quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SPORTING CAMPEÃO!...


SPORTING VAI SER CAMPEÃO

«No encontro de ontem com os chefes de claque de Alvalade, Bruno de Carvalho terá entendido uma dura realidade histórica: todos os líderes populistas acabam por cair às mãos daqueles onde semearam sonhos. Bruno de Carvalho disse que o Sporting vai ser campeão. Os representantes da claque repetiram, sílaba por sílaba, o pregão presidencial. O Sporting vai ser campeão.

O presidente estabeleceu a fasquia; a claque fez o ultimato. O Sporting precisa de serenidade para trabalhar, nestes dias em que o título já parece uma miragem. Mas ainda não é. Há muitos pontos e pontos para passarem por de baixo da ponte de um longo desafio. A maratona ainda não está a meio. Tudo é ainda possível para os comandados de Jesus, que podem reverter em lucro a decepcionante carreira europeia. Quando Benfica e Porto estiverem a apontar baterias para os duríssimos confrontos da Liga dos Campeões, os atletas do Sporting nem a Liga Europa terão como distracção e desgaste do objectivo primeiro, que ainda é serem campeões.

Agora há um facto novo: Bruno de Carvalho deverá ter descoberto, por estes dias, que as claques não são dele. São e sempre serão do Sporting. Um líder que muito prometeu, se nada alcança, cairá às mãos dos que antes o aplaudiram. Desta vez o título de campeão é a única forma de manter como presidente o actual líder dos leões. Não parece haver margem, nem desportiva nem financeira, para Bruno afastar Jesus e partir a galope com novas promessas de títulos nas nuvens.

Bruno de Carvalho entrou na recta do tudo ou nada. Agora só lhe resta sprintar para o título de campeão sem olhar para trás. E, sim, ainda é possível.»
(Octávio Ribeiro, De olhos na bola, in Record)


Julgo que nem para o mais convicto e indefectível sportinguista, que desde a primeira hora esteve ao lado de Bruno de Carvalho, levando-o ao poder em Alvalade e nunca lhe regateando aplausos e apoio ao longo destes difíceis e controversos quase quatro anos de mandato, soarão a falso os prognósticos expressos nesta crónica de Octávio Ribeiro.

A esses hão-de somar-se, naturalmente, todos aqueles sportinguistas que, sendo críticos de uma boa parte das acções e do comportamento guerrilheiro, tumultuoso e desbragado na palavra de Bruno de Carvalho, se deixaram envolver por um manto de silenciosa complacência, na esperança de poderem assistir, finalmente, à recuperação de um Sporting demasiado tempo afastado do poder e dos títulos no futebol português, engolindo a custo  toda uma panóplia de intervenções mais ou menos infelizes e muito difíceis de suportar por quem se habituou ao longo de décadas a ser diferente e exemplo.

Por último e a fechar a procissão,  virão os frenéticos e irreprimíveis aplausos, de todos aqueles que o "vendaval do garoto" expulsou, directa ou indirectamente, dos bastidores leoninos, de braço dado com toda a parafernália de inimigos e adversários criados ou estimulados pelo ódio, pela inveja, pelo ressentimento e pelas terríveis ondas de choque provocadas pelas pedradas atiradas por Bruno de Carvalho ao charco pantanoso e putrefacto do futebol e da comunicação social, deste miserável bairro terceiromundista português.

E agora, a cortina começa a abrir-se e vai permitindo avaliar na sua verdadeira dimensão, o colossal erro estratégico que Bruno de Carvalho tem vindo a cometer ao longo do seu consulado, essencial e particularmente devido a uma truculência e incontinência verbal que muito dificilmente poderia ter conduzido a outro desfecho.

O azar ou a sorte de Bruno de Carvalho, empurrado por culpas próprias para a parede onde nunca julgou encostar as costas, estarão agora resumidos a duas simples mas incontornáveis palavras...

SPORTING CAMPEÃO!...

Leoninamente,
Até à próxima

21 comentários:

  1. 100% consigo, caro Álamo.
    SL

    ResponderEliminar
  2. "O título de campeão é a única forma de o manter como presidente". Poderia concordar se as eleições fossem em junho...mas como são em março!

