quinta-feira, 14 de abril de 2022

Obviamente, subscrevo!...

 

Descalabro


«Podem dizer-me que nunca o Sporting tinha ido tão longe na Liga Jovem: agora atingiu os quartos-de-final.

Podem dizer-me que não vencemos o Benfica desde 2017 em jogos sub-19.

Podem dizer-me que houve uma expulsão injusta e sei lá que mais.

Quero lá saber.

O que me interessa é isto: senti-me envergonhado, ontem à tarde, ao ver a nossa equipa (mal) orientada por Filipe Pedro ser goleada pelo Benfica no Estádio Aurélio Pereira.


É inaceitável. Não só pelo resultado, mas pela péssima exibição dos miúdos que vestiam de verde e banco sem honrar a camisola. Passivos, acomodados, sem pôr o pé, sem ir à luta, sem disputar a bola, sem perturbar o adversário.

Atitude inversa à que caracteriza o Leão.

Os nossos oscilaram entre o mau e o péssimo. E não me venham dizer, com ar condescendente, que são "meninos". Recuso desculpas de qualquer tipo, incluindo essa.

Vários destes jogadores treinam regularmente com a equipa principal e pelo menos quatro já foram lançados por Rúben Amorim em competições profissionais do primeiro escalão: Gonçalo Esteves, Nazinho, Dário e Rodrigo Ribeiro. Todos merecem nota negativa nesta cabazada sofrida em Alcochete.

Não só eles: também os restantes. Anoto-lhes aqui os nomes para mais tarde recordar: Callai, Chico Lamba, Rafael Fernandes, Miguel Menino, Renato Veiga, Mateus Fernandes e Diogo Cabral. Mais os que saltaram do banco sem nada adiantarem: João Daniel, Lucas Dias, Chermiti, Gilberto Batista e Kiko Félix.

A jogarem assim, muito poucos merecem lugar no nosso clube. Com esta falta de intensidade, com este ritmo lento em campo, com esta confrangedora ausência de mentalidade competitiva. Culpa deles, não do árbitro nem da guerra na Ucrânia nem da força gravitacional do universo. Também culpa do treinador.

Não foi só a derrota. Foi a forma como perderam perante um Benfica que conseguiu ser superior em todas as zonas do terreno e em todos os momentos do desafio.

Passes falhados, contínuas perdas de bola, incapacidade de ligar jogo, arrepiantes transições defensivas. Não faziam faltas, deixavam o adversário circular à vontadinha. Como se estivessem a cumprir mais um dia no escritório em rotina laboral.

Um Callai inseguro, um Chico Lamba desnorteado, um Rafael Fernandes inconsistente, um Renato Veiga desconcentrado, um Nazinho eclipsado, um Diogo Cabral apagado, um Mateus Fernandes desaparecido.

Isto pode ser um conjunto de jogadores, mas está longe de ser uma equipa.

Isto não é futebol que se apresente.

Frederico Varandas tem de dar um murro na mesa e alterar o que for necessário. Sem deixar isso para depois: deve agir de imediato.

Os escalões superiores da formação do Sporting não podem continuar a ser geridos desta forma. Envergonhando os adeptos. Ainda por cima com mestre Aurélio Pereira presente na bancada, o que torna tudo ainda mais intolerável.»

Obviamente, subscrevo!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Camarote Leonino :" Não há sucesso sem 'espinhas'".
    E não há, a formação existe para abastecer a equipa A, não para ganhar campeonatos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Cultura de derrotas" nunca será caminho para o sucesso! Lamento mas é o que penso: o que vi ontem, deixou-me decepcionado!!!...
      SL

      Eliminar
    2. A resposta será dada no Domingo.
      SL

      Eliminar
  2. - O Chico Lamba, tem carateristicas de central de topo, mas é um Ilori em potência, tem tido oportunidades sem fim e NÃO EVOLUI. Duvido e muito que seja jogador para a equipa A.

    - O Renata Veiga é super duro de rins, se esta de costas para o jogo, não consegue executar. Como dois 6, ele o Dário Essugo...ELIMINAR SE UM AO OUTRO.

    - Názinho, tem que jogar bem mais do que anda a fazer. Adora atacar a bola com os olhos. Se n der jogador a culpa é sua. Tem tido oportunidades sem fim.

    - Miguel Menino é um bom 8 e pode dar jogar ai, não como jogador de linha.

    O Sporting tem aqui bons jogadores (Calai, Esteves, Essugo, Menino, Rodrigo Ribeiro)...E ACHO QUE O LUCAS DIAS PODIA DAR UM BOM 8.

    Infelizmente o Mister é uma bola redonda, não se vê uma jogada com principio, meio e fim...não existe pressão no portador da bola em processo defensivo, e em processo ofensivo, jogam devagar e devagarinho. A transição ofensiva e defensiva, não existe pois a equipa parte-se toda uma facilidade abismal.

    Uma vergonha este Mister Filipe Pedro...mas para mim da formação o unico Mister com qualidade é o dos juvenis...que se vê a equipa bem trabalhada nos 4 momentos de jogo.

    ResponderEliminar
  3. E julgo que me esqueci de mencionar o Mateus Fernandes, um jogador com caraterisitcas divinais, que simplesmente jogou BOLA.
    Gostava de saber as missões que este filipe pedro dá aos jogadores.

    Rua com este pseudotreinador, com o da equipa B e até com o dos juniores, que é outro verbaliza e as suas equipas jogam bola. Ganhou um campeonato nos iniciados há anos, sem jogar a ponta de um corno.

    GOSTAVA DE SABER PQ O PL TIAGO RODRIGUES É APOSTA, UM JOGADOR MAIS QUE FRACO, E PQ O SKOGLUNG DEIXOU QUASE DE JOGAR. ESTE JOGADOR JUNTAMENTE COM O RODRIGO RIBEIRO, SÃO DOIS GRANDES PL.

    ResponderEliminar
  4. 2 ano de junior contra 1 ano de junior.
    Vejam as médias de idade. No entanto também não gostei de levar 4.
    Eles jogam na liga 2 e nós na liga 3.
    Mais outra diferença que se nota em campo.
    Mas as fornadas vêm desde os juvenis já trazem mais qualidade. E isso é um trabalho que demora tempo a corrigir os erros destes últimos anos.

    ResponderEliminar