundiais de má memória na simples eleição dos locais da sua realização, não tem grande legitimidade moral. Mas esse é o futebol de cúpulas corruptas, parte delas expurgadas em tempo, que são a outra face criminosa da mesma realidade das claques. Uns e outros não são bem vindos ao futebol que alimenta uma das mais intensas paixões populares.»

"Um bandido será sempre um bandido"! E os alhos sempre serão alhos, enquanto que os bugalhos jamais deixarão de ser bugalhos! Confundir uns com outros, poderá ser... 

O maior erro de avaliação de um adepto!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Se fosse por cá nada salvaria o Sporting!!!...


«Tottenham e Sporting empataram a um golo em Londres, numa partida que ficou marcada por um final emotivo e... polémico. Tudo por causa do golo que foi anulado a Harry Kane, aos 90'+5, por fora de jogo. Ora, a decisão não foi bem entendida pelos spurs, que não perceberam o que estava em causa. Esta conversa entre o árbitro Danny Makkelie e Eric Dier diz tudo desse 'desnorte'.

"Fora de jogo", disse o árbitro, ao qual Eric Dier questionou "mas porquê?". O juiz, com um sorriso nos lábios, respondeu: "porque usaram as linhas".

A sorte do Sporting esteve no facto de Pol van Boekel (VAR), ser um árbitro... alinhadinho! Dizem que o peito de Kane estaria fora das linhas!...

Se fosse por cá nada salvaria o Sporting!!!...

Leoninamente,
Leoninamente

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O seu lugar é longe, muito longe do estádio!!!...


DE OLHOS NA BOLA

«... Uma nota para o comportamento inaceitável da claque do Sporting, Juve Leo, no jogo com o Casa Pia. Quais hienas a farejar o cheiro da presa ferida. A maioria dos membros da claque não quer certamente este choque frontal com os interesses do emblema que dizem amar. Esses devem reflectir sobre o papel que estão a desempenhar. A Juve não pode sobrepor-se ao Sporting. Com a equipa em desvantagem, os gritos de ‘Juve, Juve, Juve’ não deixam dúvidas - há ali um projecto de poder que só fica latente quando a equipa está em alta. Quando os jogadores mais precisam de apoio, a Juve empurra para baixo, insulta e grita por si própria, contra a equipa. Uma vergonha!...»

O seu lugar é longe, muito longe do estádio!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Que mais aguentará este fraco e doente coração?!...


O Sporting alcançou um empate (1-1) na visita ao Tottenham, o que deixa tudo em aberto no grupo D. Após uma 1ª parte em que chegou à vantagem através de Edwards e esteve por cima, os leões sofreram muito na 2ª parte, com o Tottenham a pressionar. Os spurs cresceram e Nazinho acabou por falhar duas clamorosas chances para marcar (76 e 77'), antes do golo do empate fixado por Bentancur de cabeça. Agora o Sporting soma 7 pontos no grupo D, a um ponto do líder Tottenham e com os mesmos do Eintracht Frankfurt. Na última jornada, os leões recebem precisamente os alemães  e dependem apenas de si próprios para garantirem a passagem aos 'oitavos'.


Que mais aguentará este fraco e doente coração?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Obviamente!!!...


A Juve Leo passou à história. O seu lugar é fora do estádio. Os tempos em que condicionavam a gestão do Clube acabaram.

«A Direcção do Sporting e a Juventude Leonina, uma das principais claques do Clube, estão em ruptura e agitam-se as vozes em Alvalade entre os que se colocam ao lado da 'Juve Leo' e aqueles que admitem concordar com a posição assumida pela Direcção liderada por Frederico Varandas em relação a este dossiê.

Carlos Barbosa da Cruz, advogado e antigo dirigente do clube verde e branco, mostra compreensão em relação ao papel da Direcção verde e branca neste caso e acredita que foi dada a 'estocada final' no grupo organizado de adeptos no jogo frente ao Casa Pia, quando uma operação mais musculada da PSP actuou no topo do estádio onde se encontravam os elementos dessa claque.
"Parece que ainda não lhes explicaram que os tempos em que condicionavam a gestão do Clube acabaram. Parece também que Alcochete lhes passou ao lado", comentou Carlos Barbosa da Cruz.

