terça-feira, 31 de julho de 2018

Mais valia estar calado!...


José Peseiro afirmou recentemente que Francisco Geraldes tinha saído por opção própria, e que tanto o treinador como a direcção queriam manter o jogador de leão ao peito.

Ontem o jovem jogador formado no Sporting decidiu publicar na sua página do Instagram - estas redes sociais continuam a contribuir decisivamente para a destruição do crédito de muita gente! - um arrazoado de considerações pouco elegantes para o Sporting,  Sousa Cintra e José Peseiro, cujo conteúdo, por eminentemente contraditório, acabou por determinar que o feitiço se virasse contra o feiticeiro:

"É com muita ambição e vontade de crescer que encaro este novo projecto. Confesso que foi um processo difícil de gerir, mas, em consciência, senti que dar este passo seria o melhor para mim e para a minha carreira. Aqui, no Eintracht, senti-me desejado, facto que foi determinante para poder tomar a decisão de vir jogar para a Bundesliga. Por muito que quisesse - e ao contrário do que foi dito - representar o clube que me fez crescer, foi aqui que me senti valorizado.

Resta-me desejar as maiores felicidades ao Sporting. Vou estar a torcer fervorosamente pelo sucesso dos meus companheiros, algo que os Adeptos do clube tanto merecem."

"Ao contrário do que Geraldes terá pretendido", a sua publicação apenas veio confirmar a veracidade das palavras de José Peseiro. Para bom entendedor, meia dúzia de palavras bastam...

Mais valia estar calado!...

Leoninamente,
Até à próxima

23 comentários:

  1. Mais vale uma verdade que dói do que uma mentira reconfortante.

    Finalmente vive-se no SCP um clima de paz. Ou paz podre?

    Geraldes e Palhinha foram leais ao clube e vêm agora regressar um jogador que rescindiu (Batta) com o ordenado a dobrar. Onde está a moral disto?

    Contas fazem-se no fim da época

    ResponderEliminar
  2. tenho que admitir, infelizmente, que dos 3 grandes o slb é o clube que tem a melhor política de planeamento de promoção de jovens à equipa principal.

    ResponderEliminar
  3. Este se tivesse na academia em Maio, tinha feito como o amigo Podence.Não tenho duvida nenhuma.Ainda há duvidas que não conseguimos formar homens? O que me faz confusão é haver gente a continuar a idulatrálos....

    ResponderEliminar
  4. Também se zangou com o Geraldes? olhe que, na volta, não vai sobrar nenhum croquete para si ... ainda vai passar fome...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe a compostura Sr Doutor! há que burilar esse estilo das barracas ... senão não há croquete ...

      Eliminar
  5. Bom... a perspectiva é como os copos... ora meio-cheio... ora meio-vazio...!!!

    De uma coisa eu tenho a certeza... o futuro não se compadece com desactivação de um dos melhores... activos que ainda 'ontem' era unanimemente referenciado, por todos nós... Parece que agora já não...!!!

    Cenas... ...do presente...!!!

    p.s. Qualquer dia até vamos gostar de ver o Ventura com uma pasta nos OS do clube... A avaliar pela posição do mais recente, e quiçá, melhor candidato... Já achei isso mais impossível... ...Cenas...!!!

    VAMOS SPORTING... Rumo ao futuro...!!!

    ResponderEliminar
  6. Vocês é que deviam estar calados!! Cambada de croquetes!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Alamo
    Solicito que sublinhe onde encontrar as contradições do miúdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem tiver capacidade suficiente para o compreender, foi devidamente sublinhado no texto...

      Eliminar
  8. Sou dos que tenho (alguma) confiança no Francisco Geraldes...

    Mas para "pessoa inteligente" que parece ser...desta vez "espalhou-se ao comprido..."...

    Francisco Geraldes faz de "quando em vez" coisas muito boas...
    Mas um jogador extraordinário...quando "não faz bem...é a excepção..."

    Geraldes por onde tem passado...tem "feito coisas bonitas..." que até nos vão deixando "de água na boca..."

    Mas verdadeiramente, ele "ainda não conseguiu mostrar"...que é sem quaisquer dúvidas "o dono (absoluto) de um lugar" em qualquer equipa (e em especial no Sporting...)...

    Desta vez parece-me...Geraldes "rematou ao lado...e de canela..." ("falhou"...acontece...)...

    "Esperava de ti...outra saída..."...

    Espero que tenha sido apenas "um mau momento", que afinal todos podemos ter na vida...

    Que sejas feliz ...e de futuro "pensa bem antes de abrires a boca..."...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que um sportinguista lúcido e frontal com o amigo Max, também não gostou da postura de Geraldes. Mas há por aí quem confunda valores e princípios com "croquetismo ou brunismo"! Como se tivessem a ver alguma coisa com esses "clichés"! É tão bom poder andar de cabeça levantada!!!...

      SL

      Eliminar
  9. Há mais "cambadas" cá na terra, ó Paulo! E olha que aquela de que fazes parte não será a melhor!...

    ResponderEliminar
  10. Curiosamente ouvi ontem uma opinião na Tv,que me deixou a matutar.Alguém disse que o F.Geraldes nunca se conseguiu afirmar perante múltiplos treinadores,incluídos os seleccionadores das camadas jovens,pelas quais só tem 7 internacionalizações ,e em jogos incompletos.Apesar de gostar imenso dele,nunca lhe vi uma exibição que me tivesse enchido a vista,antes sim fogachos esporádicos e demasiados momentos de completo alheamento.Será que vai dar jogador agora na Alemanha,ele que é franzino e sem poder de choque? Aguardemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo uma boa parte do pensamento manifestado por Francisco Fernandes no seu comentário. Geraldes tem beneficiado desde sempre de uma boa imprensa. Faz-me lembrar algo que se tem passado também com o treinador Marco Silva, mas que o dia dia, o jogo a jogo, acaba por não confirmar. E concordo sobremaneira que este desafio na Alemanha, poderá ser o "teste definitivo" para uma carreira que, por enquanto, não passou de um sedutor projecto, mas nada mais do que isso...

