quarta-feira, 20 de abril de 2022

Revolução, precisa-se!!!...


Como se ganham campeonatos

«Não acredito que haja árbitros corruptos, mas sei que os há pouco corajosos e, sobretudo, influenciáveis. No limite, a diferença não é muita.

O FC Porto explora habilmente essa faceta, praticando uma cultura de constrangimento permanente. Qualquer falta sofrida, é ampliada com esgares de sofrimento excruciante e qualquer falta cometida é contestada gestualmente (as mãos na cabeça são verdadeiro ex-libris), como se da maior injustiça se tratasse. Esta ardilosa coreografia tem um propósito definido: condicionar o trabalho do árbitro.

Na célebre falta que Coates não cometeu sobre Taremi, que lhe valeu um imerecido amarelo, e que pesou decisivamente no desfecho do jogo, alguém tem dúvidas que o acrobático rebolar e a expressão de padecimento dolorido, bem como a linguagem gestual dos restantes jogadores e do banco, induziram o árbitro ao erro?

Longe vão os tempos das peitadas de Jorge Costa ou das perseguições de Paulinho Santos. O FC Porto refinou a metodologia. Mas só na forma, porque na substância tudo continua igual.

Com isto, consegue-se que os adversários sejam expulsos ou joguem sob essa ameaça, e que se marquem mais penáltis, contabilidade essa, ampliada agora com as notas artísticas dignas de concurso de mergulho olímpico.

Diz-se que o FC Porto é a equipa que pratica melhor futebol, o que não vou sequer discutir. Só direi que é fácil jogar bem contra adversários carregados de cartões ou com menos jogadores. E quando a coisa está preta, há sempre um penálti salvador que, se não há, inventa-se.

Esta é uma fórmula de sucesso, porque, sejamos claros, estamos a falar dos pontos que garantem títulos. Não dá para ganhar sempre, sobretudo quando se gasta mais do que se tem. Mas dá para fazer a diferença. Culpo menos o FC Porto – é, quando muito, uma questão de fair play - e mais quem permite que estas práticas se eternizem no nosso futebol.

De nada vale a competência técnica de um árbitro, quando ele disciplinarmente sucumbe ao ambiente. Mil vezes um árbitro que erra porque se engana, do que um que erra por ter medo.»

Arbitragem e Disciplina da FPF entregues aos bichos!...

Revolução, precisa-se!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. «Não acredito que haja árbitros corruptos, mas sei que os há pouco corajosos e, sobretudo, influenciáveis. No limite, a diferença não é muita."
    Há, sim, e Artur Soares Dias e João Pinheiro estão no topo. Investigasse-se a sério!
    SL

    ResponderEliminar
  2. E reitero o meu comentário no post de ontem, das 18:00 horas! Está na hora de dar um murro nesta...olhe, deixo ao seu critério o adjectivo!
    Mesmo que se fique sem títulos, mesmo que se fiquem sem competições europeias!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo:
    Carlos Barbosa da Cruz, com a sua habitual serenidade, expõe o que todos sabemos.
    Mas então a FPF, liderada por um ex-administrador da SAD do F C Porto, esse sério Clube que até antecipou a data do seu nascimento em mais de vinte anos, acompanhado pelo ex-árbitro que mais favores fez a Porto e Benfica, e a isso deve estar à frente da Liga, sem nada até hoje fazer de jeito, íam lá deixar cair o clube que mais os fez progredir?
    Quanto aos árbitros, será que ninguém ainda percebeu que, no meio dos montes de mails do Benfica a que o Porto teve acesso e, em parte, divulgou, estarão decerto muitos que comprometem árbitros ainda no activo, que não foram divulgados, mas servem de garantia de que, quando arbitram jogos do Porto, tudo correrá de feição?
    Já agora, porque é que nas competições nacionais não há controlo anti-doping? Disto também ninguém fala? Porque será?
    No meio disto tudo, o que me dá vontade de rir são os nossos indefectíveis, que se reunem numa tasca que o Amigo Álamo publicita, sempre tão pressurosos a lançar tochas e potes de fumo, para o Sporting pagar multas, e que tão ágeis foram em ir agredir jogadores nossos, que hoje comentam que mais vale fazer outra coisa que continuar a seguir o futebol. Pois é, ser forte para dentro é muito giro, ser forte para fora, deixemos isso para as claques de outros Clubes, que se pronunciam sim, mas contra quem ataca o seu clube, mas que contra o seu, deles, clube, nada fazem para o prejudicar.
    Não que eu defenda qualquer tipo de violência, mas ver que os outros nunca atacam o seu clube e os nossos fazem tudo para fazer o nosso Sporting pagar multas atrás de multas faz-me muito suspeitar da frase de "melhores adeptos do mundo".

    Um forte Abraço,

    José Lopes

    ResponderEliminar
  4. Só não vê quem não quer...copiem a organização do futebol inglês onde os clubes pouco ou nada mandam. Esse é o problema do futebol português...os clubes são sócios da Liga, mandam na organização e na disciplina, aprovam regulamentos,participam nas votações e por isso o descrédito é total. Enquanto o governo não alterar esta estrutura nada muda.

    ResponderEliminar
  5. Essa será a "revolução" necessária! Até ela chegar, mandam os "papas", depois os "orelhas", para voltarem a mandar os "papas", num círculo vicioso onde ninguém põe mão! Se não for o governo a impôr a lei, nunca nada mudará! Mas enquanto tivermos um 1º Ministro acérrimo e cego benfiquista, será muito difícil!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Estado do país define-se por aí, os últimos 3 PM todos benfiquistas!

      Eliminar