O antigo dirigente concorda que "o Sporting deve muito à Juve Leo, mas eram outros tempos", assinalou, referindo mesmo que, pela sua leitura, a Juventude Leonina não tem lugar no Estádio José Alvalade.
"Esta Juve Leo de agenda própria não serve o Clube e o seu lugar é fora do estádio", atira Carlos Barbosa da Cruz, acreditando mesmo que a claque afecta ao Sporting teve o seu fim nos moldes em que vinha sendo conhecida.
"Neste último jogo a Juve Leo passou à história", concluiu o advogado no Correio da Manhã (acesso exclusivo a assinantes), revelando descontentamento pela forma como a claque do Sporting se vem posicionando ultimamente em relação ao Clube.»

Obviamente!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Com golos e a bater à porta de Amorim!!!...


O Sporting foi a Londres visitar e vencer, nesta quarta-feira, o Tottenham (2-1), em jogo com direito a reviravolta, referente à 5.ª jornada do grupo D da Youth League. Os leões tiveram uma entrada para esquecer e, logo aos 45 segundos, viram os spurs a adiantarem-se no marcador por intermédio de Lankshear, após mau atraso de Renato Veiga para Diego Callai, vendo-se o Sporting obrigado a ir atrás do resultado, tendo alcançado o empate aos 19 minutos por intermédio de Marco Cruz, a figura do encontro, que deixou tudo igual após um remate indefensável de pé esquerdo. O mesmo Marco Cruz acabaria mesmo por bisar aos 65 minutos, novamente com um fortíssimo disparo à entrada da área da formação inglesa. Com este resultado, o Sporting garante desde já o playoff de acesso à próxima fase da Youth League. Neste momento, os leões seguem na liderança do grupo com 11 pontos, os mesmos do Eintracht Frankfurt, precisamente o adversário dos comandados de Filipe Çelikkaya na última jornada do grupo.

Em caso de vitória no último encontro, o Sporting alcançará o primeiro lugar do grupo e seguirá directamente para os oitavos de final da prova, ficando isento de disputar os 16 avos de final. 

Marco Cruz, o ex-junior canhoto do FC das Antas que há um ano se mudou de armas e bagagens para Alvalade, foi naturalmente considerado o "homem do jogo" e o Sporting começa assim a retirar dividendos do possante e eficaz médio ofensivo que preferiu ser Leão!...

Com golos e a bater à porta de Amorim!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Só eu sei quanto lamento!...


Paz podre e tolerância zero

«Os infelizes acontecimentos vividos nas bancadas de Alvalade no passado sábado, apenas tiveram o condão de colocar a nu a paz podre que sempre se viveu entre a actual Direcção do Sporting liderada por Frederico Varandas (FV) e as claques verde e brancas, com especial enfoque da Juve Leo.

Como é costume dizer-se em bom português, a verdade é que "não se gramam nem com molho de tomate", fruto do pós-Alcochete, da forma de chegada ao poder do actual Presidente, do afastamento do anterior, assim como a intenção clara e assumida de FV em querer enquadrar o apoio às claques sportinguistas num novo paradigma, fazendo terminar um sem número de negócios (uns mais lícitos que outros) clandestinos, cortando, assim, o acesso dos líderes destas organizações de adeptos a uma receita brutal e contínua que a esmagadora maioria dos cidadãos deste país não tem a mais pequena ideia.

E este tem sido o real problema da relação de FV com os "grupos mais ou menos organizados" de adeptos – o corte no acesso a dinheiro!

Porque no fundo, no fundo, é disso que estamos realmente a falar – do vil metal.

Hoje, mais do que nunca, também as claques dos nossos principais clubes tornaram-se um poderoso agente económico e político dentro da indústria do futebol português.

Se aqui partilharmos com o leitor a nota de que alguns líderes de claques dos chamados 3 grandes, ganham mais que a maioria dos jogadores, treinadores, directores e administradores das SADs da nossa Liga Bwin, se calhar não estaremos a faltar à verdade.

Varandas ao atacar o 'modus vivendi' das claques, está atacar directamente o modelo de negócio destas, a fonte de enorme rendimento de muitos e 'last but not least', pasme-se… livre de impostos!

Também por isso o relacionamento entre as parte acima referenciadas é insanável e apenas os bons resultados desportivos e financeiros do SCP têm ajudado Varandas nesta sua cruzada, na qual, até recentemente, se apresentava algo sozinho por total falta de comparência dos líderes portista e benfiquista.

Mas se FV tinha estado algo desamparado neste combate, o maior apoio chegou directamente da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto na passada semana com a aprovação da nova Proposta de Lei (que ainda carece da aprovação na Assembleia da República) que visa combater a violência no Desporto e que deu mote ao irregular protesto de parte das bancadas de Alvalade e à posterior carga policial no sector da Juve Leo.