    ResponderEliminar
  3. Discordo em absoluto...

    O SPORTING, repito, nada ganha há 30 anos... NADA... BOLA...!!! (ok 2 campeonatozitos - que é isso que está em causa certo...!!!???)

    BdC, se outros méritos, vulgo resultados, não têm... terá o mérito, já reconhecido, por todos, de ter 'endireitado' o clube... de o ter posto da rota da opinião... que é isso, basicamente, que está a potenciar esta campanha ASSASSINA de todos... O que espero que não aconteça (mas que muito dificilmente, e infelizmente, não acontecerá... porque SOMOS o SPORTING... NÃO É...!!!) é que deixemos essa campanha arrastar-nos, de novo e mais uma vez, e outra vez, de volta ao antigamente...

    Nem precisarei de dizer que esta discussão, simplesmente, NÃO EXISTIRIA se estivesse a ser feita em cima do campeonato que NOS ROUBARAM o ano passado... (LEMBRAM-SE...!!!??? Sim foi só o do ano passado...!!! Nem sequer me interessam os mais antigos... Será que já se esqueceram... ou tudo o que disseram foi só porque... sim...!!!) Mas esquecendo este meu permanente (e obtuso no pensar de muitos) 'enterrar de cabeça na areia'... Lembrem-se das vezes em que o 'ORELHAS' esteve na corda bamba por falta de vitórias..., e lembrem-se acima de tudo, por favor, que o SPORTING anda há 30 anos a mudar sempre que perde... e com isso (toda a gente sabe isso - é só olhar para os números) só se consegue... perder mais ainda... Que é o objeivo de toda esta corja que gravita em torno do futebol...

    Nós sabemos...!!!
    Eles sabem...!!!
    Nós sabemos que eles sabem...!!!
    E eles sabem que, por fim..., nós... não queremos saber...!!!

    Não quero acreditar que os problemas quando se "ganha" ... estão fora... E quando se perde... pumba... estão dentro...!!!

    A questão, para mim é assim..., OU ACREDITAMOS QUE ISTO PODE MUDAR... (o que para mim é o mais dificil e que me leva a ter pensamentos menos abonatórios quanto à minha continuidade enquanto apoiante de futebol) E SÓ COM A CONTINUIDADE DESTA 'FORÇA BRUTA', INCISIVA E DIRETA SERÁ POSSÍVEL... acredito eu... OU SE ACHAMOS QUE, MAIS UMA VEZ, TEREMOS DE MUDAR O PARADIGMA RECOMEÇANDO TUDO DO ZERO, COM OUTROS PROTAGONISTAS... Acredito eu que vamos estar muito mais próximos de estar mais... 30, e mais 30, e mais 30 anos a ganhar... BOLA...!!!

    Eu, para que fique bem explicito e com as letrinhas todas... Tinha de haver um terramoto - comprovado por FACTOS E INTERNOS - e muito mais importantes que um, ou dois, ou três... "simples" CAMPEONATOS..., para que o(s) meu(s) voto(s) não fosse(m) para BRUNO DE CARVALHO...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, resposta PERFEITA a um Álamo que de dia para dia mete mais nojo. SL

      Eliminar
    2. Ó Ó Ó.... Isto não é resposta nenhuma a ninguém... É a minha opinião perante as temáticas apresentadas neste blog... Propriedade intelectual de um indefectível e ilustre sportinguista que legitimamente poderá, ou não ter opinião diversa....

      O Carlos V. não usa as minhas palavras para achincalhar ninguém... muito menos o autor na sua própria casa... Pode concordar ou discordar... tão simples quanto isso e NADA MAIS QUE ISSO...