      Eliminar
  11. Possívelmene não estou a perceber a questão (peço desculpa, se fôr esse o caso).
    Não percebo o que esperavam do jogador - ele não vê uma oportunidade de brilhar no SCP.
    Vê um jogador que rescindiu (continuo a achar que não havia justa causa, o clube não pode ser responsabilizado pelas atitudes de alguns sócios) e volta a ganhar o dobro.
    E ele ? A idade vai passando, aos 28 um jogador já se firmou ou excusa de pensar que ainda se vai firmar.
    Assim tem hipóteses de mostrar o seu valor.
    Não é isto humano ?
    Não percebo onde entram os valores e princípios nisto tudo...
    E, sim, também acho que valorizar, dando oportunidades, à prata da casa é a melhor política e a mais rentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me a Ana responder ao seu comentário. Salvo melhor opinião, julgo que não terá percebido a razão, ou questão que, do meu ponto de vista, motivaram este meu postal. Não se trata de criticar a opção tomada por Geraldes, de ir em busca do que pensa ser o melhor caminho para a sua carreira. Como muito bem acentua a Ana, a escolha do jovem jogador é perfeitamente legítima e humana. A questão dos valores e princípios, embora no meu texto não a tenha concretamente explicitado, entroncará apenas no facto de o texto publicado pelo jogador na sua página do Instagram, ter procurado contradizer as afirmações de José Peseiro, quando escreve textualmente: "Por muito que quisesse - e ao contrário do que foi dito - representar o clube que me fez crescer, foi aqui que me senti valorizado." Ora Peseiro tinha referido com toda a frontalidade, que Geraldes só saiu porque solicitou uma dúzia de vezes para sair e se o jogador vem depois dizer precisamente o "contrário", quais serão os valores e princípios que o atleta cultiva para sugerir que o seu ex-treinador terá faltado à verdade?!...
      Foi apenas esta questão e nenhuma outra, que terá ferido a minha sensibilidade e aplicado uma machadada na alta consideração em que tinha Francisco Geraldes, que nunca julguei ser capaz de, em público, afrontar o seu ex-treinador com tamanho anátema, apenas porque, como vários outros antes dele e por alguma razão será, não lhe vinha dando a titularidade no Sporting, com que lhe terão acenado no Eintracht.
      Quanto às oportunidades que deverão ser concedidas à "nossa prata da casa" estaremos sempre de acordo, desde que não caiamos na presunção de julgar que tudo o que é produzido na nossa Academia, será sempre incomparavelmente melhor. Figos e Ronaldos apenas apareceram dois até agora, entre muitas centenas e centenas que já por lá passaram!...

      Eliminar
  12. O que Geraldes diz é, em minha opinião, o complemento do que disse Peseiro -em momento algum o contradiz, apenas acrescenta, como dado novo, que "no Eintracht deram-me uma garantia (ou certeza?) que Peseiro não me deu"
    O que é natural, pois a "concorrência" de Geraldes parece-me estar num patamar bem superior no Sporting: B.Fernandes, o próprio Montero, Nani...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, permita que lhe recorde apenas uma frase do texto de Geraldes: "Por muito que quisesse - e ao contrário do que foi dito - representar o clube que me fez crescer, foi aqui que me senti valorizado."
      Ora "ao contrário do que foi dito" que outra coisa pretenderá significar?!...
      Foi essa deselegância de Geraldes para com Peseiro, que me chocou...

      Eliminar
  13. Não vejo contradição nenhuma nas palavras de Francisco e compreendo-o totalmente. Francamente...não há drama nenhum, nem polémica. O Sporting não contava com F.G. (se contasse não o deixaria sair, obviamente), o Francisco percebeu claramente isso e, perante o interesse de um clube estrangeiro interessante, evitando constrangimentos ao treinador e CD, pediu para sair por empréstimo. Apenas isto: sem qualquer drama...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu velho amigo Vitor Cruz, a contradição não estará nas palavras publicadas por Francisco Geraldes. Contradição será ele ter desmentido as palavras que José Peseiro havia proferido um dia antes. E depois do jogador ter desmentido o treinador, alguém estará a mentir! Não me parece que tenha sido José Peseiro o mentiroso!...

      Eliminar
  14. Álamo: Não se pode concluir das palavras de ambos que alguém mentiu. O treinador não contava com ele, mas não o dispensou. Francisco percebeu tudo claramente e pediu para ser dispensado. O treinador afirmou que Francisco saiu a seu pedido. Porque há-de haver alguém a mentir. Isto não tem qualquer polémica. Ainda mais começando-se a partir daí a pôr em causa o valor do jogador (que não se afirma porque alguma coisa lhe falta, etc., etc.,) só porque o mesmo publicamente expressou algum desgosto e decepção por ainda não ser aposta do seu clube. E está no pleno direito de o exprimir... Haja respeito pelas pessoas Álamo. há alguma razão para as palavras do jogador darem origem a tanta decepção por parte dos adeptos? Não inventem casos onde eles não existem...por favor. Fartos de casos estamos nós...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo Vitor Cruz, respeito muito a tua opinião, mas penso que Francisco Geraldes foi extremamente deselegante e sem qualquer necessidade, para com José Peseiro. Quanto à qualidade técnica e capacidade para se tornar um jogador de referência, nunca me pronunciei e continuo a não me pronunciar. Deixo isso ao critério e juízo do tempo...

      Eliminar