Por tudo o que actualmente se vive neste clima de impunidade e de vista grossa que líderes de grandes clubes faziam e ainda fazem de tudo isto porque, de tempos a tempos, lhes dá jeito socorrem-se destas 'guardas pretorianas', é realmente bem-vinda esta nova Lei.

Está mais do que na hora dos Presidentes e Direcções dos Clubes/SADs deixaram de no mínimo serem coniventes, quando não autores morais para todas as más práticas e crimes que proliferam nos estádios de futebol. Para tudo isto, tolerância zero!»

Do outro lado da trincheira só os inconfessáveis interesses dos citados líderes das claques e a confrangedora senilidade de Eduardo Barroso que, infelizmente...

Só eu sei quanto lamento!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários!!!...


Nas imagens está a Verdade! Nua e crua!...

Sem comentários!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Espera-se um bom trabalho!...


Danny Makkelie, dos Países Baixos, foi o árbitro escolhido pela UEFA para arbitrar o Tottenham-Sporting da próxima quarta-feira às 20:00.

Este árbitro holandês de 39 anos (internacional desde 2011), será a segunda vez que se cruza com o Sporting. Da primeira vez esteve na derrota dos leões em Dortmund, na fase de grupos da Champions, edição 2016/17. Terá o apoio de Jan de Vries e Hessel Steegstra (assistentes), Jochem Kamphuis (quarto árbitro) e Pol van Boekel (VAR).

Espera-se um bom trabalho!...

Leoninamente,
Até à próxima

Se o quartel-general continuará em Abrantes!!!...


Material pirotécnico nos estádios pode dar pena de prisão até cinco anos
O transporte, distribuição ou uso de explosivos pode ditar o encarceramento dos prevaricadores. A PSP teve informação de que membros da Juve Leo iriam tentar introduzir e deflagrar artigos pirotécnicos e realizou antes do jogo uma fiscalização à "casinha" da Juve.

«As regras estão mais apertadas para quem usar, distribuir ou for portador de engenhos pirotécnicos nos espectáculos em geral e, em particular, nos estádios de futebol. O novo diploma castiga os prevaricadores com penas que podem ir até cinco anos de prisão. Os actos ocorridos em Alvalade, no Sporting-Casa Pia, no último sábado, serão julgados de acordo com o novo documento.

"O MAI preparou um diploma, designado como Regime Jurídico dos Explosivos e Substâncias Perigosas, que inclui as normas a adoptar para efeitos de criminalização do seu uso. Nesse diploma, há um capítulo relativo à responsabilidade criminal e contraordenacional - e uma secção relativa à responsabilidade criminal e crimes de perigo comum", explicou fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) a O JOGO.

"Assim, ao nível da detenção de explosivos, artigos ou engenhos em locais proibidos: quem, sem estar especificamente autorizado por legítimo motivo de serviço ou pela autoridade legalmente competente, transportar, detiver, usar, distribuir ou for portador de explosivos, artigos ou engenhos referidos no diploma em [...] recintos desportivos ou na deslocação de ou para os mesmos aquando da realização de espectáculo desportivo [...] é punido com pena de prisão até cinco anos ou com pena de multa até 600 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal", refere o diploma.

Polícia estava pronta

A intervenção policial no estádio estava preparada. "A PSP, com ASAE e Polícia Municipal, tendo informação de que membros da Juve Leo iriam tentar introduzir e deflagrar no estádio um grande número de artigos pirotécnicos, realizou antes do jogo uma fiscalização no estabelecimento conhecido como a "casinha" da Juve Leo. Desta acção, resultaram vários autos elaborados pela PSP, Polícia Municipal e ASAE. Já durante o jogo, foram deflagrados vários artigos pirotécnicos e exibida uma tarja com as inscrições ACAB (All Cops are Bastards)", enumerou a nossa fonte, dando conta dos insultos à polícia.

"Há uma primeira intervenção para apreender os materiais e identificar autores, sendo que os polícias sofreram arremesso de objectos. Já reforçados por várias equipas do Corpo de Intervenção, iniciaram a acção de dispersão que se vê nas imagens difundidas", concluindo "não haver registo de feridos".

O comportamento dos fãs do Sporting ditou perto de 700 mil euros em multas.»

Veremos se haverá coragem para implementar esta nova lei ou...

