quarta-feira, 25 de julho de 2018

Virá canelada!...


A UNIÃO FAZ O LEÃO

«Depois da ditadura de república das bananas liderada por Bruno de Carvalho, terão os sócios do Sporting ainda uma reserva de paciência para esperar por títulos? Ou esgotaram toda essa virtude nos anos de desvario do anterior presidente? Importa recordar que Bruno prometia o título de campeão em Setembro e deixava esvair a esperança em Abril ou Maio. E voltava a prometer logo a seguir. Ainda se lembram, ou já não?

O plantel leonino é mais rico do que há um mês se poderia imaginar. O treinador sabe muito de futebol. O ambiente é de alguma estabilidade, que umas eleições balcanizadas ameaçam poder estragar. O ideal em Alvalade será colocar uma redoma por cima da actividade da SAD e do futebol profissional, tentando que toda a actividade eleitoral passe ao lado.

As últimas semanas de campanha decorrerão já com o campeonato a decorrer. Com bolas a bater na trave, árbitros e os seus vídeos, adversários fortes. Qualquer perda de pontos poderá ser aproveitada pelos corsários do passado para exclamarem, connosco seria melhor. Muito melhor. Como se viu nos últimos anos…

Por tudo o que se passou, nos tempos recentes, o Sporting merecia ter uma época de sorte. Os jogadores que voltaram a entrar no balneário onde viveram o inferno das agressões e das tochas mereciam ter um troféu para entregar aos adeptos no final da temporada.

É impossível? Não. Basta que as bancadas se unam em torno da equipa. Que José Peseiro junte à sua competência técnica a assertividade de que são feitos os líderes. Ninguém lhe pode pedir que se torne de repente num Mourinho ou num Sérgio Conceição. Mas o que falta a Peseiro para ser um grande comandante é só um bocadinho assim…

Falta-lhe a capacidade para atrair sobre si a pressão negativa e deixar os seus jogadores, por via disso, entregues à boa sorte. Falta-lhe hesitar menos. Fazer cada jogador acreditar na suas capacidades ao ponto de cada um achar-se muito melhor no Sporting do que efectivamente é fora daquela dinâmica colectiva.

O Sporting merece ter sorte. Os jogadores que voltaram após as torturas mentais e físicas da última época, também. E o seu líder técnico, um homem para quem o futebol não tem segredos, se ultrapassar o estigma das águas mornas, igualmente.

Já todos testemunhámos fenómenos bem mais estranhos do que seria este Sporting lograr uma época de campeão. Com tão inoportunas eleições a pesar nas costas dos atletas, logo no início de Setembro, os adeptos do Sporting terão um papel ainda mais relevante do que é costume e natural em qualquer clube grande. É muito do seu comportamento, ambiente gerado nas bancadas, que dependerá a vitória sobre a relva. A união será possível?»


Estará para cair algum santo do altar! Primeiro, às 13:07 foi Sérgio Krithinas a publicar no jornal Record um texto sobre o Sporting, que quase me levou à lágrimas. Depois, às 17:32 apareceu Octávio Ribeiro a fazer o mesmo! "Ambos os dois", como diria o "dono do Benfica", procurando colmatar uma provável lacuna na equipa técnica liderada por José Peseiro, no capítulo da optimização de uma tão importante vertente competitiva como será a mentalização e o aprimoramento da mística que tão arredia andará há tanto tempo de todo colectivo leonino, que me fez mesmo ficar com uma lágrima a bailar ao canto do olho!... 

Francamente, já não sei se sorria, se vomite! Mas que começo a ter receio que o céu me caia em cima, não poderei negar! É que sempre que os astros se conjugam deste modo, se não vier uma coisa que aqui não posso nem devo reproduzir, certo que...

Virá canelada!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Quando os nossos inimigos começam a dizer bem de nós algo vai bastante mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Helder, a pólvora foi descoberta pelos chineses no Século I!...

      Eliminar
  2. Começa bem o nosso novo treinador, não ganha 7M mas pelos vistos, também dispensa o Xico.

    Mil vezes o Xico a ficar no plantel do que o Bruno Fernandes a regressar!

    Que aberração!

    SL

    ResponderEliminar
  3. percebemos quem somos quando otávio ribeiro (o porcalhão mor da cofina, o nojento que almoçava e jantava com a propaganda rabolhense para combinar as capas do jornal) aparece citado em páginas de adeptos do Sporting.

    Se tivesse vergonha na cara, que não tem, você fechava isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá sido apenas a "tuatelevisãoapifar"! Acontece!!!...

      Eliminar
  4. Caro Álamo
    Infelizmente esta é a imagem de marca da cáfila. Nem ler sabem...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade amigo: nem de ler o que está escrito são capazes! Mas, infelizmente, a militância leonina residirá hoje, quase em exclusivo, nessa "cáfila", que nada faz, nada produz em prol do Sporting, que vá além de inclassificáveis provocações, insultos e ameaças! Para a outra cáfila que infelizmente temos por vizinha, a "cáfila lampiã", nem um salto de pardal será: além de nos cobrirem de vergonha, estupidamente, ainda se arrogam capazes de botar discurso, mesmo que emersos na mais profunda e degradante iliteracia! Quanto mal fez ao Sporting tão fraco rei, que conseguiu fazer "assim fraca, tão forte gente"!!!...
      Grande abraço.

      Eliminar