sexta-feira, 8 de abril de 2022

A defesa menos batida da Liga!!!...


Defesa do Sporting vai conhecer cara nova em 2022/23: central a peso de ouro
Exigência crescente em Alvalade vai trazer um reforço experiente e... caro: SAD está disposta a investir entre 8 a 10 milhões de euros

«O Sporting de Rúben Amorim tem na consistência defensiva um dos seus pontos fortes, tanto que não é obra do acaso o facto de ter juntado, em 2020/21, o título nacional ao registo de melhor defesa do campeonato (20 golos sofridos), distinção que esta época, até à data, também lhe pertence (17). Ainda assim, desengane-se quem pensa que em defesa que... pouco sofre, não se mexe. É que o eixo do leão para a próxima temporada vai ser alvo de uma reformulação, sendo até um sector que vai merecer um forte investimento por parte da SAD. Com efeito, o perfil está identificado – um central ‘batido’, de preferência destro e vindo de um dos cinco principais campeonatos europeus – bem como os valores a investir no negócio, que devem orçar dos 8 aos 10 milhões de euros.

Quer isto dizer que a estrutura verde e branca, composta pelo presidente Frederico Varandas, o director desportivo Hugo Viana e o técnico Rúben Amorim, está preparada para adequar o plantel – neste caso, o sector defensivo – à exigência crescente imposta sobre a equipa, quer nas competições internas como na Liga dos Campeões da próxima temporada, cujo acesso directo está praticamente garantido. Para esse efeito será sempre necessário abrir os cordões à bolsa, tanto que a concretizar-se a operação pelos valores acima descritos fará do reforço para o eixo o mais caro de sempre, para a posição, na história do Sporting, bem à frente de um ex-leão, o argentino Rojo, o actual líder da lista, quando à partida para 2012/13 foi contratado ao Spartak Moscovo, a troco de 5,4 milhões de euros.

Desejo toma forma

A inclusão de um central na lista de desejos para o reforço do plantel, na reabertura do mercado de transferências, faz parte de uma necessidade identificada pelos responsáveis há já alguns meses, tanto que foi uma possibilidade em cima da mesa na última janela de Inverno. Confrontado com o tema, então a 1 de Fevereiro e logo nas horas que se seguiram ao fecho do mercado, Rúben Amorim admitiu, entre palavras, a hipótese, mas em última análise a ascensão de alguns jogadores, em especial Matheus Reis, foi decisiva. "Neste momento temos jogadores suficientes. Fizemos a adaptação dos laterais e começámos a ver que não precisávamos. O Matheus Reis adaptou-se muito bem e o Esgaio esteve bem na final da Taça da Liga."

Feddal pode sair e Quaresma espreita

A estruturação do eixo defensivo do Sporting para a próxima época deve conhecer mais novidades. Ainda no capítulo das entradas, e além do central de luxo que a SAD se prepara para atacar, Eduardo Quaresma espreita o regresso à equipa principal, depois de ter sido cedido, no último verão, ao Tondela, onde tem sido aposta regular – soma 23 jogos e dois golos, registo que não pode aumentar no duelo com os leões no sábado, precisamente por estar emprestado. Por outro lado, Feddal deve sair de Alvalade no Verão, isto após ter falhado a renovação automática de contrato, que expira em Junho.

Coates renova e Inácio chega à esquerda

O central destro que vai chegar a Alvalade implicará uma mudança de figurino: esse tal reforço experiente e caro é para entrar de caras no onze do Sporting, neste caso para fazer tripla no eixo com o capitão Coates e o jovem Gonçalo Inácio. Vai, assim, haver mudança numa das caras da tríade, mas também haverá a recolocação do último nome, pois apurámos que Amorim pretende que o camisola 25, canhoto, passe a jogar sobre a esquerda, após duas temporadas à direita – ou sempre que preciso ao meio.

Acabado de renovar contrato até 2026, tem lugar mais do que assegurado no onze, não obstante que possa aparecer uma proposta no Verão pelos seus serviços. A SAD mostrou, com a prorrogação, que não tem interesse em desfazer-se de Inácio, que também sente ter muito que palmilhar em Alvalade, onde já foi convocado duas vezes para a Selecção Nacional, mas em nenhuma delas jogou (a primeira por lesão, a segunda por opção).

O centro do trio defensivo continuará a pertencer a Coates, que também deverá colocar o preto no branco até final da época, no seu caso até 2025. Capitão e com muito Sporting nas veias, o uruguaio é peça fundamental para o treinador, precisamente pela ‘tarimba’, mas também pela sua qualidade. Também Neto já estendeu o seu contrato, até 2023.»

Garantido em tempo útil o "empréstimo obrigacionista da Champions", a estrutura leonina não perdeu tempo a estabelecer planos para o futuro e terá fixado para a próxima janela de mercado os dois alvos que poderão oferecer ao Sporting o salto qualitativo que todos esperamos: Hidemasa Morita já galgou para os escaparates, enquanto o "central ‘batido’, de preferência destro e vindo de um dos cinco principais campeonatos europeus" ainda permanece no segredo dos deuses da tríade que governa o Sporting e, muito provavelmente, só verá a luz do dia quando o contrato estiver reduzido a escrito e o jogador chegar à Portela.

Por alguma razão o Sporting possui...

A defesa menos batida da Liga!!!...

Leoninamente
Até à próxima

2 comentários:

  1. Confesso dúvida. Morita tem 27 anos e está há 2 no Santa Clara. É o exemplo de jogador q não deve ser contratado por um grande. Sobretudo se for caro.

    ResponderEliminar