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
  4. Sinceramente, confio que mais de metade dos sócios votantes do Sporting sejam suficientemente inteligentes para verem para além de títulos. Nasci em 82 e nunca fui do Sporting por ganhar muitos ou pouco títulos. Quero ganhar, sempre. Mas não a qualquer custo. Quero é ver o Sporting sempre na luta. E isso, desde que B de Carvalho chegou ao Sporting foi sempre uma constante.
    No ano do Leonardo Jardim lutamos sempre. Tivemos algum azar e fomos roubados em alturas cruciais. Não digo que foi pela arbitragens que não vencemos mas tínhamos ficado mais próximo do campeonato. No ano de Marco Silva não estivemos tão perto, mas lutamos na mesma e ganhamos a taça.
    O ano passado não vencemos porque fomos roubados. Não há volta a dar. Ficamos à 2 pontos e fomos roubados em vários jogos. Alguns ganhamos na mesma mas outros perdemos pontos. Bastava não terem anulado o golo do Slimani ao Nacional,por exemplo.
    Este ano o campeonato não está a correr bem, mas mais uma vez estamos a ser prejudicados. 2 pontos tirados em Guimarães e mais alguns na Luz.
    Seja como for, apenas acho que o Sporting está forte. Está a jogar bem. Está na luta. Um adepto que apoia só nas vitórias não é adepto.
    Não acho que BdC tenha feito tudo bem. Ninguém faz. Mas inequivocamente o Sporting melhor com este presidente. Em tudo! Mesmo o que não está bem, está melhor que antes.
    Todas as notícias que dão conta que os Sportinguistas estão contra BdC, que está tudo por um fio e que só o campeonato o manterá no Sporting é uma forma de criar dúvidas na cabeça dos Sportinguistas. E infelizmente os Sportinguistas vão atrás.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Álamo,

    Vai-me desculpar a franqueza... Mas não só não concordo com os "elogios" que faz ao texto deste lãpião, nem tão pouco me revejo no mesmo, como ainda tudo o que venha mal parido (e cheio de segundas, terceiras e mais más intencões), deste tipo de 'avençados' nem para papel higiénico me serve. Estou farto de gente da igualha desse 'ribeirinho', e as suas 'dualidades de critérios'...

    Por outro lado também não concordo em absoluto com as observações que faz sobre o Presidente do Sporting Clube de Portugal. Isto não há dúvidas que, nete paiszinho minado de corruptos e lãpiões se "é preso por ter, e por não ter cão', desde que não se 'abane a crista' ao sabor das 'lenga-lengas' do 'Orelhudo'...

    Continuo a apoiar de forma incondicional, Bruno de Carvalho e todos o s restantes membros desta Direcção Leonina. O trabalho que tem sido feito ao longo destes quase 4 anos no clube, nas modalidades, no saneamento da parte financeira, e mesmo a notória evolução no futebol principal e de formação, não me permite ficar contra esta gente (apesar da conjuntura negativa de resultados), cujo eventual 'pecado' será defenderem o Sporting Clube de Portugal com unhas e dentes, doa a quem doer.

    Aos jogadores do plantel principal do SCP, a esses sim, peço messas sobre os miseráveis e embaraçosos resultados das últimas semanas. Acho muito bem o que a Juve Leo fez ontem, pedindo satisfações aqueles que têm sido os responsáveis por esta conjuntura negativa. É que depois do incondicional apoio que recebem, jogo após jogo, seja onde for, depois de receberem a tempo e horas (resordemos que há apenas 4 anos havia salários em atraso em Alvalade), com salários cada vez mais reforçados como prémio pelos bons desempenhos... E após esta 'hecatombe' de resultados, lá seguiram eles nos seus bólides, para as respectivas vidas faustosas... Aos sócios e adeptos leoninos fica a incumbência de serem achincalhados, enxovalhados e menorizados por toda uma parte da população portuguesa, começando nos jornaleiros, paineleiros e restante lãpionagem...

    Temos que continuar neste caminho, provavelmente 'emagrecer o plantel', tentar colmatar algumas lacunas do mesmo e ganhar os jogos que nos vão surgindo pela frente.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Yazalde, minha eminência,

      Então este primata é lampião?
      Que grande anedota!

