sábado, 31 de dezembro de 2016

Sobre Madeira Rodrigues, se calhar, também é uma questão cultural!...


Sentido de humor: Porque é que nós não temos?

«Talvez se o Tottenham não tivesse ganhado por 4-1, Harry Kane não se houvesse sentido tão à vontade para brincar com o horrível penálti marcado ao Southampton. E talvez se não fosse tão urgente disfarçar o erro que foi a dispensa de Benteke, Jurgen Klopp não fosse tão rápido a ironizar com a venda do belga ao Crystal Palace no último defeso.

Mas há um elemento que devolve a acuidade às duas declarações, a do avançado inglês como a do treinador alemão: ambos gozam consigo mesmos, mais ainda do que com as situações em que se colocaram. Kane propõe-se jogar como kicker no futebol americano. Klopp lembra que Benteke lhe partiu um par de óculos durante os festejos de um golo e que quem lhe parte os óculos é vendido.

A técnica é muito anglo-saxónica: chamarmo-nos estúpidos, de modo a iludir as fasquias e a recuperar a solidariedade. Mas exige que o emissor seja capaz de dizer "Eu sou estúpido", fazendo rir e - muito importante - sem procurar a resposta: "Não és nada."

É sentido de humor. Capacidade de ironizar a pretexto próprio. Inteligência quanto à nossa (ínfima) dimensão no cosmos. Porque é que eu nunca vejo ninguém, no futebol português, a rir-se de si mesmo? Já nem Ukra cá mora...

TABU, NEM VÊ-LO

É despachar isto...
 e depressa

Afinal, não chegou a haver tabu no Sporting: a conjuntura aconselhou a acelerar o calendário eleitoral, incluindo manobra de refrescamento do plantel pelo meio.

Saem 11 jogadores, oito trazidos no último defeso. Madeira Rodrigues não assustou assim tão pouco.»
(Joel Neto, Opinião, in O Jogo)


Já John Lennon ousou um dia dizer acerca da sua banda: "Nós somos mais populares que Jesus. Não sei qual vai acabar primeiro - o 'rock and roll' ou o cistianismo"!

O sentido de humor é uma mera questão cultural!

Sobre Madeira Rodrigues, se calhar, também é uma questão cultural!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Um Feliz Ano Novo. Para si, sr. Álamo e para todos os participantes e adeptos aqui no Leoninamente.
    Felicidades para todos!

    P'lo Sporting
    SB

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que é mesmo uma questão de... inteligência...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar