sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Que raio de vacina que o Sporting ainda não foi capaz de encontrar?!...


«... Tudo é possível. A viagem [à Polónia] foi longa, e depois de uma derrota e de saírem das competições europeias... Se se sentir, o peso [da derrota] recai mais sobre o Sporting, porque o Benfica, independentemente de ter perdido, conseguiu o objectivo da passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Nesse aspecto, os jogadores do Benfica estão em vantagem. [...]

Não acredito que Jesus volte a repetir os três centrais. Acho que vai voltar ao normal e à base do jogo do Sporting. Já Rui Vitória tem a possibilidade de mexer: estando Jiménez em jogo, há mais mobilidade, com Mitroglou, há outra capacidade para segurar a bola. Portanto, trata-se do que Rui Vitória quer para o jogo. [...] 

É complicado fazer uma previsão, (mas o Benfica) está em primeiro, é campeão, tem o factor casa e deve sentir-se confiante. Tudo isso dá vantagem ao Benfica»

(Dani, 5 épocas no Sporting, 5 jogos no Benfica, in Record)


"O Benfica deve sentir-se confiante."  Leio estas impressões de um jogador formado no Sporting, clube onde militou entre os 15 e os 20 anos, numa curta e pouco mais que promissora carreira que terminou inopinadamente aos 27 anos e com curtíssima passagem pelo Benfica, cuja camisola envergou em apenas 5 jogos, e questiono-me sobre tanta coisa pouco abonatória para o mensageiro, que naturalmente julgava sportinguista, que me vejo obrigado a reforçar a ideia que cada vez mais se radicaliza em mim, de que quanto mais conheço os homens mais gosto dos cavalos...

Eu aceito com toda a naturalidade que um comentador construa cada uma das suas análises sobre factos objectivos, mesmo que no final esses factos possam conduzir a uma opinião pouco favorável a si próprio ou a qualquer dos seus afectos. Mas quando a base do seu raciocínio se deixa arrastar para a subjectividade, cairá por terra todo o respeito que possa ter sobre a sua honestidade intelectual. Afirmar como Dani, de forma absolutamente subjectiva,  que o Benfica "deve sentir-se confiante", mesmo considerando todas as premissas que lhe possam ocorrer, ultrapassa toda a arquitectura que eu possa ter elaborado sobre a pessoa em causa.

O senhor Daniel da Cruz Carvalho deve ter sido picado por alguma mosca estranha, muito provavelmente da mesma estirpe daquela que provoca a "diarreia de isenção" na grande maioria dos jornalistas afectos ao Sporting!... Mas, qual "case study", os jornalista afectos ao Benfica são imunes à mosca!...

Que raio de vacina que o Sporting ainda não foi capaz de encontrar?!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Fazem a mesma figura
    Homens que vestem bons fatos
    Quando lhes cheira a gordura$$$
    Caem tão bem como ratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "É fácil a qualquer cão
      Tirar cordeiros da relva;
      Tirar a presa ao leão
      É difícil nesta selva..."

      Espero e desejo que António Aleixo tenha razão!...

      Eliminar
  2. Caríssimo,

    Os meus cumprimentos.
    Acabei de ler todas as suas publicações do dia e não obstante toda a pertinência inserida nos diversos artigos, vou dar prioridade absoluta ao seu último, sobre um atleta que sem dúvida alguma se tem assumido como um indefectível Sportinguista, até mesmo nos programas desportivos da TVI24 onde paradoxalmente exibe uma aparente “isenção” que não deixa às vezes de ser rídicula e caricata, mas que deve provocar nos atentos analistas encarnados alguma preocupação em relação a estratégias mediáticas.
    Dani, nos momentos de insucesso dos nossos vizinhos, exibe um sorriso maroto que indicia sempre e de uma forma clara o que nessa altura lhe vai na alma. Não me causa admiração, como também não me causa qualquer comichão a forma cautelosa e matreira como ele aborda a questão do jogo do próximo domingo. Repare sr. Álamo que ele não diz que “o Benfica se sente confiante”. Diz sim que “o Benfica deve sentir-se confiante”, o que é muito diferente. Nas entrelinhas lá está o ADN leonino, bem como os seus fortes desejos que o seu/nosso Sporting vença. Para mim é clarinho, limpinho, limpinho, como diz o outro. Se há subjectividade - o que eu não vislumbro em algum momento - ela deve-se exclusivamente ao ponto de vista do sr. Álamo, que respeito. Quando observar o rapaz dispa a gloriosa “camiseta” e analise-o friamente, como quem pode e deve analisar efectivamente esse “case study” que refere e concluirá que, no mínimo, as suas observações enfermam de um défice de justeza. Conheci Dani, curiosamente, quando ele jogava do lado de lá da segunda circular e não tenho nenhuma dúvida quanto à sua natureza. Isso deixa-me descansado. É mais um na guerra sem tréguas que disputamos na CS. Quanto “à mosca”, deixe-me que lhe diga, ela só gravita e circula em locais de esterco… portanto será de bom tom que ela nem sequer se aproxime de locais e pessoas afectos ao Sporting (sinceramente, sr. Álamo, dessa última parte não gostei absolutamente nada).