Se o quartel-general continuará em Abrantes!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Oxalá seja desta!...


«O Sporting realizou, na manhã desta segunda-feira, mais uma sessão de treino e Rúben Amorim contou com uma boa notícia: St. Juste foi reintegrado e poderá ser opção para a deslocação ao terreno do Tottenham, na quarta-feira.

A presença do central de 26 anos, recuperado de lesão, é particularmente importante tendo em vista o confronto da 5.ª jornada da Liga dos Campeões, isto numa altura em que Coates e Neto - além de Daniel Bragança - continuam entregues ao departamento médico. De resto, refira-se que também Marsà, que foi reavaliado ao pé direito, esteve presente na sessão de trabalho.

A equipa volta a treinar esta terça-feira, pelas 10h30 - primeiros 15 minutos abertos à comunicação social - e depois viajará para Londres. Às 19 horas, já em solo inglês, Rúben Amorim e um jogador farão a antevisão ao embate com os spurs.»
Por Ricardo Granada

Oxalá seja desta!...

Leoninamente,
Até à próxima

O melhor jogador de futsal do mundo é Leão até 2027!!!...


«Zicky Té, bicampeão nacional de futsal pelo Sporting, prolongou até 2027 o contrato com os leões, anunciou esta segunda-feira o clube lisboeta.

O pivô internacional português, de 21 anos, que representa o Sporting desde a época 2013/14, no escalão de infantis, manifestou-se "extremamente feliz e honrado por renovar" com o clube de Alvalade, no qual, além dos títulos nacionais conquistados em 2020/21 e 2021/22, se sagrou também campeão europeu, em 2021.

O pivô conquistou também duas edições da Taça de Portugal (2019/20 e 2021/22), da Supertaça portuguesa (2021 e 2022) e da Taça da Liga (2020/21 e 2021/22), e não hesitou em definir o prolongamento do contrato como o melhor momento que viveu em Alvalade.

Zicky Té conta também com 34 internacionalizações e 15 golos por Portugal, ao serviço do qual já conquistou os principais títulos de selecções: Campeonato do Mundo, em 2021, Europeu, no qual foi eleito o melhor jogador, e Finalíssima Intercontinental, ambos já este ano.»

O melhor jogador de futsal do mundo é Leão até 2027!!!...

Leoninamente,
Até à próxima



domingo, 23 de outubro de 2022

Mais depressa se apanha o mentiroso que o coxo!!!...


Ao que este vídeo mostra terão sido, no mínimo, seis os foguetes lançados a noite passada para o relvado do Estádio José Alvalade...

Terá sido obra do Varandas?! E donde terão vindo os misseis e os lança-mísseis?! Do Irão?! Ou da Rússia?!...

Só faltará serem teleguiados!!!...

Mais depressa se apanha o mentiroso que o coxo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Prefácio da "crónica de uma morte anunciada"!...


COMUNICADOS

«O Sporting Clube de Portugal lamenta e repudia os episódios de violência ocorridos ontem, no Estádio José Alvalade, durante o jogo com o Casa Pia Atlético Clube.

Agradecemos o apoio de todos os que, como sempre, contribuíram positivamente para conduzir a nossa equipa à vitória.

O Sporting CP reitera a sua posição em prol de um espectáculo desportivo saudável, vivido em família e de apoio ao seu Clube, e manterá a sua intransigência na luta contra o crime e a violência no Desporto. Quem se identifica com os valores do Sporting CP, e o apoia acima de tudo, não adopta determinados comportamentos, nem muito menos causa danos avultados, deliberados e recorrentes que prejudicam gravemente o Clube.

O Sporting CP informa que irá colaborar activamente com as forças de segurança e a APCVD para identificação de todos os responsáveis pelas ocorrências de ontem.

Em virtude do sucedido, e no seguimento de um acumular de acontecimentos similares, assim como das irregularidades igualmente identificadas pela APCVD, o Sporting CP dá também por terminadas as tentativas de celebração de protocolo com a Associação Juventude Leonina.»

Prefácio da "crónica de uma morte anunciada"!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sacudir a "crise"!...

