segunda-feira, 11 de abril de 2022

Até à derrota final!!!...


«O processo arrasta-se desde 2019/20, época da transferência de Rúben Amorim do Sp. Braga para o Sporting, mas parece encaminhar-se um desfecho definitivo: o Supremo Tribunal Administrativo (STA), sabe Record, absolveu a SAD do Sporting no caso relativo à alegada fraude na celebração do contrato de trabalho do treinador principal (devido à falta de habilitações de Amorim, à data dos factos).

Enquanto o próprio técnico foi de imediato ilibado, os leões foram condenados pelo Conselho de Disciplina da FPF à interdição do recinto desportivo por 1 jogo e ao pagamento de uma multa de 9.563 euros, por inobservância qualificada de outros deveres (artigo 118.º do RD). Seguiu-se uma já longa batalha judicial, em três etapas, nas quais o Sporting foi sucessivamente absolvido: primeiro no Tribunal Arbitral do Desporto; depois, após recurso da FPF, no Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS); e agora no Supremo, após novo recurso da FPF, que fica obrigada a reembolsar a SAD em 9.563 euros, mais custas.

Rúben Amorim arriscava uma pena de suspensão que podia ir de 1 a 6 anos. O CD entendeu, porém, a 1 de Junho de 2021, que o técnico não poderia ser responsabilizado disciplinarmente pela prática de "falsas declarações e fraude", bem como por "fraude na celebração de contratos". A acusação de "quadro técnico sem as habilitações mínimas" caiu de pronto, tendo sido arquivada. A "inobservância de outros deveres" de que Amorim também foi indiciado ficou sem efeito, pois o procedimento prescreveu. A única condenação do CD, aquela que o Surpremo Tribunal Administrativo vem agora anular, recaiu sobre a Sporting SAD por "inobservância de outros deveres".

O processo resultara de uma participação da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, feita em Março de 2020, precisamente quando Amorim trocou Braga por Alvalade. A ANTF chegou a emitir um comunicado no qual considerava que "ficou provado o incumprimento do Regulamento de Competições da Liga e do Regime de acesso ao exercício da actividade de treinador de desporto." O Supremo Tribunal Administrativo teve opinião diferente.»



Com o seu ódio de estimação ao Sporting, de derrota em derrota...

Até à derrota final!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário