domingo, 1 de julho de 2018

Tu mereces e os sportinguistas, nem se fala!...


Se bem me lembro, terá sido com José Peseiro que tive a felicidade de ver o meu Sporting praticar do melhor futebol que, num passado mais recente, passou por Alvalade. Mas não sei se alguma vez lhe conseguirei perdoar o desgosto que sofri no dia 18 de Maio de 2005...

De qualquer modo e no meu modesto entender, homens com o carácter, a integridade, a afabilidade, a elegância e a sobriedade de José Peseiro sempre serão bem vindos a Alvalade, ainda que depois da sua primeira passagem tenha protagonizado uma carreira de "pés frios", marcada por uma atracção quase fatal pelos insondáveis abismos do fracasso.

A aceitação do convite que lhe foi dirigido para liderar a equipa do Sporting Clube de Portugal, nas difíceis circunstâncias em que o faz, merece por parte dos sportinguistas um profundo e inequívoco respeito que, não tenho dúvidas, fará por merecer, com a honestidade que se lhe reconhece...

Boa sorte José Peseiro e que consigas enterrar desta vez a "malapata" que tem atormentado toda a tua carreira...

Tu mereces e os sportinguistas, nem se fala!...

Leoninamente,
Até á próxima  

22 comentários:

  1. Lamentável a todos os títulos o saudosismo de Cintra. Mas porque deveria ser Cintra a tomar estas decisões? O tempo não volta para trás e Peseiro faz parte do passado do Sporting. Peseiro não tem perfil para um novo projecto que deveria emergir no futebol profissional do Sporting. Peseiro não será consensual e nada trará de novo. Mais uma aposta falhada, mais uma vez o futebol profissional do clube adiado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo Vitor, gostava que me dissesses se porventura souberes, quantos "NÃOS" coleccionou o Cintra. E de quem será a culpa? Pois, 71% dos sportinguistas sabem, mas o espalhafato é feito por quem nós sabemos!!!...

      Eliminar
    2. Vítor - Qual seria então a escolha consensual? Nomes que realisticamente poderiam aceitar treinar o Sporting.
      E sem pensar numa solução transitória, porque não há soluções transitórias por 2 meses no início da época. Era preciso escolher um treinador pelo menos para 1 ano.

      Eliminar
  2. Caríssimo Álamo:
    Não quis comentar esta ainda não confirmada contratação, antes de deixar passar uma noite e, prinipalmente, antes de ler os comentários na blogosfera afecta (?) ao nosso Clube.
    Hoje, já com mais tempo, gostaria de comentar o seguinte:
    - estou de acordo na totalidade com a democrática malta que não aceita os 71% da Assembleia de dia 23, e que entre choro e ranger de dentes, aproveita para cascar no Prof. José Peseiro. Na verdade, depois de cinco anos de continuada glória, conquistados títulos e mais títulos no futebol sénior, com grande destaque e vitórias na Europa, o Presidente Sousa Cintra vai buscar José Peseiro? Não consigo também calar a minha raiva.
    - é horrível ir buscar um treinador que, com um plantel reduzidíssimo, onde pelo menos um jogador jogou lesionado a final da Taça UEFA, chegou à final desta, e discutiu o campeonato até ao fim, perdendo-o com um golo do inefável cabeça de amendoim Luisão. Bom bom foram os anos de plantéis grandes, de jogadores altos, que nos renderam milhões e milhões, de JJ, além dos muitos títulos!
    - então o Presidente Sousa Cintra, depois destes anos gloriosos, das conquistas todas destes 17 anos, vai buscar o Prof. Peseiro? Um homem que nos pôs a jogar futebol de ataque, bonito de ver, com jogadores de segunda escolha? Caraças, eu quero é os jogadores altos e possantes dos últimos anos, que nos deram as Ligas Europa, os Campeonatos, as Taças, com o futebol fabuloso do Mestre da Táctica!
    Caro Álamo, agora voltando à realidade: há dois anos, o nosso grande guardião Ricardo Pereira disse-me a mim, não ouvi dizer: “ sabe, já passaram dez anos, não preciso de dourar a situação, foi mesmo falta do Luisão e, se não temos perdido esse jogo, talvez muito tivesse sido diferente!”
    Pois é, Caro Álamo...
    Olhe, para mim, se se confirmar, José Peseiro talvez não tenha sido tão mal pensado. Acredito que haja quem preferisse Zinedine Zidane, mas talvez ele não se ache à altura do Sporting. Ou Fernando Santos, esse exemplo paradigmático de como a sorte pode criar um mito.
    Um grande Abraço
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse tudo o amigo José Lopes. Um abraço e SL.

      Eliminar
    2. José Lopes, de acordo com muito do que diz sobre Peseiro e sobre o bom futebol jogado na sua passagem pelo Sporting. No entanto, acho que não é necessário andar a fazer comparações, não só porque correm o risco de se tornar injustas, como não contribuem em nada para criar o tal equilíbrio e estabilidade que Peseiro (muito bem) reclama como imprescindíveis para construir um plantel e um a equipa que lute pelo sucesso. Só para dar uns exemplos dos riscos de injustiça nas comparações: é verdade que o Sporting de Peseiro devia ter ganho o campeonato não fossem os roubos das 2 últimas jornadas, mas o mesmo se pode dizer do primeiro ano de JJ; é verdade que não se ganhou nenhum título nos últimos 5 anos, mas também não os tínhamos ganho nos 11 anos anteriores; é verdade que houve um grande investimento nos últimos 2 anos, mas também é verdade que o 1º ano completo de BdC se fez um ótimo campeonato com investimento quase nulo (do pior resultado da História do SCP, passou-se para um 2º lugar, no -que se saiba - 1º ano de ordenação dos padres vermelhos, apesar da "Capela" que já tinha vindo a Alvalade no ano anterior).
      Resumindo, acho que o mais justo é reconhecer que a escolha de Peseiro terá sido, entre as possíveis, uma das mais acertadas e que, AGORA, o mais importante é TODOS o apoiarmos e remarmos no mesmo sentido. O bem do Sporting deve ser a nossa principal motivação.
      Saudações leoninas

      Eliminar
  3. A falta de vergonha dos filhos da puta que votaram sim é tanta que até se fosse um cagalhão o novo treinador iam aplaudir.
    E é assim que vai continuar o SCP ,enquanto não se fizer uma purga e expulsar alguns milhares de sócios.
    Vai ser um ano penoso e doloroso mas espero que venha dele grandes transições e mudanças no SCP,eu cá estarei para apoiar o clube mesmo contra quem se diz de sportinguista mas que apenas usa o clube como seu saco de pancada.

    ALAMO ÈS UM GRANDE FILHO DA PUTA
    Nunca serás esquecido no SCP,tu e outros como tu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida e saudosa mãe, estejas onde estiveres, perdoa-lhes. Eles não têm culpa, coitados. Nasceram reles e reles hão-de morrer!!!...

      Eliminar
    2. Arriba, ultras e JuveLeo ao poder!...Balakov aos comandos!!!

      Eliminar
    3. ... e com tudo isto até esquecemos que o Sporting Clube de Portugal completa hoje 112 anos!

      Que mais podemos desejar-lhe que o ano que agora inicia traga a estabilidade e a felicidade que todos desejamos?

      Eliminar
    4. Caro Álamo,

      Foi nisto que o nosso clube foi tornado, um antro onde ninguém se respeita, onde é fundamentado o ódio entre sportinguistas. O BdC foi derrotado por 71% dos sócios. Mais fácil que uma purga será fazerem um outro clube, um sporting Clube do bruno. Podem levar a guarda pretoriana e as meretrizes... e a coca.

      Mas uma coisa me deixa com esperança: se o Álamo e outros como tal não serão esquecidos, esqueceremos então BdC.

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    5. Desculpa Balakov (o Verdadeiro, o genuíno, o Astro) o “desrespeito” que tinhas pelos outros demonstravas pelo respeito profissional com que te entregavas na arte de bem jogar, outros apoderando-se do teu nome pensam que tal os sublima a um patamar de que nunca se aproximarão, porque esquecem-se que estão só a usar o teu nome.

      Eliminar
  4. "Tu mereces e os sportinguistas, nem se fala!..." - o melhor texto que li sobre o nosso novo treinador. Parabéns e subscrevo.

    ResponderEliminar
  5. Tem tudo para dar certo agora! Com o passar dos anos melhorou e muito. Na época que fez no Porto só perdeu uma final, na Taça de Portugal com o Braga.
    Mas brincadeiras a parte é a partir de hoje o meu treinador a quem desejo toda a sorte do mundo(aqui falamos realmente de sorte!).

    Parabéns Sporting! 112 anos de Glória!
    SL

    ResponderEliminar
  6. Depois de dormir sobre o assunto, hoje acordei mais conformado, e talvêz também com o mesmo sentimento que a sua publicação demonstrou, talvêz seja agora e os dois juntos Sporting e Peseiro corrijam a historia, desde logo sem duvida que merece agradecimento de aceitar e estou-lhe grato por isso.