A crónica do Sporting-Casa Pia, 3-1: leão apanha susto mas sacode a crise

Equipa de Alvalade responde ao pedido do treinador e com êxito sobe na classificação

«Tendo em conta os recentes resultados negativos do conjunto leonino (em que se destaca a eliminação da Taça de Portugal aos pés do modesto Varzim), Rúben Amorim pediu aos seus homens para recuperarem "a chama" do passado neste duelo com o surpreendente Casa Pia. E os jogadores corresponderam à solicitação do técnico. Não foram felizes durante a primeira parte, é verdade, mas na segunda os astros alinharam-se e tudo se resolveu de forma tranquila. Contudo, convém realçar, houve mesmo mérito do Sporting. Era preciso trabalhar muito e bem para ‘desmontar’ um adversário organizado e personalizado e foi isso que sucedeu.

Com os fantasmas a sobrevoarem Alvalade, os leões tiveram o condão de nunca se desunirem. As contrariedades – várias boas oportunidades desperdiçadas (incrível a de Edwards logo aos 5’) e golo do opositor (43’) numa transição tão veloz quanto efectiva – foram enfrentadas com a clarividência necessária. Dentro e fora do campo.

Mexida certeira

Amorim leu bem quando resolveu lançar Paulinho. Faltava uma presença mais fixa na área contrária e, já agora, também se antevia que o desvio de Edwards para a direita iria provocar desequilíbrios na estrutura defensiva dos gansos. A alteração foi tão certeira que o dianteiro precisou de escassos três minutos para empatar num golo típico de ponta-de-lança! Melhor ainda foi assistir à reviravolta 120 segundos volvidos. E para que o assunto ficasse quanto antes resolvido, o Sporting selou o 3-1 aos 65’.

Foram três ‘tiros’ na crise em somente 8 minutos. Num ápice estava ultrapassado um obstáculo que chegou a ameaçar retirar, logo à 10ª ronda, o Sporting da discussão do título. Vai ser fácil recuperar a desvantagem de 9 pontos para o líder Benfica? Não parece, mas o discurso oficial aponta no sentido de ir jogo a jogo. É a estratégia adequada e, neste momento, a equipa (e os adeptos) deve valorizar a subida na tabela. E ganhar ânimo por perceber que o segundo lugar dista escassos 3 pontos...

Galvanizados pelos golos de rajada, os leões nunca mais deixaram de controlar o jogo, podendo até dar mais minutos a jovens que, certamente, irão ganhar maior protagonismo no futuro. Ao invés, o Casa Pia - que tem exibido uma tremenda capacidade defensiva –acusou demasiado os golos. A equipa tentou sempre ser positiva, mas os estragos já não tinham conserto. Até o ‘velocista’ Godwin perdeu acutilância. Antes, enquanto o marcador esteve favorável, o nigeriano foi um perigo à solta.

HOMEM DO JOGO

Longe dos holofotes nos últimos tempos, PAULINHO reapareceu em grande. Marcou e agitou o jogo de forma decisiva»

Sem colocar em causa o importantíssimo papel de que se revestiu a presença em campo de Paulinho,  na minha opinião de adepto, julgo mais importantes para o desfecho da partida e para esta decisiva vitória do Sporting, os desempenhos tanto de Pedro Porro, quanto de Nuno Santos, que terão sido para mim, eles sim, os homens do jogo e quem mais ajudou Amorim a...

Sacudir a "crise"!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 22 de outubro de 2022

Ponto final na "crise"!!!...


Os leões em apenas oito minutos deram a volta ao resultado inesperado com terminou o primeiro tempo e estão agora a três pontos do segundo lugar.

Amorim estreou Chico Lamba e Mateus Fernandes e voltou a apostar em Názinho. Nuno Santos chegou aos cinco golos e Pote aos seis...

Ponto final na "crise"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Um Campeão não quer deixar de o ser!!!...


«Tomás Paçó renovou com o Sporting até 2027, segundo revelaram esta sexta-feira os leões.

"Estou muito feliz e há muito tempo que ambicionava isto. Ainda tinha dois anos de contrato, mas já pensava em quando é que poderia renovar por mais anos com o Sporting. O meu sonho é defender estas cores, quero ficar aqui durante muito tempo", referiu o jogador, citado pelo site do Sporting.

O fixo, de 22 anos, já conquistou pelo clube de Alvalade uma Liga dos Campeões (2020/2021), dois Campeonatos Nacionais (2020/2021 e 2021/2022), duas Taças de Portugal (2019/2020 e 2021/2022), duas Supertaças (2021 e 2022) e duas Taças da Liga (2020/2021 e 2021/2022), enquanto que por Portugal soma ainda um Mundial (2021), um Europeu (2022) e uma Finalíssima (2022).»

Um Campeão não quer deixar de o ser!!!...

Leoninamente,
Até à próxima