      Eliminar
  6. O que o adepto do barreirense Ribeiro diz não faz "jurisprudência" na constituição leonina... Nós sabemos sempre o que eles querem. Não será o bem do Sporting com toda a certeza. Não se pode deixar de acreditar num projeto e num presidente apenas pela menos boa performance da sua equipa de futebol. Se caírmos na asneira de voltarmos a mudar, a querer começar tudo de novo, como diz o Zé e muito bem, voltaremos ao ponto zero novamente. E isso é o que querem os nossos inimigos. Eles não faziam isto na época de 2013 com Godinho Lopes. Porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Helder há por aí muita gente a
      " embandeirar em arco" por esta crise no Sporting...
      Eles " encheram-se" repentinamente de esperança de que rapidamente tudo no Sporting " volte para trás"...
      É a ultima oportunidade deles...
      Mas pode também muito bem ser...
      A ultima oportunidade para o Sporting...
      Eu acredito no trabalho de Bruno de Carvalho ( mesmo sabendo de alguns erros) e por isso...continuo a apoiá- lo...
      Saudações Leoninas

      Eliminar
  7. Concordo com o Helder Mestre. Não é o bem do Sporting o que eles querem.

    Mas, verdade seja dita, se o nosso velho conhecido Octavio Ribeiro (outro Ribeiro!!) tivesse começado esta cronica com um subtítulo "Arbitragens vergonhosas e determinantes aparte"...

    ...eu teria concordado com quase tudo.

    Não acho que nos devamos calar. Nunca. Se nos pisam os calos devemos reagir. De imediato.

    Mas o que peço aos Sportinguistas, e o que espero de BdC e da Direcção, é INTELIGENCIA. É estratégia. É esperteza. É...TIMING.

    Vamos ser campeões? Duvido.

    E é aí que surge o veneno de OR e outros escrivinhadores: é o assumir que o Sporting pode ser campeão, pois se assumem isto implicam (de imediato; pura matemática) que falhando os adversários e acertando o Sporting este será campeão pois não há factores EXTRA-FUTEBOL.

    Os factores extra-futebol são de peso incalculável. E são esmagadoramente determinantes.

    ResponderEliminar
  8. Sou apartidário, mas pergunto porque é que a seleção da defunta URSS, sobretudo na década de oitenta, quando tinha excelentes equipas era sempre tramada pelos apitadores?! Porque é que o Dínamo de Kiev, nesta mesma década, não conseguiu ser campeão Europeu, quando era de longe, a equipa que melhor futebol praticava na Europa e provavelmente em todo o mundo (eu nesta ltura via bem, porisso posso dizê-lo com propriedade)? Na minha modesta opinião, era porque urgia apoucar a ideologia vencedora saída da Revolução Bolchevik de 1917! Ou seja, O futebol capitalista não se compatibilizava, já naquele tempo, com o comunismo. Agora, é porque tem que se deixar ganhar quem tem mais consumidores... E para tal desiderato, não se olha a meios para atingir os fins.

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos...
    Para mim...o Sporting " já é Campeão"...
    " Venceu" o Campeonato da " Sobrevivência"
    O Sporting " estava moribundo"...
    O Sporting estava quase...quase " morto" depois de durante anos alguns "responsáveis" quase irresponsávelmente terem deixado que os seus " inimigos" o reduzissem " à expressão mais simples"...
    Então "quando já quase não respirava"...
    Um sócio " apaixonado" tomou conta dele...
    Fez algumas " transfusões" e o Leão moribundo voltou a " urrar"...
    Voltou a ter vida...!
    E os seus " inimigos apavorados" tudo voltaram a fazer para " o reduzir de vez à sua expressão mais simples"...
    O " tal sócio apaixonado" ( que uns chamam de irresponsável, outros de miudo, outros de isto e daquilo...), já está "a ser abandonado" por muitos dos que deitaram foguetes quando despertados para a realidade... descobriram que afinal ainda havia esperança para o Sporting...
    Só que alguns desses esperavam já um Sporting Campeão também na area desportiva ( não se aperceberam bem...do buraco de que era necessário sair...até que isso possa mesmo ser uma linda realidade...)...

    Eu também desejo um Sporting Campeão no campo desportivo...
    Mas para já " vou saboreando" o " Campeonato da Sobrevivencia"...