    ResponderEliminar
  7. Continuo com a minha opinião de que nada disto se deveria ter passado desta triste maneira. Bastava deixar o antigo conselho directivo em funções até novas eleições, esta AG em vez de destituição seria simplesmente para se saber se os sócios queriam eleições ou não, toda a época era preparada por quem de direito e os candidatos à presidência apresentavam os seus trunfos de campanha. (ponto final) Agora arriscamos a pagar a dois treinadores( mais uma vez), não temos planeamento para a actual época, que está a ser preparada por uma comissão de gestão que deixa muito a desejar quanto à sua legitimidade e capacidade para preparar uma época desportiva. Depois, arriscamos a ficar a pagar a um segundo treinador após as eleições, ou a dar uma época como perdida pois com certeza os candidatos ao conselho diretivo quererão apresentar os seus trunfos de campanha,que muito dificilmente passam por Peseiro. Ou seja , no fim disto tudo, parece-me que o outro era bi-polar , maluco e irresponsável, sendo que só o começou a demonstrar passado algum tempo. Estes são senis bi polares e ultrapassados, vão buscar Mendes que está longe de ser um empresário que reúna qualquer tipo de consenso entre os adeptos leoninos,põe o futre a tratar das rescisões com os jogadores sendo que este é outro que pouco ou nada agrada aos sportinguistas (Logo aqui dois pontos que vêm abrir ainda mais o fosso que já existe entre os vários tipos de adeptos e socios, já para não falar na postura até agora tomada em relação à Sporting TV, está bem que existem favores a ser pagos e que por um tempo tenham que dar a mão a quem tanto os ajudou ( CMTV) mas escusamos de chegar ao ponto de ser ridículo. Posto tudo isto, aguardo para ver os candidatos e as suas ideias, sendo que para começar, já identifiquei nesta mudança mais contras do que prós, vejamos se sangue novo e ideias novas trazem o verdadeiro espírito irreverente do Leão.
    Não quero com isto abrir uma discussão nem atacar ninguém, estou simplesmente a partilhar o meu ponto de vista e a tentar entender as possibilidades e no que podem influenciar o nosso amor.
    SL

    ResponderEliminar
  8. E quantos pontos se fez com esse "melhor futebol"? Vá lá confirmar, por favor. E depois compare com os pontos que as equipa do topo fazem atualmente no campeonato.

    ResponderEliminar
  9. Tem razão, 70% dos Sportinguistas merecem isto!
    A questão nem é Peseiro, pode correr bem, pode correr mal, nunca se sabe antes de começar. Tal como Mihajlovic não se sabia.

    A questão aqui é outra, é a CG não dever tomar decisões no clube que não sejam de gestão corrente e deixar tudo alinhavado para o presidente que vier. Cintra acha-se presidente eleito mandatado para fazer o que lhe apetece, planeando algo que irá acabar dentro de 2 meses!

    Por isso, sim, tem razão, 71% dos Sportinguistas merece esta comissão de geriatria e merece este regresso aos bons velhos tempos em que pagavamos a 3 ou 4 treinadores por epoca...o próximo chega a 9 de Setembro...siga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAD não está em gestão corrente. O que está em gestão corrente é o clube. O absurdo que povoa a cabeça do brunismo é tal que segundo a sua ideia nem jogadores o Sousa Cintra poderia contratar, deixando portanto o plantel desde já fechado até à janela de Janeiro. Enfim, brunismos...

      Eliminar
    2. Quer dizer: a CG limitar-se-ia, então, a receber as quotas e a pagar as contas!
      Dito de outro modo: para quê a CG se um tesoureiro cumpria a masma "missão"? Quem chegasse a 8 de Set, receberia a "herança" deixada por BdC, ainda que fosse preciso compor a equipa com juniores e sub-23.
      Os resultados? Pfff, coisa pouca, bastava que BdC tivesse continuado no poder e, se não houvesse equipa, haveria dinheiro para comprar jogadores.
      Pensando no que BdC iriaa pagar por um treinador sem provas dadas, quanto pagaria por novos jogadores? Ah, sim, estou a esquecer a justa causa: ganhar os processos, eram favas contadas, iriam entrar, frescos (carimbados, como os ovos?), rios de dinheiro, era só esperar aí uns 2 anitos- e, entretanto...

      Haja pachorra para tanta cegueira. (Não foi BdC que disse que os
      -seus?- adeptos se portavam como carneiros?)

      Eliminar