    Cordialmente, com um viva ao SCP!
    SB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele até pode ser sportinguista, mas disfarça muito bem. Diferente, é aquele Fernando Mendes, também formado no Sporting, que passou pelo Norte e aterrou ainda, no clube do outro lado da 2.ª Circular, mas que não engana ninguém quanto ao seu sportinguismo e que se assume, em grande, na defesa do Sporting Clube de Portugal.

      Eliminar
    2. Caríssimo Salustiano Bragança, com os meus melhores cumprimentos, creia que folgo em ter recebido através de um sportinguista, o testemunho abonatório sobre a pessoa em causa. E creia também que concedo um natural crédito à argumentação que o caro apresenta. Porém, permita-me que utilize uma sua expressão, para lhe dizer que, tal como por vezes a si lhe soa a "ridícula e caricata" a "aparente e paradoxal isenção" da pessoa em causa em certos programas, comigo aconteceu exactamente o mesmo nas declarações que me serviram de mote para a abordagem que fiz à famigerada mosca da família "tsé-tsé" e que em vez do sono, provocará aquilo a que chamei de "diarreia de isenção", a muitos, talvez demasiados a meu ver, jornalistas afectos ao Sporting por essa nossa comunicação social fora.

      Não sou seguidor atento do tipo de programas televisivos de que fala, mas não me custará aceitar a partir de agora e perante a sua opinião, que o discurso da pessoa tenha a condimentá-lo uma certa dose de ironia. Porém, uma coisa será o discurso directo que cada telespectador interpretará à sua maneira, outra coisa serão declarações perante jornalistas que depois aproveitam para titular, como no caso presente e logo através da agência LUSA, "DANI VÊ BENFICA "EM VANTAGEM" FACE À PRESSÃO DO SPORTING"! Este foi o título dado às declarações de uma pessoa ligada afectivamente ao Sporting que contrasta em absoluto, por antagonismo puro e duro, com as opiniões expressas pelas antigas glórias benfiquistas, António Simões, João Alves, José Henriques e Vítor Martins (in Record), que conduziram a que os jornalistas de serviço engendrassem este título: "ANTIGAS GLÓRIAS CONSIDERAM ÁGUIAS FAVORITAS À VITÓRIA NO DÉRBI"!...

      Caríssimo Salustiano Bragança, creio que jamais conseguirá encontrar um exemplo de um benfiquista cujas declarações conduzam a tão desfavorável dicotomia. A "mosca da diarreia de isenção" que ataca os sportinguistas e que conduz a situações como a presente, nunca causou e estou em crer que nunca causará a "doença" que ataca os sportinguistas.

      Mas fico-lhe grato, pelo menos, por me ajudar a não ser tão injusto com Dani. Não poderei será deixar de o considerar... ingénuo. A ele, Dani, obviamente.

      Com amizade e um viva ao SCP!

      Eliminar
  3. Oh lua que vais tão alta
    Redonca como um tamanco...
    Oh Maria trás cá a escada...
    Q'eu não chego lá c'o banco...!

    Que me perdoe o amigo Álamo a brincadeira...!

    Abr e SL

    E pode ter a certeza de que eu...acredito...!!

    ("Só sei" que o Gerson vai meter um...e "ainda" não sei o resultado final)

    ResponderEliminar
  4. O Benfica deve sentir-se mais confiante, depois de 2 derrotas consecutivas sendo uma delas em casa? Eheehhe. Deve de ser o coração a falar. Como futebolista, na sua curta carreira, foi razoável, como comentador sempre o achei muito fraquinho. Volta simão estás perdoado!Eheheh. Só me fazem é rir. A.A. SL

    ResponderEliminar
  5. nem os vossos ex-jogadores acreditam num futuro risonho ao vosso clube...e porque?porque sois INVEJOSOS,DOENTES,MENTIROSOS e ARROGANTES...ESTA-VOS NO ADN e isso NUNCA vos faz crescer..Que seja um bom derby sem casos e que ganhe o melhor e esse que seja o SLB...

    ResponderEliminar
  6. Prezado Álamo, boa noite.
    Não quero lançar a confusão mas permito-me discordar do senhor Salustiano Bragança. Dani, no meu entender, é TUDO o que o Álamo aponta!
    Dani será uma "melancia" que quando fala está cheio de coisa nenhuma!
    Deixei de ver os "paineleiros" nos vários e entediantes (por pobres e sectários) programas desportivos mas o que vi do senhor Daniel Carvalho bastou. Está muito bem na BTV 2, perdão, na TVI 24. O meu modesto intelecto estava a sofrer ainda mais rombos, o meu nada modesto Sportinguismo ainda muitos mais! Peço desculpa ao senhor SB mas deverá ter um coração do tamanho do mundo para rotular Dani de "indefectível sportinguista"...
    Acredito na bondade da apreciação do senhor SB quando em tempos, Dani se lhe afigurou Sportinguista mas os anos passaram e Dani tornou-se na "voz di dono". Para terminar, 3 amigos meus, todos eles Sportinguistas,com quem hoje mesmo falei, demonstram a mesma incredulidade face aos "bons olhos" que mimaram DC.
    SL

    ResponderEliminar