quinta-feira, 21 de abril de 2022

15 de Maio é já aí adiante!!!...


Rúben Amorim foi confrontado, no final do clássico entre FC Porto e Sporting (
1-0), com o facto de ter deixado Islam Slimani de fora da ficha de jogo. Eis a sua análise ao jogo e ao momento da equipa, começando por esse tema:

"Foi opção técnica. Volto a dizer: os que treinam melhor jogam e são convocados... É-me indiferente. Eu posso arriscar o meu trabalho, a eliminatória... É-me indiferente e será assim até deixar de ser treinador. [Mas passou-se alguma coisa?] Não, é uma opção."

"Na primeira parte tivemos várias saídas, muito mais do que o FC Porto. Houve uma ou outra, mas foram segundas bolas, em que nós dávamos a posse. Isso faz parte das características do FC Porto, pressionam bem na frente e nós saímos a jogar. Esperava um jogo de demora nos jogadores para encontrar espaços. Esperava-o, porque vínhamos condicionados pelo primeiro jogo, que foi mais determinante do que este. Não conseguimos dar a volta, agora é pensar no próximo jogo."

"Temos de saber que falta o segundo lugar. Não vivemos um momento bom, mas faz parte do trajecto de um treinador. É importante estar na Champions, para encaixar dinheiro e manter o grupo, para não dar passos atrás. Ganhámos vários títulos, perdemos dois numa semana. Isso faz parte da nossa profissão, temos agora de ter a mesma força. Estamos prontos para preparar a próxima época. Ficando em segundo, que não está garantido. Vivemos um mau momento e é enfrentá-lo como é..."

Estarão todos a pedir... FÉRIAS?!... Ora...

15 de Maio é já aí adiante!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Caro Álamo:
    Como já tive oportunidade de comentar com amigos, quem me parece estar a precisar mais de férias é o Sr Amorim.
    Já deu para perceber que é um indivíduo muito teimoso (só assim consigo explicar a sua insistência em dar a titularidade, por exemplo, a Pote, quase o ano inteiro, quando o moço só jogou verdadeiramente bem em jogos da Champions, numa coincidência que poderá dar algo que pensar).
    É um dito antigo que repetir o mesmo erro muitas vezes é a melhor definição de insanidade, e Ruben Amorim tem-nos dado bastas provas deste ditado.
    É claro que ninguém esquece nem deixa de estar agradecido pelos títulos que conseguiu, e eu sou um deles mas, a partir de Janiro, comecei a notar alguns sinais preocupantes, curiosamente quase sempre relacionados com o mesmo jogador.
    Recordando:
    - quando Islam Slimani recordou, Amorim disse, em conferência de imprensa, que já teria tido a possibilidade de o ter no plantel no ano anterior, e não tinha querido;
    - há cerca de duas semanas, acusou, embora por outras palavras, o jogador de falta de profissionalismo;
    - ontem voltou ao tema, para mais enchendo o peito de " serei assim até ao fim da carreira";
    Ora, os meus anos de experiência de vida, permitem-me dizer ao nosso treinador o seguinte:
    - a roupa suja lava-se em casa: NUNCA traga problemas com jogadores para a praça pública; no caso vertente, trata-se de um jogador muito acarinhado pela massa associativa, que passou por vários Clubes de grande dimensão, internacional indiscutível pelo seu país, e com um passado de relevo no Sporting; esteve mal, Sr Amorim, e repetiu o erro com basófia;
    - nas nossas costas vemos as costas dos outros: se julga que vai ter sempre os outros jogadores consigo, desengane-se: eles estão a ver o que está a fazer ao Slimani. Que nunca o quis, já se percebeu. Que ficou amuado por ele ter vindo, também; mas olhe que um dia pode ter uma surpresa com outros, a quem não desculpa o jogarem sem estar em forma, como sejam os casos do Pote e do inefável seu "afilhado" Paulinho;
    - quem não aprende com os erros do passado, tende a repeti-los no futuro: era por demais conhecido o mau feitio do Ruben Amorim jogador; ao começarem as coisas a não correr tão bem enquanto treinador, parece que essa faceta voltou a ressurgir. Não se esqueça que é apenas um funcionário do Clube, e que tem que valorizar aquilo que lhe dão para trabalhar. Que mal lhe fez Feddal? Que mal lhe fez Slimani? que mal lhe fez aquele moço que veio do Porto (esquece-me o nome), que agora já anda pela B? Será pior que o Sr Esgaio, que defende mal, ataca pior, e nem um cruzamento de jeito faz, mas como foi seu jogador no Braga, é sempre a reserva de Porro?

    Ai, caro Amorim, pense um bocadinho e arrepie caminho, que ainda vai muito a tempo. Senão, um dia cai-lhe o céu em cima da cabeça.

    Caro Álamo, um Abraço,

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Amigo, com o devido e natural respeito que o seu comentário me merece, julgo que a tempestade que estará a afectar o relacionamento do treinador do Sporting com um dos futebolistas por si liderados, estará relacionado com diferentes visões que ambos parecem ter sobre o empenho ou a falta dele por parte desse jogador, em pleno e crucial - para o atleta - período de Ramadão. Aí e apenas aí estará o pomo da discórdia, que nem sequer o será, já que me parece que Amorim não estará a revelar o respeito e a flexibilidade que o melindroso e sempre respeitável tema religioso lhe deveria exigir.
      Penso que o treinador do Sporting deveria ter o cuidado de programar - em conjunto com o médico do Clube - o treino do atleta para horas diferentes - durante a noite, por exemplo -, para que o seu jogador pudesse treinar devidamente alimentado, em vez de vir a público estender o dedo acusador ao empenho daquele...
      Creio que Rúben Amorim não terá avaliado correctamente a situação e estará a ser injusto com o jogador. Nesse sentido, também se me afigura uma tremenda omissão do médico do Sporting.

      Um grande e Leonino Abraço

      Eliminar