segunda-feira, 11 de abril de 2022

"Resolver tudo logo ali"!!!...


Mais do que treinadores

«O FC Porto de Sérgio Conceição e o Sporting de Rúben Amorim levantam taças, mas ganhar está ao alcance de muitos. O verdadeiramente singular, e por isso mais precioso, é conseguir fazê-lo revolucionando a cultura futebolística e os costumes de um clube. Nos últimos dias, aqueles dois treinadores comprovaram que o seu peso específico nas respectivas equipas já ultrapassa, em muito, a função que sumariamente se costuma atribuir a um mero treinador. Já é consensual que eles oferecem qualidade de treino e argúcia estratégica e comunicacional. Mas vai sendo tempo de se reconhecer que souberam também impor uma autoridade, uma soberania e um grau de exigência que há muito extravasou a simples gestão dos respectivos grupos de trabalho. Um e outro seriam justificadamente tratados por manager em Inglaterra, onde há muito se assumiu que o dinheiro compra jogadores, mas não compra ideias nem liderança.

E é interessante que duas personalidades com comportamentos e perfis psicológicos tão distintos tenham imposto a sua governação e a sua influência aos mais diversos departamentos dos respectivos clubes. O que pode ser explicado pelo sucesso desportivo, obviamente, mas também por um traço de carácter que os une e que tem tudo a ver com a autenticidade, o desassombro e a voracidade de ambos.

Olhando para os exemplos mais recentes, veja-se a forma como Rúben Amorim lidou com o amuo de Slimani. O argelino percebeu que iria ser suplente em Tondela, o que lhe feriu o amor-próprio, mais a mais porque isso iria acontecer num jogo em que Amorim também deixaria Paulinho (o seu concorrente directo) no banco de suplentes. Como as novas tecnologias permitem hoje saber que o encabulado Slimani continuava com o equipamento sem ponta de suor, Amorim mandou-o recolher ao balneário e não o convocou. Após a vitória na Beira Alta, Amorim comentou a situação com a franqueza que o caracteriza: Slimani não havia treinado "ao nível exigido para ser jogador do Sporting". Outros, no seu lugar, teriam endossado a resolução do caso à administração, com tudo o que isso significa de impacto negativo no balneário. Mas Amorim resolveu a questão logo ali, deixando claro que nenhum dos seus jogadores "é má pessoa" e que todos têm direito a um mau dia. E, no primeiro treino do novo ciclo, as fotografias já exibiam um Slimani sorridente, pujante e predisposto à labuta…

A situação protagonizada por Sérgio Conceição foi menos explícita. Aconteceu na parte final do jogo em Guimarães, quando o FC Porto tentava segurar a magra e decisiva vantagem de um golo. Ainda na primeira parte, Pepe tinha voltado a ficar com o sobrolho aberto. Foi-lhe feito o curativo, protegido por uma ligadura. Mas, no período mais crítico do jogo, o sangue escorria-lhe ao longo do rosto. Temendo que o árbitro o mandasse sair, Pepe esbracejou vigorosamente para o "banco", pedindo assistência rápida. Mas o socorro só surgiu após Conceição se aperceber do drama e passar um forte correctivo ao médico e ao fisioterapeuta. Findo o jogo e garantida a vitória, o administrador Luís Gonçalves tentou sossegar o treinador, mas isso só lhe fez aumentar o tom do protesto.

A verdade é que o grupo de trabalho já interiorizou que Conceição não leva as mágoas para o balneário e muito menos para casa. O treinador portista gosta de resolver tudo logo ali. E isso tanto pode significar uma reprimenda, ainda no relvado, a um jogador que não cumpre as directrizes, como uma resposta sarcástica, na sala de conferências, a um chefe de claque que questionou a sua regência. É um direito que assiste a quem impôs, em todos os sectores da SAD, um grau de exigência provavelmente nunca antes observado no FC Porto e que libertou o clube da submissão ao fair play financeiro. Mas é também um privilégio raro consentido a um manager que faz milagres e que é o primeiro a fazer autocrítica. Quantos, no seu lugar, teriam assumido que não se explicou bem ao intervalo?»

Ainda bem que há quem não goste de novelas jornalísticas apenas para vender papel e gerar audiências até os nossos poros da pele as vomitarem e, bem pelo contrário, prefira...

"Resolver tudo logo ali"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Está de quererem emparelhar os dois treinadores tem o que se lhe diga. Simplesmente porque obtêm resultados. Mas há clubes onde qualquer um se habilita a ganhar fácil e frequentemente. Há outros em q nem por isso. E isso gera desigualdade, não é? Já imaginaram ao contrário? RA no porto e SC no Sporting? (Não) Queria ver o q e Bruno Prata diria...

    ResponderEliminar