    Não sou ingrato e por isso " embarco" em mais " uma viagem" com Bruno Carvalho...
    " Ainda tenho" muito tempo para ser Campeão desportivo...
    Se o Sporting " tivesse acabado" é que as esperanças teriam fugido...
    Assim não...assim ainda é possível...
    Obrigado BC
    Sporting Sempre...
    SL

    ResponderEliminar
  10. Não conheço nenhum benfiquista que queira Bruno de Carvalho como presidente do Sporting, por que será? SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "anónimo das 22:53" deve estar afastado de Portugal há muitos e muitos anos!...

      Caro anónimo emigrante, quantos quer que eu lhe nomeie de rajada?!...

      Olhe, digo-lhe apenas um, porque representará alguns milhões e o meu tempo é escasso para mais: Rui Gomes da Silva afirmou que se pudesse votar, votava em Bruno de Carvalho! O anónimo não deve ser de cá!...

      Eliminar
    2. Quero eu e muitos milhares!
      Deves andar a passear na Lua. É bom que continues lá.

      Eliminar
    3. Estimado Álamo, neste aspecto não posso estar de acordo.
      Quanto mais não fosse, pela instabilidade directiva.
      Mas é mais do que isso, eles sabem que com BdC e já agora com JJ e com estabilidade directiva, o Sporting mais cedo ou mais tarde atingirá os seus objectivos, e por isso a perseguição sem tréguas que é movida na comunicação social.
      Vamos ver, se eles quisessem que BdC e já agora JJ no Sporting de certeza que tinham um discurso diferente, realçando qualidades (mesmo que não existissem) de forma a tentarem influenciar os adeptos do Sporting descontentes. Esta estratégia é antiga, talvez apropriada a máxima do "Quem desdenha quer comprar"

      Posso dizer-lhe mais, RGS se pudesse pagava por votos que colocassem BdC fora da Direcção e se ele cair, muitos festejos haverá em Carnide.
      Álamo, eu não tenho grandes duvidas, apesar de saber que possam existir adeptos descontentas com a forma de actuar e com algumas decisões de BdC, que os outdoors e panfletos, atendendo ao timing em que apareceram têm o dedo de benfiqistas mesmo que escudados em alguma oposição interna.

      A. Alves

      Eliminar
    4. A maioria dos benfiquistas com quem falo (embora o futebol seja o ponto mais fraco para conversas com eles) querem que o Bruno de Carvalho seja nosso presidente por muitos e bons anos. Porque será?

      Eliminar
  11. Conhecendo a "peça" diria que foi um texto e titulo cheio de sarcasmo.Foi uma maneira de dizer-"Estes sportinguistas são mesmo verdinhos se acham que vão ganhar alguma coisa enquanto tivermos esta arbitragem e observadores."-E também dá para os que acreditam que ele está a falar a verdade,nada como elevar as expectativas para a desilusão e reacção ser maior..Afinal de contas,o que não falta são benfiquistas hipócritas que dizem que querem que BDC continue no SCP quando toda a gente sabe que eles estão desejosos de correr com ele na esperança que venha mais um croquete..

    SL

    ResponderEliminar
  12. Sou o anónimo emigrante, como me chamou. Se o Álamo acredita em tudo o que os paineleiros dizem o Sr. é que sabe. Eu não. Por outro lado, se acha que são muitos os lampiões que que querem Bruno de Carvalho na presidência é por que acham que ele está a fazer um mau trabalho no engrandecimento e na gestão do Sporting e como tal, indirectamente, a beneficiar os rivais/inimigos. O Álamo acha o mesmo? Se fizer o favor de me esclarecer eu agradeço. Desde já obrigado. SL

    ResponderEliminar
  13. Esta mensagem do Álamo alude ao momento actual do Sporting estimulando cada sportinguista a reflectir sobre o que quer hoje, e o que fazer para o alcançar, para que o nosso futuro conjunto (enquanto sportinguistas) seja risonho.
    Pelo que devemos agradecer a mensagem, e sobretudo a lucidez e a honestidade intelectual que patenteia.
    E, já agora, agradecer a todos os que neste fórum/blog defendem a liberdade de expressão e o direito de escolha sem constrangimentos mais ou menos velados. Sim, porque somos Leões e não somos carneiros. Certo?

    ResponderEliminar